10 Mitos sobre o E-commerce – Escute nosso Podcast
No mundo digital, assim como em todos os outros formatos de negócios e até no próprio mercado, existem mitos e verdades sobre todas as ações do mundo corporativo.
Mitos sobre o e-commerce não é diferente. Segundo a nossa expertise com centenas de lojistas, chegamos à conclusão de que estes “pareceres ou opiniões” podem sim criar falsas expectativas para os empreendedores digitais, pensando nisso, separamos alguns tópicos que podem ajudar e dar um melhor entendimento. Vamos a eles:
#O segredo está na melhor ferramenta
Mito. Nem sempre você investir rios de dinheiro em uma plataforma indica que vai ter o sucesso absoluto. O essencial aqui é o custo-benefício, portanto se você está começando, invista em ferramentas que sejam fáceis de manipular e que a priori te atenda. As ferramentas Saas como os aplicativos com baixo custo mensal, o Facíleme por exemplo, são os ideais para começar seu negócio, seja ele o primeiro ou a extensão de uma loja física.
Então foque no seu propósito e não na ferramenta. Com o tempo e seus resultados você poderá optar por versões melhores , mas antes sinta seu negócio para aí sim dar o próximo passo.
#Grátis é bom!
Mito. Nem toda ferramenta gratuita é a melhor opção para sua proposta. No começo para teste você poderá optar por versões free, contudo a necessidade de melhorias que somente uma ferramenta paga podem trazer, podem surtir alguns efeitos como a otimização do seu serviço, tempo e mão de obra que poderão trazer resultados além do esperado. Contudo tenha muito cuidado e avalie de forma certa cada ferramenta para não pagar além do necessário.
#Preciso de especialistas para trabalhar
Mito. É claro que tudo depende da sua proposta, mas por exemplo, para quem está começando, optar por tudo que ofereça tutorias e suporte já basta. O conhecimento aqui é primordial e fazer cursos e se capacitar poderá fazer o grande diferencial. O Youtube ajuda e muito, mas faça uma vasta pesquisa para saber se um certo conteúdo é verdadeiro, pois tem fakes que podem mais atrapalhar do que ajudar. Agora se a sua proposta já é mais elaborada, neste caso recomendo sim pode optar por um profissional, seja um fotografo para tirar suas fotos, uma agência ou um profissional para fazer sua divulgação, etc. Tudo vai depender da sua proposta.
#Você trabalha menos
Mito total! Assim como seu serviço ou seu negócio físico detém muito tempo, o seu e-commerce também irá necessitar de atenção, seja para a sua elaboração, manutenção divulgação, atendimento, etc. O seu negócio online é apenas uma forma digital de ser, mas o negócio em si permanece o mesmo. A diferença é que por estar 24 horas online, você pode acondicionar o seu tempo de trabalho, mas nunca o negligenciar. Portanto um e-commerce sim precisa de tempo para se manter e sobreviver.
#O frete não conta
Mito. Seu cliente sempre vai ver isso sim, mesmo que o seu produto tenha o diferencial do preço, o frete é a pior desvantagem ao lado do comércio físico, por isso faça todos os estudos, financeiros, logísticos, com parcerias, etc., que possam lhe trazer benefícios nesta questão. Por exemplo, se você revende um produto, veja a possibilidade do mesmo ser despachado da fábrica para seu cliente ou verifique com alguma transportadora um melhor preço do seu consolidado, ou ainda se tiver algum parceiro em outro estado que possa enviar esse produto in loco, em troca do mesmo serviço ou de um pequeno valor de revenda. Enfim tente todas as formas para que este item valha a pena para você e para seu cliente.
#Tenha sempre produtos no seu Estoque
Este é um dos mitos mais polêmicos do e-commerce. Alguns especialistas acham que trabalhar com estoque de terceiros é coisa de e-commerce de grande varejo e de administração primorosamente profissional, o que não é para iniciantes. Porém há quem diga que trabalhar com modalidades como o Drop Shipping e Cross Docking podem ser as soluções mais eficazes se temos bons fornecedores.
O Drop Shipping é onde os seus produtos ficam no estoque de seus fornecedores, e a entrega também é feita por eles.
O Cross Docking é uma estratégia onde seu fornecedor envia os produtos solicitados, e após o recebimento, a distribuição é feita diretamente para o cliente final. Não precisando serem armazenados, o que economiza com os custos da logística.
Entretanto nestas duas modalidades deve haver bom senso e comum acordo para que cada um faça a sua parte e não dar brecha à insatisfação do seu cliente. Afinal ele sempre tem a razão.
#Qualquer um entende de e-commerce
Mito. Dizer que todos conhecem sobre e-commerce é o mínimo displicente. Embora a condição seja vender, existem métodos e estratégias diferenciadas do modelo físico para o digital. Aconselho a fazer uma pesquisa para entender como funcionam os
hábitos de compras dos consumidores, elaborar as personas, entender sobre o mercado ou sobre o seu nicho, bem como a divulgação, que é o principal item a ser trabalhado para um negócio ter resultados.
#Meu produto se divulga sozinho, não preciso investir nisso.
O mais terrível dos mitos! Você estar na Internet não significa que você é visto por todos. Assim como uma loja de nome ficar em uma viela e não ser divulgada, o e-commerce é mais o menos a mesma coisa. Para que as pessoas conheçam seu site ou loja virtual, você precisa sim divulgar, independente da marca do seu produto ou serviço. Por isso, separe uma verba, analise seu público alvo e faça a sua estratégia. Na dúvida consulte um especialista. Só assim vai conseguir vencer sua concorrência e aparecer na internet. Que tal algumas dicas para divulgar?
#Não preciso ter uma empresa, posso vender assim mesmo
Mito. Para toda e qualquer transação a lei prevê que você deva ter seu CNPJ, mas como os tributos são elevados e não há uma obrigatoriedade em emitir nota fiscal para seu consumidor final, salvo ser pessoa jurídica, muitas pessoas relevam este item. Contudo sempre é muito bom estar organizado e ter a demonstração contábil da sua empresa, para isso foi criado o MEI, o Microempreendedor individual que tem taxas bem baixas e tem a possibilidade de emissão de NF.
Temos um artigo que explica em detalhes o procedimento, mesmo assim você poderá ter maiores informações no Portal do SEBRAE. Esteja em dia com a lei, assim você evitará possíveis dissabores.
#Se estou no Facebook estou em todas!
Outro mito bem popular é o tal do Facebook. Assim como na internet, mesmo que você tenha algum aplicativo ou venda pela timeline, a divulgação é inevitável por dois motivos: primeiro a entrega das suas publicações pelo Facebook e segundo a grande concorrência que existe na rede social; além é claro de ter muito cuidado com a estratégia de venda que você vai fazer sendo que o essencial neste mercado ou meio e o relacionamento, muito diferente da venda direta pelos buscadores, como é o caso do Google. Veja mais aqui.
Como vemos, assim como tudo na vida, mitos e verdades fazem parte da experiência das pessoas, por isso para ter a melhor experiência é necessário ter a sua primeira. Meu conselho: comece hoje mesmo a sua loja com o Facíleme, e no caso de dúvidas, conte com o nosso suporte e consultoria para fazer sucesso.
Quer saber mais? Skype-nos agora: wv_facileme e fale com o nosso suporte
Espero que tenham gostado do assunto e nos vemos na próxima. Um abraço e ótimas vendas com a sua loja Facíleme.
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