Volume de PEDIDOS
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Vender calçados pela internet requer de alguns cuidados para quem quer se aventurar nesse processo. Sempre é muito importante ter conhecimentos prévios de como esse universo funciona. Só para você ter uma ideia, no ano passado segundo a e-bit-webshoppers este nicho, que faz parte da categoria Moda e Acessórios, chegou a ser o primeiro no quesito número de pedidos com 14,8% e tendo 6,4% em volume de faturamento, no primeiro semestre do ano passado. Isto quer dizer que sim, o caminho é esse! Mas o que é preciso fazer para vender calçados pela internet? Separamos alguns itens essenciais e dicas para o sucesso do seu negócio, acompanhe:
Bom primeiro você vai definir se vai ser um produtor ou revendedor do produto, em ambos os casos você vai precisar do máximo de informações, por isso a ordem agora até a venda é pesquisar.
Outro item é levar em consideração os custos, gastos ou possíveis perdas, sistema de entrega, patrimônio, fluxo de caixa, etc. Pense assim, para vender é preciso ter, então quanto isso vai me custar? Afinal você não vai querer parar mesmo antes de começar, né?
Outro item muito importante é definir para quem e o que vai vender, ou seja, o que e quem ganha com o seu produto. Portanto se for produzir reduza o seu público segmentando, percebendo o que você faz e o que você poderia vender de melhor para as pessoas, em outras palavras: Qual é o valor que o se produto agrega a quem o compra?
Falando nisso, não esqueça de definir quem vai comprar. Para isso gere uma persona, que nada mais é que um público fictício que tenha a ver com o seu produto e faça tudo, tudo mesmo direcionado para esse público. Com o tempo e experiência adquiridos você poderá abrir o seu leque de opções e vender para outras pessoas também.
Uma das coisas que você deve levar em conta é o seu retorno do investimento, ou seja, se for revendedor ou vende por consignação ou ainda parcelado, se atente aos recebimentos. Estender demais o prazo de pagamento em relação à entrega poderá ser fatal, por isso trace um plano ou ainda peça ajuda aos especialistas do SEBRAE eles estão sempre dispostos a ajudar. Empréstimo, nem! Só se as suas garantias forem muito boas.
Também é importante saber que fluxo de caixa ( o que entra no dia a dia) nada tem a ver com lucro, uma vez que você só poderá considerar seu retorno quando tiver tudo pago, do contrário nada feito! Geralmente o tempo de retorno é de 6 a 12 meses, mas lógico, sempre havendo exceções.
Se você está perdido no que vai definir para vender sugiro que vá atrás de algumas fábricas se for revender, ou pesquise no mercado o as preferências em relação ao seu conhecimento, isso no caso de produção própria.
A palavra de pessoas mais experientes sempre ajuda. Busque também preço e variedade no que pode revender ou produzir. O visual e o material nestes produtos é essencial.
Afinal a pessoa irá ficar em pé no seu sapato, e dor no pé ninguém merece! Por isso capriche na busca que poderá ser por novas ou renomadas marcas, isso dependerá do seu objetivo. Deixe o bom senso imperar.
Uma vez definida a sua produção, logística e mão de obra é muito importante você entender que precisa de uma loja virtual. Existem inúmeras no mercado, mas como você está começando leve em consideração ferramentas com um ótimo custo-benefício, além disso a sua loja virtual que deverá ser simples, bonita e funcional. Consulte o Facíleme Social Commerce, que tem imagens ilimitadas, cadastro de produtos ilimitados, não precisa de host adicional, e nem grandes conhecimentos de programação, além de ser barata e funcionar no Facebook e na web.
O visual aqui é superimportante por isso não negligencie a criação de Capas, banners, posts e ajustes das suas fotos. Você poderá optar por contratar algum profissional ou empresa que te auxilie, ou de outra forma, você poderá utilizar ferramentas como o canva ou o fotor, eles podem ser de grande ajuda para quem está começando.
Caso você comece do zero recomendo montar um perfil no Facebook e fazer alguns vídeos demonstrativos, se você revender produtos e o fabricante tiver para ajudar na divulgação, melhor. Depois dê continuidade com um blog seu (trabalhando o conteúdo e seu SEO) ou de parceiros (troca ou posts patrocinados).
As redes sociais ajudam bastante no viral, quando se trata de conteúdo de vídeos, mas é meio injusta com texto e links, por isso no Facebook principalmente você DEVERÁ impulsionar a sua página para que muitas pessoas conheçam seu negócio, curtam e virem seus clientes.
Crie um grupo no Whatsapp e entregue mais valor do seu produto, dando dicas de como usar, como cuidar do seu produto, ofertas, etc. Use e abuse da criatividade para chamar o seu cliente.
Obs.: Fica muito mais fácil de fazer isso quando você tem um estilo de vida. Use esse canal para tirar dúvidas e, lógico, vender mais!
Criar diferenciais é uma sacada magistral, que além de agregar valor ao seu negócio, te ajudam nas vendas. Veja alguns exemplos:
Vender no formato de box surpresa, o cliente paga uma mensalidade e recebe todo mês um kit na sua casa com x itens por mês, pode ser em primeira mão ou personalizado.
Ou ainda mais básico, dar cupom desconto para próxima compra, um desconto surpresa, um brinde por ser o cliente do mês, etc. Use e abuse da sua criatividade. Quem faz diferente sempre ganha, e muito!
Se algum canal não está funcionando pesquise, pergunte para saber o que está acontecendo, isso vale também para sua loja, no caso de não estar dando o resultado esperado.
Tenha tempo para seu negócio, não porque é online você deve negligenciar, muito pelo contrário, você deverá criar o tempo todo conteúdo para atrair as pessoas, além é claro de dar atendimento de vendas e sanar dúvidas;
Seja escalável na divulgação. Se você gasta 10 e vende 100, por que não gastar 20 e vender 200?
Busque sempre agregar ao seu produto, pode ser com parcerias com outros negócios ou uma influenciadora que possa dar aquele Up nas vendas.
Evite a chamada logística reversa, por isso na hora de enviar o produto, caso você tenha alguma dúvida quanto ao pedido entre em contato com o cliente, assim além de uma venda você poderá fazer duas!
Se algum canal não está funcionando pesquise, pergunte para saber o que está acontecendo, isso vale também para sua loja, no caso de não estar dando o resultado esperado.Seja gentil e atencioso com o seu cliente, pois é ele quem está comprando e acreditando em você. Se ele acreditou é porque está com a razão, não é?
Cuide com muito carinho da sua grade de cores e tamanhos disponíveis, principalmente daqueles números mais pedidos.
Tome cuidado com a qualidade do calçado que escolhe para não dar problemas e devoluções;
Coloque todas as opções disponíveis de tamanho e cores
Tenha peças atemporal, nunca se sabe
Deixe claro o que está vendendo, especificar bem nunca está demais;
Faça fotos com pessoas utilizando o produto e peça recomendações
As fotos devem ser claras, com boa resolução, de frente e de costas
Invista na divulgação com uma vitrine linda e funcional
Tenha peças mais antigas que sejam boas e tenham vendido bem, nunca se sabe.
Seja ativo nas redes sociais e nunca esqueça de colocar o link dos produtos específicos
Quer vender calçados na internet? Faça como mais de 70 mil pessoas e comece agora seu negócio. Precisa de ajuda? Fale com a gente e entenda que vender calçados pela internet pode ser o negócio da sua vida!
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