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Problemas com suas vendas online? Escute o podcast

Diante da crise no país e o grande número de desempregados, muitas pessoas vislumbram uma saída: As vendas online

Para se ter uma ideia, em 2016, segundo a pesquisa do Webshopper, o e-commerce faturou R$44,4 bilhões, crescimento nominal de 7,4%, sendo que só no Brasil, 48 milhões de consumidores compraram no comércio eletrônico pelo menos uma vez no ano, alta de 22% em relação ao ano anterior. O problema é que grande parte destas lojas virtuais fecham em menos de três meses, pois a maioria dos seus gestores não conseguem encontrar o caminho das pedras. Visto isto, decidi separar algumas dicas importantes para conseguir levar resultado e entendimento para suas vendas online.

#Vender online: entenda o processo

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O grande problema dos donos de sites de vendas ou e-commerce´s é não entender como funciona a operação para criar sua loja virtual. Como assim? Bom primeiramente você deverá entender que sua loja virtual vai precisar de conhecimento, tempo e investimento. Estes são os três pontos mais importantes e todos eles deverão estar equilibrados. Achar que apenas um site ou um aplicativo vai resolver o seu problema é no mínimo, imprudente. Você terá de fazer campanhas de vendas, divulgar de forma orgânica e paga. Então, faça isto: pesquise qual ferramenta de vendas online se adequa às suas necessidades básicas, o Facíleme Social Commerce , por exemplo; gerencie seu tempo, principalmente se você tiver outras atividades remuneradas, como um trabalho fixo e separe uma verba para divulgar, isto é indispensável para a continuidade e sobrevivência do seu comércio eletrônico.

#Clientes, saiba para quem vender

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No caso dos clientes também existe um processo, uma seleção. Primeiramente você deverá entender o que eles procuram e se o seu produto atende alguma necessidade ou desejo, ou seja, se o que você oferece soluciona um problema com suas vendas online. Feito isso, a dica é segmentar, ir para nichos de mercado onde seu produto possa se inserir dentro de um grupo de pessoas ou diretamente para uma ou umas Personas, que nada mais são do que a clientes fictícios que poderão ser seu target ou consumidores em potencial. Portanto, segmente e sempre foque seus esforços para este cliente em particular. Se houverem outras oportunidades abraçadas pela empresa sempre, sempre crie sua persona. Assim fica mais fácil.

#Diferenciais, o segredo para vender na internet

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Diferente de uma loja física ou comércio tradicional, onde você pode argumentar e dispor do produto in loco, a venda pela internet é mais complicada, e portanto, você deverá ter paciência ante a escolha do cliente. É aqui que entram os diferenciais, note que eu falei no plural, estes funcionam como chamariz para suas ofertas e promoções. Existem muitos argumentos de vendas em um e-commerce como preço, frete, prazo de entrega, formas de pagamento, descontos, etc. Basicamente um dos mais trabalhados e que faz uma grande diferença é o preço, ou seja, a negociação em si e o outro é o relacionamento. Contudo a grande sacada aqui é que quando criamos um relacionamento com o cliente outros diferenciais, até mesmo a negociação, podem não fazer muita diferença, uma vez que o mesmo diante de uma necessidade ou desejo e se for bem atendido, com certeza vai pagar ou aceitar as opções da empresa para obter o produto ou serviço.

#Divulgação é a alma do negócio

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Um dos itens que eu martelo na consultoria e o que outros especialistas consideram como fator principal, é a divulgação. Sem ela, nada, mas nada é feito. Então as dicas são: observe o meio onde você se encontra, principalmente nas redes sociais. Analise se seu produto foca mais para o Facebook, twitter, Instagram, linkedin, etc. Se é focado para vendas internacionais, analise se o Google é a melhor opção web, entenda se blogueiros ou youtubers podem trazer retorno, analise possíveis parcerias, entenda se o SEO é uma realidade o seu site, dedique um tempo para analisar a concorrência e veja como ela anda no reclame aqui, por exemplo, veja se há possibilidades de divulgar seu negócio no formato de vídeo ou podcast, cabe fazer ações de e-mail marketing ou ainda, investir em Inbound Marketing, como anda sua assessoria de imprensa e se ela é necessária, entre outros. Entenda cada etapa de maneira separada, pois cada vertente tem suas características. Divulgar não é fácil como parece, requer de tempo e de conhecimento, para o orgânico (não pago). Já para publicidade é outra história.

#Pague para vender online

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Isso mesmo! Infelizmente na vida as coisas são de graça até a página 2 e vender online também não é uma exceção. Se você quer ser visto e lembrado, tem que pagar seu preço, literalmente falando. Investir uma verba é necessário tanto para divulgar um produto novo no mercado, uma marca e o que é mais importante para trazer resultados. Se o seu foco está nas redes sociais, invista nelas, se for o Google, também! Não esqueça que você deve estar onde seu público está, seja em um grupo fechado no Facebook, Linkedin ou nos vídeos do Youtube. Por experiência, minha dica é divulgue e sempre, sempre tenha os benefícios do Whatsapp e Skype à disposição dos seus clientes. Além de baratear o contato para todos, isto e superimportante, você tem um canal muito mais próximo e amigável que um e-mail, por exemplo. Apenas tome cuidado para não extrapolar com informações como memes, links ou situações que nada tem a ver com o fluxo das vendas. Sendo assim, sempre tenha uma verba para divulgar e associe seus anúncios a um contato. Teste quais seriam as melhores opções para seu bolso, seu produto ou serviço e vá em frente que dá certo.

Sendo assim deixo estas dicas para que você possa primeiramente entender o funcionamento e saber onde focar seu tempo e energia para obter resultados nas vendas online. Espero que tenham gostado destas dicas e na semana que vem voltaremos com mais um podcast da Série Como vender mais com a sua loja online?.

Dúvidas, fico à disposição via e-mail ou Whatsapp. Obrigada e ótimas vendas com a sua loja Facíleme.
 

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1 Comentário para “Problemas com suas vendas online? Entenda o porquê.”

  1. 11 de setembro de 2017 as 10:36 #

    Sou representante comercial , represento produtos : brinquedos e utilidades domésticas , Playground, e vasos decorativos tanto para área interna com externa , gostaria de criar um site divulgando as minhas representadas , como devo fazer e quanto me custaria ? Meu alvo é lojistas

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