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Entenda e faça uma loja virtual de sucesso. Escute o podcast aqui!

Que a economia não está nada bem das pernas, isso não é segredo para ninguém. Todo mundo está à procura de um pé de meia para vestir no duro e longo inverno que está por vir. Mas o que fazer em tempos de crise, uma crise que envolve além dos nossos esforços, nosso entendimento? Como ganhar dinheiro e ter uma rendinha extra?

Com centenas de aplicativos para montar lojas virtuais que ficam à disposição, muitas pessoas apostam na “nova onda”, se assim podemos chamar, para suprir essa necessidade. Mas será que é tão simples assim?

Tenho escutado muitas pessoas desabafando e perdendo as esperanças por não terem tido o sucesso esperado. Pessoas que já tiveram no passado algum tipo de experiência com uma loja física, revenda e até fabricação própria, mas sem nenhum ou pouquíssimo retorno no mundo virtual. Mas como isso é possível se, conforme dados, seis entre 10 pessoas compram na internet e uma a cada três faz pesquisa no meio virtual antes de comprar? Para explicar um pouco sobre o tema, decidi separar dicas para entender como funciona o processo de venda online e fazer com que lojistas virtuais consigam prosperar, em poucas palavras como ter uma loja virtual de sucesso. Vamos lá?

Seja dono do seu tempo.

No mundo virtual o tempo é a moeda de troca mais valiosa. Isso se deve ao imenso número de conteúdos que precisamos digerir em nosso dia a dia, o número de e-mails para ler e responder, artigos e publicações que temos a fazer, novos aplicativos que mais encantam do que ajudam, as redes sociais e por aí vai. Com tanta distração que recebemos em nossos perfis e canais de comunicação digital, o tempo parece fluir mais rápido, ou seja, não temos tempo para nada e sempre deixamos ações em haver. Por este motivo deixo o tempo como sendo um dos itens mais importantes para criar, ter, manter e vender em uma loja virtual. Quanto tempo a pessoa deverá derivar para sua loja? Depende da sua proposta e das ações, mas no geral, reserve duas horas do seu dia como mínimo. Planeje esse tempo de maneira que nada o perturbe, se possível. Faça disso uma prioridade. As ações e seus resultados dependem dele.

Visão não é somente o “quem somos”.

A visão de negócios é sem dúvida um dos fatores mais importantes para a sobrevivência do projeto. O comerciante precisa entender que não importa o meio onde a sua empresa vai criar raízes, ele vai ter que entender o mínimo para que a curva se mantenha no ápice e não morra, antes mesmo de nascer. Conceitos como fluxo de caixa e lucro devem ser bem entendidos, em especial quando se trata de um negócio online, onde parece haver uma linha muito tênue entre ambos. Retorno do Investimento é outro tema que precisa ser bem compreendido para não gerar expectativas inesperadas. Por isso, cuidado, informação e conhecimento valem ouro.

Pesquisa, a palavra-chave que abre muitas portas.

Outro fator muito importante é saber tudo sobre o seu negócio, começando pelo conhecimento técnico do seu produto ou serviço; sua concorrência e o mercado (atual conjuntura da procura e oferta desse produto). Se você é daqueles que precisa montar uma loja, mas não faz ideia do quê, pesquisar é a ordem. A Pesquisa é fundamental para qualquer tomada de decisão, corra atrás de site de tendências, veja comentários nas redes sociais, vídeos, artigos, entrevistas, e se for possível, saia a campo para entender melhor sobre o objeto escolhido. Neste caso o excesso não é um pecado, é uma necessidade.

Trace Metas e Objetivos.

Outro item tão importante quanto é o objetivo, além de conhecer o modelo de negócios e os que vai ser comercializado, é muito importante traçar objetivos em cada um deles, por exemplo qual seria seu grande foco para o semestre ou para o ano, gerar receita de 10, 20, 50, 100 mil no período? Expandir seus negócios atuais e vender franquias? Fazer uma loja virtual referência em tal nicho ou ampliar outros? Enfim, trace um objetivo, que por via de regra deve ser grande, e logo o desfragmente em pequenas etapas de realização, que chamamos a grosso modo de metas. Estas metas devem ser específicas, devem ser mensuráveis, ter um tempo de validade, realistas e atingíveis, ou seja, uma meta é uma tarefa em tempo que seja “de verdade”. Se quiser saber mais sobre isso, leia o artigo que escrevi recentemente sobre como definir metas e objetivos para 2016.

Tecnologia, saber o mínimo já é muito.

A tecnologia é uma constante que não para de crescer, aplicativos, redes sociais, internet das coisas, entre outros; que requerem um pouquinho de aprendizado para que o lojista digital saiba se comunicar e encontrar novas oportunidades para o seu cliente. Sem dúvidas, é muita informação, mas que com os avanços se tornam obsoletas rapidamente, porém, em novas versões ficam mais acessíveis e fáceis de manipular, ajudando a quem delas precisa. Assim sendo, o mínimo pode fazer a diferença que o seu negócio precisa, por isso, fique antenado!

Olha ele! O planejamento.

Se tem um item que é praxe em qualquer artigo ou palestra ou menção para negócios e oportunidades, é o planejamento, este é o ator principal que leva todos os méritos e prêmios. O bendito do planejamento, odiado, temido ou amado pelos empreendedores é sempre uma bela dor de cabeça. Mas nada disso, nós contamos com outros elementos que podem nos ajudar como o canvas, que é um método para você dar forma ao seu plano de negócios. Tente montar seu negócio começando por ele, é menos complexo e garanto que, a priori, vai ajudar e muito. Veja aqui um artigo bem útil. Mas o planejamento não se limita apenas no modelo, ele serve para tudo, desde seu conteúdo nas redes sociais até a sua campanha de Natal. Comece traçando seus objetivos, metas e vai agregando tudo o que você pode fazer para realizá-los, dentro é claro, da sua proposta. Por exemplo se você quiser fazer uma campanha de divulgação do novo produto, veja onde o seu público se concentra e monte a estratégia de acordo com o canal, verba para divulgação, verifique as peças a serem expostas, seu estoque, etc. Planeje-se!

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Como funciona o meio digital?

Pergunta bem ampla, mas de extrema importância. Uma das coisas a que devemos dar atenção é o propósito do canal, por exemplo, um buscador serve para buscar alguma coisa, portanto a visão do público é mais objetiva e com certeza a palavra associada é o diferencial. Por exemplo, se o cliente procura sapatos de casamento, a palavra-chave é fundamental, pois por meio dela é que vão aparecer os resultados e fazer outros resultados; então o buscador possui certas características que definem o público alvo. Para tirar mais proveito busque ajuda de ferramentas como o GA, Google Trends, Planejador de palavras-chave, Semrush, Webmaster Tools, entre outros. Já se o público vai para as redes sociais, ele busca por relacionamento, baseado em recomendações. Lembre-se disso sempre!  Portanto você vende pelo que é, pelo que faz e pelo que dizem de você.  Se tem uma frase que explica bem uma rede social é “Você é responsável por aquilo que cativa”. Portanto, fique atento às tendência e ferramentas que possam te ajudar na divulgação e no conhecimento do habitat digital.

O conteúdo é, foi, e sempre será o rei.

Se você aposta no meio digital piamente e acha que é de fato o futuro do mundo, então seu combustível é o “conteúdo digital”. Está mais do que claro que a medida que as novas tecnologias aparecem, o conteúdo é o fator decisivo para todo e qualquer tipo de retorno de resultados, que ver? Se você procura alguma coisa no Google, com certeza vai dar prioridade aos primeiros nomes da busca orgânica, ou ainda, vai confiar em uma empresa já consolidada, “ de nome” no meio, aquela que quando você entra no site, tem rios e rios de artigos, dicas e informações. Se você está em uma rede social, com certeza você vai analisar uma página cheia de publicações interessantes, novidades, dicas e tudo muito atualizado, em outras palavras você busca uma referência chamada “conteúdo digital”. Bom, dispensa comentários. Quer ser bem visto e definido no mundo digital? Então, pesquise, redija, publique, divulgue, enfim trabalhe com conteúdo, a longo prazo o conteúdo fará de você um rei.

Publicidade e propaganda, retorno garantido!

Você DEVE fazer propaganda online sim! Vários fatores, a concorrência é grande, se você estiver no começo seu SEO é pequeno, as redes sociais, como Facebook, faz disso uma regra para divulgação de conteúdo, inclusive os orgânicos, você precisa consolidar sua marca e vender, vender e vender! Portanto, separe uma verba, comece com 200 reais para o Facebook e outras 200 reais para algum buscador. Priorize palavras-chave longas e específicas. Teste horários, dias, tipos de conteúdo, abra o leque para os tipos de clientes, observe a localização, enfim experimente, na dúvida, procure nossa consultoria. Se preferir, também faça publicações pagas em sites do ramo, insira banners pagos, faça parcerias, ou seja, divulgue e pague por isso. Se bem definido e planejado, o retorno é garantido!

Pós venda, fala que eu te escuto.

Imprescindível! Monitorar suas ações, dar atenção a dicas e comentários, escutar o cliente é a melhor coisa que uma empresa pode fazer para sobreviver em todas as épocas. Afinal quem compra é o cliente, vender o que você gosta não significa que é o que o cliente gosta. Busque um relacionamento, pergunte, faça ações para que o cliente fale, discuta, enfim te ajude nas próximas campanhas, no próximo mês. Se for muito necessário sempre dê um pulinho no seu cliente, seja na redes sociais, via e-mail ou fisicamente. Entenda o que ele precisa e ganhe com esta informação. Afinal, você tem contas para pagar e seu negócio depende dele!

Em resumo, se organize, planeje, estude, escute e corra atrás. Não fique esperando que ferramentas vão fazer milagres. Busque a informação necessária e a coloque em prática, só assim você vai fazer com que a sua loja virtual ou qualquer outro negócio na internet seja um sucesso. Se precisar de nós, estaremos por perto, seja para qualquer solução em ferramenta de vendas na internet, com a Plataforma Facíleme, seja para sanar qualquer dúvida.

Seja bem-vindo a sua loja virtual de sucesso!  Abraço e até a próxima.

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