publico-alvo-banner

ESCUTE O PODCAST AQUI

É muito natural quando um empreendedor cria seu negócio, ele fique com dúvidas quanto a elaboração do seu público alvo ou target. Hoje vamos dar algumas dicas para que você empreendedor que está com estas dúvidas, possa nortear seu caminho e definir a quem vai entregar o seu produto e serviço. Dá uma olhada.

 

concorrência

#Fique de olho na concorrência!

Para quem está começando sempre é muito mais difícil filtrar esses dados sem ter uma leitura ou mensuração prévia, mas se a pessoa está começando como saber a quem devo atingir, ainda mais se não tem um site, um blog, uma rede social que possa mostrar o caminho das pedras? Para isso existe uma solução, observar e pesquisar.

Sempre fique atento aos movimentos dos possíveis consumidores em relação aos produtos que você oferece em relação ao mercado. Verifique as redes sociais como eles estão sendo “falados” e o que seus consumidores fazem em relação às publicações, sugestões, reclamações e por aí vai da concorrência. Da mesma maneira se você ainda não tem como mensurar seus resultados e suas redes sociais ainda não tem muitos seguidores ou seu blog está no começo, a solução sempre será a concorrência. Fique de olho!

 

PALAVRA-CHAVE

#Identifique as suas palavras-chave

Sempre que você montar um negócio, fizer uma busca ou mesmo ler um artigo elas estarão aí. São as famosas palavras-chave ou termos-chave, sem eles você não poderá ter retorno algum de qualquer movimento que você fizer na internet. A pesquisa só funciona com elas em todos os níveis, orgânico ou pago; ou ainda para indicar um interesse de consumidores nas redes sociais, mesmo que de forma indireta. Por isso, quando for montar seu público alvo, peça ajuda ao Google Trends (pesquisando a busca das preferências) por termos específicos e seus sinônimos, ainda se ficou sem criatividade peça ajuda ao Keyword Tools (pode ser na versão free) e logo para saber o grau da busca ou a importância delas, bem como os possíveis lances, jogue-as na Ferramenta de palavras-chave do Google. Todas estas ferramentas vão te ajudar a entender melhor como pode funcionar o seu negócio virtual e seus possíveis clientes.

persona

#Monte a sua persona

Depois de entender um pouco sobre os termos-chave, tente desenhar pelas possíveis preferências a persona ou personas que possivelmente tem algum interesse para seu negócio. Existem alguns modelos que você pode extrair da internet, ou ainda, criá-los como este aqui da Rockcontent. Com estes modelos prontos, você terá um norte para realizar suas atividades, em toda a estrutura do funil de vendas. Na semana que vem falaremos mais do assunto.

neuromarketing

#Ajuda do Neuromarketing

Outro ponto que pode ajudar e muito, são os resultados que estudos como o neuromarketing tem trazido para as vendas. Em junção com o estudo das preferências de maneira digamos mais cognitiva e neural, o marketing tem trazido resultados surpreendentes quando a ideia é persuadir e utilizar o inconsciente como aliado ao comércio. A observação aqui influencia diretamente na idade ou setênio que a pessoa se encontra na vida. A ativação de gatilhos mentais também é um tema que muito ajuda para a assertividade quanto ao target ou público alvo. Fique atento a estes termos, você ainda vai ouvir falar muito deles.

Nicho-de-vendas

# Entender seu nicho de venda

Diretamente associado ao público alvo deverá ser o produto ou serviço que você oferece. Isso porque a tendência das pessoas é sempre vender para o maior número possível de pessoas,  sem levar em consideração a segmentação, negligenciando o nicho. Este nicho na maioria das vezes é quem determina a quem, como, onde ou o quê vamos vender, ou seja, determina nosso Público alvo. De nada adianta selecionar seu público alvo sem levar em consideração questionamentos como o que vendo, quem se beneficia com este produto ou serviço, porque e a quem se destinam seus benefícios. Sim, lembre-se que todo produto e serviço deverá saciar uma necessidade ou desejo e nesta pergunta é que mora o seu público alvo. Tente listar estas questões e desenhar ou esquematizar o seu público alvo. Isso com certeza vai ajudar e muito.

Espero ter sido de ajuda neste quesito e nos vemos na semana quem vem com mais Podcast do Facíleme Social Commerce. Se tiver alguma pergunta fique a vontade para fazê-la nos comentários, enviando um email para consultoria@facileme.com.br ou pelo whatsapp 11-97116-3576. A todos uma semana recheadas de vendas e ótimos resultados. Até lá!

 

Não há comentários até o momento

Faça seu comentário