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ESCUTE O PODCAST – Componentes do Canvas – Segmento de Clientes e Proposta de Valor

Como já falamos anteriormente, o Canvas é um modelo de negócios resumido para empresas de todos os portes. Diferente do Business Plan, oferece método mais flexível e dinâmico que pode ser aplicado nas várias fases da sua empresa. Dotado de 9 componentes, hoje vamos ver os dois primeiros que são o Segmento de Clientes e a Proposta de valor.

 

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#Entendendo o Segmento de clientes

Antes de definir seu cliente, o ideal seria entender que fatia ou parte do mercado o seu produto ou serviço atende, em outras palavras, qual é o nicho. É importante entender onde está seu cliente para fazer uma proposta mais segmentada e eficaz em suas ações de vendas e marketing. Por isso, defina seu nicho para dar seguimento à criação do seu target. Caso queira saber mais, temos um artigo que pode elucidar melhor.
Uma das maneiras mais eficazes de modelar o seu público é criando a sua persona ou Buyer persona, que é um modelo fictício de cliente em potencial. Para saber mais a respeito, escute o nosso podcast ou leia mais sobre o assunto aqui. Outra maneira bem interessante de direcionar ou segmentar seu público é o criar o mapa de empatia.

 

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#O mapa do tesouro

Com ele você pode entender, além de dados demográficos, geográficos, psicográficos e comportamentais do seu cliente. Você o entende na versão mais real, mais humana, similar a sua persona. Para fazer um mapa de empatia, você tem que ser o seu cliente, ficar no lugar dele entendendo quais são as dores e desejos dele.

Para tal responda as questões a seguir e entenda a necessidade do seu cliente.
1 – Como seria a versão tangível do seu cliente?
2 – Quais os dados demográficos?
3 – Quais as características físicas?
4 – O que ele vê?
5 – O que ele escuta?
6 – O que ele pensa e sente?
7 – O que ele fala e faz?
8 – Quais são as dores ou necessidades?
9 – Quais são suas aspirações e realizações pretendidas?
Feito isso esquematize como segue abaixo. Não precisa ser necessariamente nesse modelo, mas organize os dados de maneira que você possa se entender quem é seu público.

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Lembre-se que tudo no começo é um teste, estes dados poderão mudar ao longo da história e crescimento da sua empresa ou ciclo de vida do seu produto. Mudar faz parte da estratégia de qualquer negócio.

 

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#Proposta de Valor

Proposta de Valor, que para mim é um dos mais importantes do canvas e tem como conceito principal, resolver uma dor, necessidade ou desejo do cliente. Em outras palavras, o seu produto deve ser aplicado e focado no seu cliente.

Diferente das características do produto ou serviço, o valor representa uma solução e não apenas uma extravagância ou vaidade do que ele pode oferecer.

Existem algumas maneiras de criar valor ao seu produto, seja quais são:

• O valor pode ser quantitativo (design, desempenho, etc.) ou qualitativo (preço, status, etc.)
• Veja quais são elementos de valores que o seu produto pode ter, segundo pesquisa realizada pelos idealizadores do Canvas, Alexander Ostervalder e Ivis Pigner

• Novidade no mercado que pode revolucionar um produto ou um comportamento. Ex.: IPOD, Spotify e outros.
• Desempenho perante outros produtos do mercado. Ex.: Apple, PS4, Toyota, etc.
• Personalização de produtos existentes no mercado. Ex.: Starbucks, Leite sem lactose, Pão sem glúten, etc.
• Consultorias ou auxilio na execução de serviços. Ex.: especialistas, consultores, etc.
• Design para melhoria na usabilidade ou outro fator. Ex.: Refis, Android, Apple, etc.
• Marca e Status que denotam a qualidade de um produto. Ex.: Ferrari, Google, Nike, Harley Davidson, etc.
• Preço do produto em relação à concorrência. Ex.: Tata Motors,
• Redução de custo para realizar atividades atuais. Ex.: Whatsapp, Skype, etc.
• Segurança ou redução de risco. Ex.: Paypal, Let´s Work, etc.
• Acessibilidade semelhante ao preço. Ex.: Skype, Gol, Facíleme, etc.
• Conveniência ou Usabilidade. OLX, Bom Negócio, etc.

Quando for criar seu canvas, pense muito bem qual é a sua proposta de valor, tome cuidado para que a mesma não se confunda com as vantagens e qualificações do seu produto. Responda sempre quais são as reais SOLUÇÕES que você está oferecendo ao seu cliente.
Feito isso, mãos à obra!

Na semana que vem voltamos com mais dois componentes para completar o CANVAS da sua empresa. Se quiser saber mais ou tem dúvidas, entre em contato conosco via e-mail (consultoria@facileme.com.br) ou Whatsapp (11-97116-3576).
Um abraço e até a próxima com a sua loja virtual.

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