JORNADA-DE-COMPRA

Escute o  Podcast Como funciona a Jornada de Compra do seu cliente.

Você sabe como seu cliente chega até o seu produto e porque ele o escolheu? Bem, muitas empresas não sabem. Hoje com a ajuda da automação dos trabalhos digitais e monitoramento de resultados fica fácil entender o caminho que o seu cliente trilhou para saber como ele chegou até o seu produto e comprou. Vamos entender um pouquinho mais a seguir, conhecendo cada etapa da Jornada de compra.

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# 1 – Aprendizado e Descoberta

Na primeira fase, o cliente ainda não sabe muito bem se a nossa oferta é uma oportunidade, cabe aqui à empresa mostrar que ela tem uma solução. Mostrar que o produto é capaz de melhorar uma situação ou atender uma necessidade mediata que o cliente tenha. Desta maneira é uma isca inicial para entender se o cliente tem interesse e se em algum momento poderá adquirir um produto ou serviço.
Por exemplo, se você enviar um e-mail marketing com a proposta de curso para concursos públicos por meio, por exemplo, de um e-book de dicas ou similares.
Nesta fase é muito importante a necessidade da confirmação do opt-in, para criar uma base sólida de pessoas interessadas em seu produto.

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#2 – Consciência do Problema

A segunda é a consciência do problema, aqui o cliente entende que seu produto existe, mas ainda não sabe se é a melhor decisão, não sabe como solucionar esse problema. Aqui começa o estágio de nutrição de Leads da sua empresa.
Nesta fase a pessoa já aceitou suas ofertas e cabe a sua empresa enviar ou nutrir esse contato com o maior número de materiais possíveis, recomendações, e se possível, provas sociais para dar credibilidade e reputação à sua solução.

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#3 – Estágio da Consideração ou Consideração da solução

A terceira é o Estágio da consideração ou consideração da Solução, aqui o cliente começa a avaliar as possibilidades para solucionar o problema. Nesta etapa é importante conseguir criar um senso de urgência grande para que o comprador entenda que precisa resolver logo o problema. Para isso, basta enviar degustações com a utilização de gatilhos mentais de urgência, como Só hoje, até o final de semana, últimas unidades, etc.
Assim, o seu cliente entenderá essa emergência optando pela compra, que é a nossa próxima e última etapa.

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#4 – Por fim… a Decisão de compra

A quarta e última, Decisão de compra, aqui o cliente entendeu o problema e vai resolvê-lo vendo as soluções do mercado para comprar. Aqui o importante é ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções.
Se possível também, deixe um agrado para as próximas compras e um contato para que a pessoa se sinta mais próxima da marca ou da empresa.
Não negligencie vendas futuras, quem fica satisfeito volta, e de quebra, recomenda!

 

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# Notas importantes

Importante também saber que para ajudar nestas etapas da Jornada de compra, a empresa deverá alimentar seus leads (contatos) de acordo com o estágio em que eles se encontram por meio de conteúdos explicativos e persuasivos afim de converter em vendas. Podem ser artigos, e-mail marketing, vídeos, e-books, webinars, com estrategias de publicações em redes sociais e anúncios online. Estes últimos deverão sempre acompanhar a base de dados correspondente a cada etapa.  Com a ajuda da automação de marketing isso é possível e de fácil assimilação.
Existem ferramentas gratuitas como o Mautic, e outras pagas como Rd Station que é muito boa. Logicamente para cada necessidade a empresa deverá ver o que lhe e mais conveniente.

Para saber em que etapa da jornada seus leads se encontram, o ideal seria enviar conteúdos como iscas para download e se convertidos, poderá saber o próximo ponto a ser levado em consideração para atingir a venda. Lembre-se o Inbound Marketing é um processo demorado, mas que converte.

É essencial também entender mais sobre seu público ou Buyer persona que deverá estar previamente formada para saber e conhecer quem é seu cliente, leia mais aqui!

Na próxima semana vamos falar mais um pouquinho do Inbound marketing ainda na Jornada de Compra do seu cliente. Espero que tenham gostado desta prévia. Um abraço a todos e ótimas vendas com a sua loja Facíleme.

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