Ferramentas permitem que o empresário administre de maneira rápida e fácil uma loja virtual alocada na rede social. Veja como funciona

Volta as aulas

Por Mariana Parizotto

O social commerce – uma tendência que veio para ficar – consiste em usar as redes sociais como uma plataforma de vendas. A estratégia permite à empresa conquistar novos consumidores e impulsionar as vendas.

A prática pode ser uma boa opção para as papelarias, principalmente no Volta às Aulas – um dos períodos mais rentáveis para o segmento. Além de criar campanhas, divulgar os lançamentos e o mix completo da loja física, a papelaria pode efetivamente vender pelo Facebook, com um custo operacional bem reduzido.

Algumas ferramentas como o Facílime permitem que o empresário administre de maneira rápida e fácil uma loja virtual alocada no Facebook. “O pequeno varejista pode instalar o Facíleme na sua fan page e vender os produtos por lá, desta forma ele agrega valor ao negócio, pois é um canal a mais que o varejista tem para vender. O Facíleme é uma plataforma de f-commerce onde você o instala em sua fan page, escolhe e paga o plano desejado (mensal = R$ 50,00, trimestral = R$ 135,00 e semestral = R$ 210,00), integra o módulo de pagamento PagSeguro, configura toda a sua loja, gerenciamento de estoque, cupons de desconto, banners, personaliza todo o layout e começa a vender”, explica Cynthia Akao, sócia fundadora da plataforma, que atende cerca de 50 clientes do segmento de papelaria.

Efeito cascata

Segundo Cynthia Akao, um dos grandes trunfos da venda pelo Facebook é a possibilidade de atingir vários usuários com uma única ação. “Trata-se de uma venda de relacionamento, então primeiro você cria um relacionamento com o cliente, para o cliente ser fan da sua loja, criar um identificação com ela e depois sim, você efetua realmente a venda do produto. Ao compartilhar o produto na sua timeline, todos os amigos daquele consumidor poderão ver, comprar e recomendar também. Você não sai do ambiente do Facebook. Hoje em dia uma recomendação de um amigo é muito mais válida e barata que anúncios”, afirma.

Para atingir o mesmo número de potenciais consumidores, a loja física teria que, no mínimo, colocar vendedores nas ruas fazendo propaganda e panfletagem.

Dica de ouro

A eficiência da plataforma também esta associada ao conteúdo da página. Por exemplo, é importante fazer promoções, campanhas – colocar a criatividade para trabalhar – e sempre divulgar o link da loja e produtos acompanhado de foto, texto ou anúncio.

Fonte: http://bit.ly/1mFprCf

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