Acompanho há 12 anos o segmento de tecnologia, acho fascinante. No começo minha necessidade era aprender um novo caminho técnico para deixar minha vida de programador mais fácil. Depois meu principal interesse foi identificar diferenciais nos modelos de negócio das startups e por isso me cadastrei no Facebook.

Demorei para entender as razões do seu crescimento. Sempre muito acima da média das outras startups, seu crescimento era intrigante, não conseguia entender porque as pessoas estavam inserindo toneladas de informações ali dentro. Caso não fosse apenas para enriquecer o Mark Zuckerberg, deveria (ou não) ter  explicações no comportamento massivo das pessoas em compartilhar tudo na rede.

Uma das minhas tentativas de justificar o crescimento foi eleger os recursos: widgets (os plugins sociais) e as fanpages como responsáveis por tudo. Porém faltava algo, tá certo que todos já adoravam o Facebook, mas o meu lado técnico via que aquilo tudo não levava a nada. Até que eu conheci o Open Graph.

Lembro do Mark dizer que o Open Graph “é a coisa mais transformadora que jamais foi feita pela internet”, achei uma verdadeira asneira alegar tamanha importância a uma simples “API”. Aos poucos fui entendendo melhor a ideia e me tornando fã do Open Graph.

Frase Mark Facebook

 

Facebook lança o Graph Search

Lançado em 2009, o Open Graph foi projetado com intuito de organizar e conectar melhor as pessoas e os serviços já disponíveis na web, permitir uma navegação mais fácil entre as conexões através de documentos mais ricos. O Open Graph  dava indícios que isso tudo nos levaria a uma busca social, ou ao Graph search, nome do recurso apresentado no dia 16/01/2013 pelo Facebook.

Estou muito otimista e gostei bastante dos recursos apresentados, o Graph Search abre um caminho para um Facebook mais aberto, é uma demonstração de que não usarão as informações dos usuários apenas para vender anúncios, mas também para entregar uma experiência de busca mais refinada e pessoal, onde os usuários poderão acessar os dados dos seus amigos de uma forma mais transparente.

O Graph Search foi apresentado como um dos 3 pilares da rede. Sendo News Feed, Timeline e Graph Search, veja abaixo uma foto da apresentação:

Pilares do Facebook Graph Search

Vantagens práticas do Graph Search

Do ponto de vista prático, poderemos acessar informações relacionadas aos nossos amigos, veja alguns exemplos de consultas que será possível com o Graph Search:

  • Restaurantes de comida japonesa que meus amigos mais gostam em SP;
  • Fotos dos meus amigos no Parque do Ibirapuera;
  • Amigos que gostam de Game of Throne em SP;
  • Livros que meus amigos mais gostam;
  • Fotos dos meus amigos no Parque do Ibirapuera;

Veja alguns exemplos usados durante apresentação:

 

Encontre seus amigos que gostam de andar bicicleta

 

 

exemplos-consulta-graph-search-2

 

exemplos-consulta-graph-search-1

 

exemplos-consulta-graph-search

Além das consultas acima, acredito que possamos equalizar a partir de agora nossos interesses reais com os apenas clicados (ou você nunca clicou de forma despretensiosa em algum curtir?) Por exemplo, o Graph Search vai proporcionar que encontremos os lugares que gostamos e que porventura ainda não curtimos, por exemplo, eu adoro o hamburguer do Osnir na praça da árvore em SP, agora meus amigos que procurarem “Hamburguerias em SP que meus amigos gostam” encontrarão o Osnir. Além, é claro, da preocupação dos estabelecimentos em atualizar suas páginas e promoverem ações nas lojas físicas.

Otimização da Fanpage de acordo com o Graph Search

Com a chegada do Graph Search alguns cuidados precisarão ser tomados. Da mesma forma que seu site precisa estar de acordo com algumas técnicas de SEO para ficar bem rankeado no Google, sua página no Facebook precisa estar bem rankeada para melhorar sua visibilidade no Facebook. De acordo com o site Midiatismo e algumas dicas fornecidas pela Camila Porto no twitter, uma página para estar bem rankeada seguindos os critérios do Graph Search precisa:

  • Usar página (fanpage) e não perfil para sua empresa;
  • Configure bem o nome, endereço, categoria e todas as informações que estão na aba “Sobre” da sua fan page;
  • Se a sua empresa possui endereço físico, tenha certeza que a parte de “local” e “endereço” estejam bem configuradas;
  • Procure sempre interagir com os seus fãs e procurar pessoas que realmente queiram interagir com você;
  • Incentive os check-ins em negócios locais;
  • Continuar focado em engajamento com conteúdo relacionado a imagem da sua marca;
  • Incentivar o compartilhamento durante a visita do seu cliente na loja física com promoções e conteúdo diferenciado na fanpage.

Vantagens do Graph Search para namorados(as) ciumentos

Começa a surgir algumas sugestões inusitadas (ou não) de como os usuários poderão usar o Graph Search. Veja abaixo uma lista publicada pelo site The Verge de consultas que um ex-namorado ciumento poderá fazer:

– Amigos que conhecem minha ex
– Amigos que estão namorando minha ex
– Amigos que gostam das mesmas coisas da minha ex
– Amigos que estão nas mesmas festas que minha ex

Claro que questões como essa são levantadas e nos levar a refletir a forma como lidamos com todo esse compartilhamento. Eu sempre sou um otimista,  já que o Graph Search abre infinitas possibilidades de interações entre as pessoas, porém toda evolução traz consigo algumas considerações contrárias, veja abaixo.

Alguns discordam dos benefícios do Graph Search.

Vale ressaltar algumas opiniões contrárias ao Graph Search, como a do Matt Asay que acredita que agora seremos muito mais invadidos por contarmos com nossas informações disponibilizadas entre nossos amigos e cita um exemplo (“Ei, eu gosto de O Hobbit também! Quer ir para ao cinema comigo?” )

Outro grande colunista, John Mitchell afirma que não precisamos de mais uma caixa de busca e sim de uma busca integrada entre Google, Apple e Facebook, no artigo mesmo ele já descreve as deficiências de cada uma das empresas.

Conclusão

Alguns especialistas acreditam que o Facebook queira desbancar o Google, não acredito nisso. Entretanto é óbvio que o Facebook tem muitas informações sobre seus usuários que o Google não tem, consequentemente os resultados das buscas do Facebook serão muito mais personalizados que o do Google em alguns casos. Além do Google, o Graph Search esbarra em outros competidores como Yelp, Linkedin, Match e tantos outros que são especializados em nichos e com a nova busca apenas uma mudança na consulta já será possível navegar em conteúdo, até então, indexado facilmente por outras ferramentas.  Tudo isso mostra que não podemos mais lidar com amadorismo dentro do Facebook, por isso reveja suas ações e revise toda forma como sua fanpage foi cadastrada e antecipe-se para ficar bem rankeado no Graph Search.

1 Comentário para “Facebook lança sua busca social: o Graph Search”

  1. 29 de janeiro de 2013 as 14:17 #

    Muito interessante

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