Essa semana rolou o Digitailing 2012, um evento supreendente, temas novos, palestrantes experientes e muita gente bacana para trocar ideias durante os intervalos, parabéns ao Maurício Salvador, Marcos Gouvêa e equipe.

Para quem não conhece, como eu não conhecia há dois dias, o Digitailing é um fórum de discussão sobre varejo digital. Nessa edição foi discutido como adequar o ponto de venda para atender as necessidades e anseios do e-consumidor através do Cross Channel.

O evento

Tory Burch fala da trajetória da marca
A primeira palestra com a Miki da empresa de moda Tory Burch, mostrou como sua criadora é engajada com seu público através das redes sociais. Um exemplo desse relacionamento foi durante uma viagem de avião que a prórpia Tory Burch teve que tirar o sapato no aeroporto e compartilhou no twitter seu constrangimento de ficar descalça. Alguns de seus seguidores sugeriram que ela desenvolvesse uma meia de viagem. Dito e feito, veja abaixo a meia da Tory Burch para viagem.
Outra campanha da Tory Burch foi uma camiseta criada para ajudar o Japão após o Tsunami. Além de uma camiseta bonita baseada na bandeira do Japão, toda verba foi destinada a cruz vermelha.

Durante a apresentação da Miki ainda conheci dois conceitos: OPEN BRAND e Omni Channel.

 

Maurício Salvador apresenta pesquisa de Cross Channel
Na apresentação seguinte Maurício Salvador trouxe uma pesquisa muito boa sobre empresas que investem em Cross Channel, no Brasil e no mundo. A pesquisa continha vários cases de Click and Collect de empresas que oferecem o serviço de compra pela internet e retirada na loja física. O melhor case foi o da loja de departamento Walgreen´s que na retirada o cliente não precisa descer do carro, excelente. Veja abaixo um exemplo de Click and Collect da Tesco:

“Shoppers multicanais são três vezes mais valiosos para o varejista do que o shopper de canal único.”
Greg Wasson – presidente e
CEO do Walgreens – jan 2011

Para finalizar sua apresentação, Maurício Salvador deixou alguns tópicos importantes para operacionalizar um sistema de Cross Channel. Dentre elas acredito que a mais importante seja o apoio dos acionistas.

Hering fala da sua experiência
A apresentação do Gildo da Hering serviu como exemplo de como entrar na internet. Perguntado o que ele mudaria na trajetória do e-commerce da Hering ele respondeu: “Se pudesse voltar no tempo, teria dado mais atenção ao nosso e-commerce, começaria maior, contrataria uma consultoria desde o início e faria menos experiências”.Servi de exemplo pra muito cabeça dura que vemos por ai.

Daniel Bento apresentou métodos de pagamento
Excelente apresentação! Daniel trouxe a dúvida, afinal de contas, como ele próprio diz, todos nós sabemos quantas visitas, qual o custo da conversão, o CPC, tícket médio, porém são poucos gerentes de e-commerce que sabem o percentual de transações canceladas. Conhecer as regras do jogo, identificar porque cada transação é cancelada, pode ajudar seu e-commerce a vender mais.

Livraria Cultura fala de Branding
Na sequência tivemos a apresentação do Sérgio Herz, CEO da Livraria Cultura, foi muito interessante, 3 declarações foram marcantes:

– “A loja física eu uso para branding, em 2011 realizamos 4.800 eventos em 13 lojas , oferecendo entretenimento à todas as idades”
– “Eu prefiro a amazon aqui, quero que eles lidem com as condições fiscais e logísticas que nós lidamos”
– “Não pratico preço diferenciado no meu e-commerce, você já viu a Apple dar desconto em canais diferentes?”

Sérgio ainda comentou da loja geek.etc.br que a Cultura criou no conjunto nacional, não vejo a hora de gastar algumas horas por lá.

Prêmio E-BIT
Depois teve a premiação do E-Bit, fiquei impressionado com o número de lojas desconhecidas que ganharam, das duas uma, ou as grandes lojas não participaram ou as pequenas estão fazendo um excelente trabalho. Destaco 3 gandes vencedores, a Onofre, Magazine Luíza e Beleza na Web.

 

Dafiti mostra como pensar e planejar grande
Thibaud Lecuyer sócio fundador da Dafiti mostrou a trajetória da marca, apresentou detalhes do planejamento inicial e comentou sobre os principais desafios do site que já é líder na categoria moda. A grande estratégia da Dafiti, conforme Thibaud, foi começar grande. Além do aporte de 50 milhões da Rocket, um grupo alemão, toda infraestrutura, de sistema a logística, foi projetada para que atendesse 2 ou 200 mil pedidos dia.

Thibaud também foi questionado sobre a receita do site, já que a Dafiti oferece parcelamento em 12x e frete grátis, indo em direção contrária a um movimento dos grandes varejistas. Conforme Pedro Guasti do E-bit, “frete grátis parece que brilha nos olhos do e-consumidor, porém nos últimos 6 meses os sites reduziram o número de produtos com frete grátis, sinal claro que a conta não estava fechando”.

Duas curiosidades interessantes, Thibaud comentou que em sua primeira visita no Brasil, 7 anos atrás, ficou curioso porque tantas mulheres carregavam a sacola da ShoeStock no aeroporto de São Paulo, pensou que fosse algum congresso, mal sabia que essa situação seria uma fagulha do que viria a se tornar a Dafiti, bom case para o Carlos Domingos colocar no livro dele.

A segunda curiosidade é que ele comentou que o investimento em marketing varia de 12 a 15%.

Nova Pontocom traz tendências para o varejo
Quiroga mostrou a evolução do grupo Nova Pontocom, em apenas 3 anos saíram de um faturamento de 290 milhões com 4% de share para 3,5 bilhões e 17% de share.

 

Sua apresentação contribuiu com uma visão globalizada de e-commerce, conforme Quiroga: ” quando os produtos passam de átomo para bits, como os livros, músicas e games a concorrência vira global”.

Outro ponto marcante da palestra do CEO do grupo více-líder de mercado, foi em relação a perda de crescimento do e-commerce brasileiro, quando questionado sobre o que poderia freiar as vendas online, Quiroga se mostrou mais preocupado com uma crise de confiabilidade do consumidor, como a que ocorreu recentemente com atrasos e reclamações do que uma recessão econômica.

Mastercard, IBM, NRF Foundation e NetShoes encerram o dia
A  Mastercard apresentou seus núcleos de investimentos em inovação através de Startups. Umas de suas Startups, a QkR, parece bem interessante e permite pagamento via QR Code, veja:

Finalizando com a visão dos grandes líders sobre Social Commerce

O evento mostrou alguns caminhos para que os varejistas possam criar alternativas de vendas em vários canais. Além disso, várias foram as perguntas sobre Social Commerce, eu separei a declaração de cada um deles sobre esse mercado.

“De serviços a criação de lojas, o Social Commerce tem tudo para estourar, a oportunidade é gigante” – Germán Quiroga CEO da Nova Pontocom
“Não podemos ignorar o Social Commerce o potencial está claro”  – Marcelo Cabane Industry Solutions LATAMs – IBM
“Acreditamos que o Social Commerce seja o futuro do e-commerce” – Miki Berardelli Chairman do Shop.org e CMO da Tory Burch

As afirmações acima são de vários executivos que estão na linha de frente dos maiores e-commerces nacionais e internacionais. Por conta da estrutura dos seus negócios, eles contam com um grande suporte de pesquisas e consultorias de mercado que apostam no Social Commerce como um grande fator diferencial nos próximos anos, estamos em uma grande transformação, quem souber trabalhar de forma consistente nesse novo cenário sairá na frente.

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