O que é Conversão?

Existem muitos sites, blogs, e-commerces e f-commerces que estão em dia com suas estratégias de marketing digital, anunciam uma quantidade considerável de verba em ótimas estratégias de SEM e advertise, um conteúdo relevante e um visual moderno ou inovador. Mas a pergunta é: seu site realmente é vendedor? Ele consegue fazer uma conversão?

Para responder este questionamento agrupamos uma série de dicas para que o seu  site que está com todas as ações de marketing digital em dia, consiga de fato realizar a conversão. Vamos lá?

estrategias de conversãoO que é uma conversão?

Há quem diga hoje que o marketing digital ultrapassou fronteiras e se transformou em marketing de conversão, nem todos vamos concordar, mesmo porque estratégia e planejamento nem sempre de fato é uma conversão monetária, por exemplo. Por isso devemos deixar bem claro o que é uma conversão.

Entende-se por conversão a transformação de uma coisa em outra, uma evolução. As conversões podem representar um resultado sobre retorno de contato, uma resposta, um cadastro, uma solicitação de orçamento, uma venda, uma inscrição, uma visita, um curtir, etc.

O conceito de conversão vai depender do resultado que você procura para as ações da sua identidade digital, seja site ou perfil em mídias sociais. Sempre tenha bem definido qual é o objetivo das suas atuações, ou seja, o que você realmente espera do seu cliente ou fã. Analise as ferramentas que são próprias para os resultados esperados, como formulários, canais de sugestões, enquetes, atendimento online, aplicativos mobile, entre outros. Só assim você saberá quais são as ações que deverá tomar para sua conversão.

Cadê o seu contato?

Muitos sites super modernos e arrojados que tem um design chamativo, poucas vezes conseguem converter seus leads em clientes e um dos motivos é a pouca visualização dos seus contatos. Um exemplo bem definido de contato em um site é a Tecnisa.  Para ter uma ideia o site somado com as 15 redes sociais em que a empresa participa, totalizam 30 canais para orçamento e vendas. Ou seja, a empresa realmente tem como ideia principal a venda, como conversão. Isso não quer dizer que o seu pequeno site tenha de ser assim, ou a sua loja virtual ou f-commerce, mas sempre que puder coloque um telefone ou e-mail de contato. Insite à venda ou algum tipo de conversão. Transmita tranquilidade e credibilidade para a sua clientela. Lembrando que este é um item importantíssimo, principalmente para quem vende pela internet.

Reciprocidade, virtude inerente ao ser humano.

Uma das pessoas mais influentes dentro do marketing digital e de conversão, o guru Érico Rocha, recomenda que a reciprocidade é um dos “gatilhos mentais” mais poderosos dentro de uma ação de marketing. Tudo o que damos ao Universo ele nós oferece de volta, o conceito é mais ou menos esse, e não é diferente com o ser humano, por este motivo sempre ofereça testes ou versões gratuitas ou brindes para que as pessoas experimentem o seu produto ou serviço. Com certeza vai ficar com aquele gostinho de “quero mais” e quando você solicitar a conversão será certeira e não será mais o seu seguidor e sim um cliente satisfeito.

Preenchendo um formulário

Não tem coisa mais desagradável do que preencher um formulário com mais de cinco itens, por isso faça desta ferramenta uma aliada, escreva um título bem persuasivo, com uma chamada a ação para que o seu cliente preencha seus dados básicos. Logo coloque no formulário de contato, orçamento ou inscrição campos realmente importantes, como nome, e-mail, mensagem e telefone, no caso deste último, coloque como opcional. Esta é uma medida ideal para quem busca uma conversão por formulário.

Não esqueça que o seu cliente poderá ter a sensação de perder seu tempo, ou que não vai ter um retorno imediato, ou ainda, que vai ser importunado com ações de e-mail marketing ou até pior, de Spam. Deixe claro sempre que é um canal eficiente e idôneo, que o retorno poderá ser em até 24 horas ou que seus dados não serão utilizados para outros fins, etc. Crie uma relação de confiança com o seu público e facilite a conversão.

Amplie suas Formas de Pagamento

Existem no mercado inúmeras formas de pagamento, cartão de crédito, boleto bancário, transferências, depósitos, e os chamados facilitadores de pagamento online, como o Paypal, Moip e Pagseguro que prestam serviços que permitem a transferência de fundos através de um endereço de e-mail. Funcionam como agentes para realizar uma transação financeira de compras e transferências na internet, em ambiente seguro. Utilize estas vantagens, além de não ser uma opção muito cara, o retorno é garantido e a dor de cabeça em caso de uma ação negativa (estorno, por exemplo) ficam por conta destes agentes. Coloque todas as bandeiras e imagens dos facilitadores no seu site ou se possível, em seu f-commerce. É uma garantia de possibilidades e segurança na transação para uma venda ou conversão.

Falem bem ou falem mal, mas falem de mim para eu vender sempre mais!

Um dos comportamentos mais comuns atualmente é verificar recomendações, reclamações ou avaliações de produtos e serviços feitas por outras pessoas ou especialistas no assunto. Ver estas recomendações e avaliações, ajudam no fator decisivo da compra e também da conversão. As redes sociais estão para isso, vender pelo Facebook pode ser um diferencial para uma marca já consolidada ou uma saída para quem está começando.

Tenha em conta que na internet você não consegue experimentar ou ter a sensação do tato, você não tem contato direto com o produto, há pouca possibilidade de conversão direta. A dica nestes casos é: Divulgue, divulgue, divulgue. Como? Post, post, post. Utilize artigos, dicas, promoções e ofertas, informações técnicas, frases motivacionais, agradeça seu público, sorteios e distribuição de brindes, etecetera, e logicamente sempre, em todos os formatos de sites, permita que seu cliente/usuário comente seus produtos. Instigue, provoque, discuta, sugira, mas fale sempre com seu público, só assim a sua marca será lembrada, seus produtos vendidos e sua taxa de conversão alcançada.

Um site que segue esta linha de raciocínio é o site da Netshoes, no rodapé da página encontra-se um “medidor” de comentários sobre seus produtos, o que ajuda o usuário na hora de decidir se compra ou não aquele produto. Caso utilize uma ferramenta similar sempre deixe tanto os comentários bons quanto as críticas, lembre-se a dúvida é uma faca de dois gumes, tanto para o não quanto para o sim. Use isso a seu favor! E se for a negativa use esta experiência para criar outras possibilidade que se transformem em uma nova conversão.

Algumas ferramentas necessárias para seu site

No caso de sites tradicionais ou e-commerce sempre crie um relacionamento com seu cliente, coloque nele uma likebook, para que as pessoas curtam sua página no Facebook e também saibam quem conhece você e que existe mais um contato por trás da tela e não somente o site.

Não diferente, coloque também um atalho para o Twitter, quem sabe você não se surpreende e cria além de um divulgador de conteúdo e promoção um SAC para seus clientes?

E por último, mas não menos importante aposte no poder da imagem, crie um perfil no Instagram, venda pelas fotos e você conseguirá que seus clientes comprem com os olhos. Uma imagem tem o poder de mudar tudo, inclusive a sua taxa de conversão!

Mensure resultados e atrai mais conversões

Mensure tudo isso, só assim você poderá trazer mais e mais conversões. Como mensurar? Pois bem, este é o tema do nosso próximo encontro. Fica a dica! Divulgue, chame a sua clientela para a ação, coloque seu contato, abra comentários para seus clientes, pois será um grande indicador para medir suas ações e criar uma nova conversão. Conto mais na semana que vem.

Espero ter ajudado. Ótima semana e boas conversões!

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