No começo são as palavras-chave.

Na semana anterior mostrei a introdução a alguns itens do SEO para um site, blog ou e-commerce. Pois bem, hoje vamos falar sobre este tema tão abordado atualmente. O que são o uso e a força das palavras-chave ou keywords nos negócios digitais.

Antes, de mais nada, vou deixar bem claro que o conceito aqui será um pouco diferente, será sob a ótica do empreendedor e depois do analista de SEO, pois ambos devem ser levados em consideração, uma vez que funcionam para um fim em comum.

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Palavras-chave: “Os limites da minha linguagem denotam os limites de meu mundo”

Quando Ludwig Wittgenstein em sua obra filosófica, Tractatus Logico-Philosophicus (1921) descreveu a importância das palavras no mundo real, mal sabia ele que esse conceito seria posto em prático muito tempo depois e seria tão importante e decisivo no mundo digital.  O pressuposto era descrever a realidade onde a linguagem é o espelho do mundo e o conhecimento, neste caso, consiste na análise da mesma. Em poucas palavras, a linguagem move o mundo e escolher as palavras-chave é a essência para descrever o que está dentro e fora do real. Com isso chegamos ao simples fato de que para que a sua empresa exista você tem que defini-la utilizando a linguagem correta, que vai traduzir o que é real (OFF) para o digital (ON).

Tenho certeza de que pensar no digital para muitas pessoas, é um bicho de sete cabeças, mas não é bem assim. Quer fazer o teste? Acesse o site www.google.com.br e veja o que acontece. É mágico, as palavras vem à mente em instantes quando está na caixa da pesquisa, e é desta maneira que você é encontrado pelas pessoas interessadas ou não no meio digital. Pergunte-se como as pessoas podem pesquisar o meu produto, meu serviço, minha marca? O que elas procuram?
Eu tenho a resposta e você também! Elas procuram informação e para cada canal sempre há uma linguagem especial, basta encontrar os temos certos as palavras do seu negócio.

 

 

Não encontro minhas palavras-chave!

Está complicado achar as palavras-chave? São muitas? É genérico demais? Então ai vai uma dica simples do que você pode fazer para encontrar suas palavras-chave:

Faça uma lista do que você vende, do que você oferece;
Faça uma lista de adjetivos para cada produto que você colocou na lista anterior;
Agora analise se os produtos de fato apresentam as características dos adjetivos.

Quer sair do genérico? Se quiser afunilar ainda mais faça mais perguntas referente ao seu produto como:

Para quem eu vendo?
Aonde você vende?
Amplie seus termos vendo as condições do que você vende ou faz.

Parta para o diferencial:

Analise opções como a parte técnica do produto (tem algum diferencial? Quais as vantagens diante da concorrência?) de preço, formas de pagamento, promoções, frete e por ai vai.

Desta forma você vai conseguir definir produtos ou serviços com um diferencial: o seu, e assim criar as suas campanhas pagas ou para conversão orgânica. Caso você opte por terceirizar o processo de escolha, leve estas dicas em consideração, desta maneira a pessoa que irá auxiliá-lo no trabalho vai saber que você está a par do mesmo.#ficaadica

Concorrência: referência nossa de todo projeto.

Uma possibilidade que não pode ser descartada é o estudo da sua concorrência, seja direta ou indireta. Além de ser uma referência de mercado é também uma referência de palavras-chave para sua marca ou produtos.

Duas formas bem fácil de fazer esse estudo é acessar os sites e verificar as palavras-chave utilizadas nos códigos fontes nas meta-tags. Verifique também os atributos dos produtos que são muito similares aos seus e veja a descrição dos mesmos, você poderá encontrar inspiração na hora de montar suas próprias palavras-chave.

Outra forma é a pesquisa do Google por palavras-chave dos produtos que você oferece, e assim você poderá verificar quais são as empresas que estão no topo tanto para os links patrocinados quanto para as pesquisas orgânicas.

Peça ajuda às ferramentas.

O Google neste quesito é fundamental, ele oferece uma ferramenta de palavras chave bem interessante que é a ferramenta de palavras-chave e o planejador de palavras-chave do Adwords. Vão ajuda-lo a montar sua campanha, dando estimativas e estatísticas de procura.

Outra ferramenta importante é o Google trends que ajuda, por meio de pesquisa de palavras-chave explora tendências dos tópicos nas principais pesquisas do Google, verificando assim quais são as mais fortes e qual a sua projeção ao longo do tempo.

Com a ferramenta do WebmasterTools você poderá verificar se as palavras chave que estão em seu site são relevantes para o Google e a partir deste preceito você poderá melhorar o desempenho onpage, bem como os conteúdos futuros para posts.

É divulgando que a gente conhece.

Uma vez definidas as palavras-chave, use-as sempre em TODO tipo de trabalho que sua empresa vai propor seja ON ou Off, por exemplo, se você for realizar um panfleto, utilize estas palavras em textos no mesmo, não esqueça que bem ou mal você ainda vai usar esta arte também para divulgar online, e quando isso acontecer não se esqueça de nomear a sua imagem (alt tag) com estas palavras-chave.

Caso você for fazer outro tipo de divulgação via como links patrocinados, advertising ou outras estratégias SEM, utilize-as também. Da mesma maneira para texto no SEO do seu site Onpage ou offpage. Faça isso em todas as etapas desta técnica, em título, descrição, as próprias keywords, se for o caso e no conteúdo do seu site.

Outra dica bem bacana é sempre que puder insira suas keywords nos artigos que postar, independente do tema, faça uma correlação ente conteúdo e sua proposta. Isso é bem interessante!

Com as palavras-chave TUDO é relacionamento!

Uma estratégia bem sagaz é a correlação entre assuntos do momento e o seu negócio. Mas ai você vai dizer o que tem a ver uma coisa com outra, eu digo: TUDO!
Sempre que puder dê uma olhadinha no que acontece nos blogs de notícias, do Google, do Facebook e assim por diante. Utilize ferramentas de monitoramento das redes, como o Topsy no Twitter, o socialmention (Facebook, youtube e flkcr), 48ers, likealyzer, wildfireapp, socialbaker, fanpagekarma, entre outras.

Depois disso tente interagir seu conteúdo com as menções em voga, tente sempre postar conteúdos interessantes colocando palavras-chave selecionadas, desta forma, além de angariar maior número de visitantes e leads, você ajudará no ranking, seja do seu site ou das redes sociais, a divulgar sua marca e produtos, e consequentemente a alavancar suas vendas, mas cuidado para não ser vago e superficial, pesquise as menções e citações referente a cada tema e tire proveito de forma positiva.

Por hoje é só gente! Espero que tenham gostado das dicas sobre o uso das palavras-chave. Na semana que vem vamos abordar o tema de linkbuilding como estratégia de SEO e de novos negócios.

Muito obrigada pela sua audiência. Até lá e uma semana cheia de sucesso!

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