Facebook continua a transformar a internet e se torna cada vez mais líder nessa terceira fase da web.

A primeira fase da web começou com os portais como o Yahoo e AOL, proporcionando fontes de informação de notícias com várias categorias de informação. A razão pela qual isso ocorreu foi que a tecnologia dos buscadores era muito ruim, os sites indicados pouco tinham de relevância com a palavra chave buscada. Os portais dominaram a década de 90.

A segunda fase foi a ascensão do Google, que começa com seu lançamento em1997, com a declarada missão de  “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”.

A nova tecnologia produziu resultados relevantes e precisas permitindo que a maioria das pessoas a encontrassem logo na primeira página.

Facebook mudou o jogo em 2004 (ninguém sabia disso na época) com o desenvolvimento e lançamento de sua rede social. As redes sociais foram inicialmente vista como uma moda para adolescentes (alguns empresários CEO ainda acham que é).

Hoje o Facebook ultrapassou o Google em tempo gasto em sua plataforma (que ocorreu em 2010) e o Google está tentando melar o Facebook com o lançamento de sua rede Google+, será que vai conseguir?

Facebook está mudando a forma como o mercado se comunica.  A “terceira fase” da web chegou!

Porém definir web 3.0 é algo razoavelmente complicado, já que web 3.0 foi definida como a “compreensão das máquinas” e “semântica das redes”, uma fase onde esse imenso conteúdo da web fosse organizado e categorizado para facilitar acesso.

Um bom exemplo dessa web 3.0 semântica seria um sistema que possa dar uma resposta completa e razoável a uma pergunta simples como: “Estou à procura de um local quente para passar as férias e disponho de R$ 3 mil. Ah, e tenho um filho de 11 anos”.

No sistema atual (via Google), tal pergunta poderia levar a horas de pesquisa —por listas de vôos, hotéis, aluguéis de carro— e as opções costumam entrar em conflito umas com as outras. Na Web 3.0, a mesma pesquisa resultaria em um pacote de férias completo, planejado tão meticulosamente como se tivesse sido preparado por um agente de viagens humano (indicação de um amigo – Facebook).

As mídias sociais estão democratizando o marketing, isso porque dentro das redes sociais você só precisa de uma boa mensagem, depois disso,  de uma forma quase divina seu conteúdo é replicado e o alcance de sua mensagem atinge níveis nunca imaginados sem o Facebook.

Outro movimento que marca muito essa nova fase são as startups, pequenas e médias empresas promovem sua marca globalmente em alta velocidade e em tempo real sem orçamentos de milhões de dólares.

Estas empresas jovens, as startups, por serem menos engessadas, entenderem melhor seu público e com uma regra de negócio clara, estão ameaçando competidores maduros em vários mercados (você já deve ter ouvido falar da Zynga, a empresa de jogos sociais como farmville por exemplo).

Quais são as carcterísticas que você escolheria como as mais marcantes dessa 3º fase da internet ?

Fontes:
http://online.wsj.com/article/SB10001424052970204826704577074102106914854.html
http://www.mail-archive.com/bib_virtual@ibict.br/msg01199.html
http://www.jeffbullas.com/2011/12/05/the-latest-15-facts-and-figures-on-facebook-plus-infographic/

 

 

Não há comentários até o momento

Faça seu comentário