Recursos visuais, como usá-los?

recursos visuaisQue as fotografias, infográficos, desenhos, enfim todo tipo de imagem é o melhor recurso persuasivo nas redes sociais e, principalmente, no Facebook, isso não é segredo para ninguém. Mas você sabe como usar esses recursos e extrair o melhor para seus resultados? Sabia que suas vendas podem melhorar em até 40% com estes recursos?

Para você que não tem muita experiência com o assunto, separamos algumas dicas de composição, disposição, exposição de elementos entre outros. Assim você terá um melhor desempenho. Veja nossas dicas que são simples, mas certeiras:

 

– Escolha um ponto de ouro.

Chamado assim por fotógrafos, designers, ilustradores e outros da área, os pontos de ouro são localizações dentro de um cenário, são pontos de intersecção na divisão do mesmo. O cenário é dividido em três vezes na horizontal e na vertical e a junção dos pontos onde os mesmo se tocam é o ponto de ouro. Nestes pontos concentra-se a atenção do espectador ou usuário, e é nestes pontos que você deve concentrar seu produto, preço, promoção ou o que gostaria de chamar a atenção. Mas cuidado sempre utilize um ou dois pontos de ouro por imagem. Veja exemplo na imagema seguir.

 

 

ponto de ouro

 – Utilize escala de cores. Saber compor o layout com cores que chamem a atenção, mas que não agrida o visual também não é tão difícil como parece. Saiba que as cores podem ter relacionamentos entre elas, uma dica é testar no site Kuler da Adobe  (https://kuler.adobe.com/). Assim por exemplo se você necessitar combinar o rosa com outros basta verificar quais são as cores que harmonizam com a escolha, desta maneira você vai entender que destacar-se é saber harmonizar.

– Não utilize mais de dois produtos por post. Lembre-se da premissa maior em tudo que derive design, menos é mais. Além disso se você quer destacar um ou outro não adianta querer colocar a loja inteira em uma única gôndola.

– Coloque o preto no branco e as cores também. Outra maneira de destacar uma imagem de um produto é colocar o fundo da imagem em pb (preto e branco) e o produto colorido. Assim a imagem fica bem destacada e o seu produto também, sem ferir os olhos de ninguém!

– Efeitos desfocados ou gaussiano, É quando você desfoca o fundo e coloca uma imagem nítida a frente ou atrás. Sempre dá certo e fica três chic.

– Utilize fontes claras e legíveis. Muitas pessoas forçam demais do na hora de colocar as letras (fontes). Utilizam do efeito em demasia , misturam fontes serifadas e tudo vira o caos. Se você tem um estilo mais retro, use apenas o essencial com letras de caligrafia ou similares , o complemento coloque em fontes como Arial, Verdana ou Times New Roman. Além disso, tons pastel combinam sim com tons mais fortes, mas sempre de forma simétrica e harmoniosa. Por favor, nada de altos relevos misturados ou contornos expressivos, deixe isso para quem entende, insistir seria um risco desnecessário.

– Fotos borradas ou corridas, nunca! Esqueça caso não tenha alternativa. É difícil de manipular até para quem é profissional, portanto tire novas fotos e comece de novo, vamos fazer as coisas bem feitas.

– Por último cuidado com os fundos, aposte sempre no branco dificilmente você vai errar com ele.

Outra dica bacana é utilizar outras páginas de referência, mesmo não sendo sua área, as páginas de moda, acessórios e design sempre apostam alto nesta pedida. Analise e abuse do benchmark, explore este conceito começando pelo visual.

Se tiver dúvidas na composição, brinque, mude, experimente os recursos da sua ferramenta seja Photoshop ou qualquer editor de imagens com o qual você trabalhe, não tenha medo de experimentar. Desta forma você vai ficar craque e a sua pagina vai ser um sucesso.

Caso queira apostar um pouquinho mais leia o livro “Design para quem não é designer”, de Robin Williams. Fica a dica!

Agora que você já sabe compor seus posts na semana que vem voltamos com dicas de comunicação para você ver como e quando postar. Até lá!

 

1 Comentário para “Utilize os recursos visuais do Facíleme Social Commerce e arrase!”

  1. 8 de março de 2014 as 11:17 #

    ser coerente, escolha dos elementos adequados, boas dicas associando níveis, espessuras, qualidades dos recursos cores, fontes, fotografias, textos, para conquistar harmonia, clareza, objetivos definidos com o post, relacionados ao perfil do público.

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