procure-outros-negociosUma solução para quem quer inovar é procurar outros negócios em produtos ou serviços que complementem o carro chefe da sua loja. Muitas lojas que começaram com uma única opção de produtos, conseguiram por meio de parcerias, por exemplo, expandir seu negócio e dar maiores oportunidades aos seus resultados. Veja a seguir algumas dicas para quem busca ampliar seus horizontes. Vamos lá?

Analise o que você já tem

Antes de sair por ai montando um bazar ou buscar novos produtos para a sua loja que não sejam os que já comercializa, busque analisar o que tem em mãos, como por exemplo os meios de divulgação, a sua mão de obra para proporcionar atendimentos extras no caso de novos produtos ou serviços, o direcionamento que está dando ao seu produto atual, a sua produção, a sua capacidade (estoque) , o estudo da concorrência, a praça que você atende. Se for o caso faça pesquisas de satisfação para saber onde podem acontecer os maiores entraves da sua situação atual. Mas porque isso? Você tem que ter em mente que as suas estratégias, mão de obra, produtividade, o trabalho todo pode duplicar e se não estiver pronto para isso não será de bom proveito aderir a novos produtos. Além disso, uma revisão no que está sendo feito sempre é bom, pois pode transparecer que está “faltando algo”, seja uma ação de marketing e divulgação, adequação do seu produto em outra praça, ou outras que possam ajudar a qualificar o que tem sem necessidade de outros negócios.

Oportunidades Sazonais

Outra opção para alavancar suas vendas com outros negócios adendos são as ocasionais, por exemplo em certa data comemorativa ou no caso de um evento como a copa do mundo, olimpíadas, jogos de verão, shows de verão, etc. Desta maneira já com a análise do seu produto em mãos, você já pode resolver o que seria complementar para ele ou para o público a quem você se dedica e aproveitar a oportunidade. Desta maneira você pode testar em comercializar um produto que poderá ser uma vaca leiteira para a sua empresa.

Falem mal, falem bem, mas falem para eu ganhar mais

Uma das ações principais que você tem que ter em conta seja nas redes sociais ou em sites de reclamação, são os comentários do seu produto ou serviço. Eles hoje em dia, são os medidores de temperatura do seu negócios, para bem ou para mal, as interações ajudam a mostrar o que pode ser feito para melhorar o que oferece, indicar novas oportunidades ou até indicar qual o produto que de fato não vale a pena comercializar. Utilize estes comentários de maneira geral e faça uma média, assim você terá não somente alguém falando, mas de fato o seu mercado palpitando e dizendo o que falta. Aproveite!

As parcerias são sempre bem vindas

Se possível busque na concorrência indireta um caminho para parcerias em novos produtos, por exemplo se você vende moda praia nada impede que você possa vender bijuterias e acessórios e assim em outros produtos de moda.  Sempre mantenha sua atenção às novidades do mercado, desta maneira você poderá inteirar seus estoques com produtos de parceiros. Uma boa pedida em consignação que fará você mensurar o quanto é viável com baixo custo de investimento.

Promoções, ofertas, eventos …

Outra dica para mensurar a procura é fazer promoções com produtos casados em parceria com outros comércios, assim você ganha na divulgação, na logística, enfim com os gastos que poderiam ser só seus, um parceiro pode ajudar a custear . Isto serve para eventos e feiras também, se você tem algum parceiro que tenha um produto acessório ao seu seria a combinação perfeita entre custo menos e maior benefício. Trazendo uma perspectiva melhor para a sua iniciativa em tentar vender outros produtos.

Mensure tudo e tire suas conclusões

Não deixe de lado os números resultantes das ações que venha a fazer, eles são o indicador que vai ajuda-lo na questão de novos negócios. Aprenda e maça o ROI de toda e qualquer ação que venha a tomar. Muitas vezes um indicador pode falar muito na hora da decisão, os números não mentem, cuidado e precaução nunca estão demais. Faça crescer seu negócio, aposte em novas oportunidades, mas sempre com parcimônia.

Por hoje é só. Bons negócios e ótimas oportunidades para você!

 

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