SEO? Ajudinha para o seu site.

Na série meu Hobby, minha empresa já vimos que o marketing digital estratégico e de qualidade traz resultados para todos de forma equitativa, não importa se você é um microempreendedor, um pequeno, médio ou grande empresário. O fator condicionante é aparecer, ter um lugar de destaque, um lugar ao sol. É disso que vamos falar hoje, como ser destaque no cenário web utilizando as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e o que um expert no assunto, Daniel Ríos Villar pode nos indicar para estar  por dentro desta vanguarda na era digital.

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Entenda o mercado digital

Não sei se vocês notaram, eu já em muitos dos cursos, palestras e apresentações que realizei, que nunca temos um número final dos milhões de usuários da internet, e por isso não vou tentar inserir esta informação em números precisos, mas o fato é que milhões de pessoas utilizam a internet e bilhões de buscas são feitas por dia. Depois do e-mail que é a primeira ação que o internauta procura fazer, a busca representa uma ação quase que inconsciente para o usuário. Faça o teste! Entre no browser do Google, por exemplo, e veja o que acontece. É simples, ou você acessa seu e-mail ou, de forma instintiva, você vai para a caixa de busca e digita uma palavra, chamada de palavra-chave, eu costumo dizer que é palavra mágica, porque tudo o que você busca, ou quase tudo, aparece.

Mas porque estou falando sobre isso? Muito simples estas palavras mágicas, palavras chave ou keywords são aquelas que vão tornar o seu site, blog, ou identidade visual, uma referência no todo, elas vão ranquear seu site, vão te posicionar. E é neste contexto que o SEO chegou par ajudar.

 

O que é SEO e como funciona?

O SEO apareceu quase que conjuntamente com a nova geração de sites de busca, mas precisamente com a aparição e rankeamento do Google, derivado de posicionamento que em termos depende do grau de relevância das páginas de um site. Ou seja, são técnicas que utilizamos em nosso site (dentro e fora dele) para posicionar de melhor maneira um resultado proveniente de uma busca.

Como exemplo de técnicas que podemos utilizar em nosso site temos: a utilização de url amigáveis (ou seja, por palavras-chave ou de forma mais clara a ser encontrado pelos buscadores), as chamadas meta tags (descrição da página, título da página, e as keywords) , entre outras técnicas On Page, dentro do código do seu site.

Na parte externa, também chamada de Off Page, mensuramos os relacionamentos que temos com outros sites, ou seja, as menções que nos conferem por meio de links apontando ao nosso site. Estas menções são abordadas nas técnicas de Linkbuilding, ações realizadas para angariar maior número de linkagens.

Dependendo destes fatores nossas páginas são pontuadas pelos buscadores que determinam a relevância das páginas, bem como as palavras-chave atreladas. O Google utiliza um sistema de 0 a 10, chamado de Page Rank, que é o rank do seu idealizador Larry Page.

O SEO é de graça?

Outra premissa importante sobre o “custo” do SEO é o profissional que vai ser contratado. Leve em conta que é uma atividade ainda em formação no Brasil, são poucos os bons e creditados dentro do mercado de trabalho e que provavelmente os custos com este profissional sejam significativos, mesmo porque estas técnicas funcionam a médio e longo prazo; diferente, por exemplo, dos anúncios no Google (Adwords), que funcionam na base do imediatismo.

Tenha em consideração também que a mensuração não deve ser feita somente com base em moeda, mas também em leads, metas, conversões, banco de dados e engajamento, sendo que muitas vezes estes resultados são mais valiosos que a própria venda.

Mas porque utilizar o SEO?

Porque você, seu conteúdo e seu site precisam aparecer. Só é lembrado quem aparece e no meio do turbilhão de informações contidas na internet, está a sua empresa que precisa estar em destaque, com um diferencial definido (meta tags), com um conteúdo otimizado, sendo referência no segmento e dando resultado também em seus anúncios.

Para explicar um pouquinho melhor sobre esta atividade, buscamos a Daniel Rios Villar, um especialista em SEO que atua na Espanha e em toda a Europa, onde esta técnica já está consolidada e é referência para países como o Brasil.

Facíleme – Daniel como o SEO pode ajudar a um e-commerce ou negócio digital?
Daniel Ríos– O SEO trata de posicionar um site ou negócio online na Web por meio de motores de busca, e se levamos em consideração que um percentual de usuários utiliza algum tipo de buscador de forma exagerada, a ideia de ter um bom resultado no SEO é cada vez mais importante. Por outro lado, para e-commerces e negócios online os melhores resultados em vendas vem por meio do tráfego orgânico, ou seja, pelas técnicas de SEO. De qualquer ponto de vista, o SEO é um serviço fundamental que vem com maior força e importância em todos os aspectos.

Facíleme – O que o empreendedor que ainda não conhece o SEO pode fazer?
Daniel Ríos– Se um empresário quer divulgar seu negócio na internet, seja um site informativo e estático, uma loja online ou um Portal que oferece serviços com formas de pagamentos diferenciados, é importante que valorize a ideia de contratar um serviço especializado em SEO que permita posicionar o site da sua empresa, para que, desta forma, possa ser localizado com maior facilidade. Afinal todos os empresários querem vender seus produtos e para vender tem que estar onde as pessoas compram, que no caso é a própria internet.

Facíleme – Como o dono de um site pode avaliar e escolher um bom profissional de SEO?
Daniel Ríos– É importante que antes de contratar o empreendedor peça referências, pois um bom profissional ou agência de SEO podem estar focados em certos tipos de nichos como saúde, sendo que a sua empresa é de decoração, por exemplo. Por isso, e mesmo que ofereça um valor mais atraente, é preferível que contrate profissionais com experiência em seu segmento. Quer dizer, se a empresa é do setor têxtil não contrate uma empresa que não tenha expertise no ramo.

Facíleme – Como as regras do Google (algoritmos) impactam no trabalho de um SEO para um site?
Daniel Ríos – Os algoritmos do Google estão em mudanças constantes, e isso é o que o torna mais atrativo. O trabalho árduo, movimentos constantes, a preocupação e busca de novas fórmulas para manter as novas pautas, encontrar ações para que um site seja ou se mantenha posicionado e tenha relevância para o buscador, etc. Tudo isso é um desafio, pesado, maravilhoso e muito gratificante quando você vê que as ações findadas começam a trazer resultados positivos e que funcionam.

Do meu ponto de vista pessoal, nunca nos aconteceu de sermos penalizados em algum site, nem com as atualizações grandes do Google (Panda e Penguim), que de certa forma garante que o trabalho que estamos realizando é correto e efetivo, mas isso não se consegue com sorte nem com menos. Temos de trabalhar duro e estar sempre atualizado, ler, estudar e testar novas estratégias até encontrar a forma para que seu site consiga ser posicionado, sem nenhum tipo de penalidade.

Facíleme – Como o SEO é visto em países mais desenvolvidos como na Europa, por exemplo?
Daniel Ríos – O SEO nestes países recobra mais força. Logicamente que temos muitos anos reconhecendo a importância do tráfego orgânico para conseguir um bom posicionamento e tal, mas isto ganha proporções maiores para qualquer empresa. Logicamente que nem todas as empresas entendem da mesma maneira, mas dentro do ponto de vista geral, o ideal é destinar um percentual do investimento da empresa para fazer o marketing, por exemplo, uns 25 a 35% e pelo menos 60% deste investimento devem ser direcionados para o marketing digital.

Da mesma forma, cabe dizer que se investirmos 100 reais por mês, não teremos os mesmos resultados, nem o mesmo prazo de tempo, que se investirmos 500 reais.

Facíleme – Qual é o caminho para atingir projetos mais elaborados?
Daniel Ríos – Em primeiro lugar devemos conhecer de fato o cliente, seu modelo de negócio e o objetivo buscado. Em base disto e da verba destinada para as campanhas de marketing online, devemos desenvolver e desenhar uma estratégia que possa abarcar, pelos menos, o SEO e as redes sociais, mas isso é claro, vai sempre depender do tipo da proposta e do cliente com o qual vamos trabalhar.

Uma boa estratégia é fundamental para alcançar qualquer objetivo proposto. Sempre começa, a priori, no momento de analisar e conhecer o site com o qual vamos trabalhar, devemos buscar seus pontos fracos e potencializar seus pontos fortes para as melhorias. Seguindo os pontos e pequenas metas fixadas até alcançar o objetivo final desejado.

Facíleme – Daniel quais são as ferramentas para uma análise geral que podem ser utilizadas por qualquer pessoa e quais não recomenda para iniciantes? Por quê?
Daniel Ríos – Para realizar uma análise em um site, nada melhor que fazê-lo manualmente para conhecer o seu código fonte. Recomendo as ferramentas do Google, a Google Webmaster Tools, Google trends, além da Keywords Tools para tendências e termos-chave respectivamente. Por outro lado, ferramentas como o Google Analytics podem nos dar grandes informações sobre as visitas e visitantes do seu site, tendências de buscas na Web, conversões e outros dados importantes.

Para todas estas ferramentas é necessário um conhecimento básico. Pessoalmente não recomendo utilizar ferramentas gratuitas de terceiros, pois até o momento não encontrei nenhuma que realmente mostre uma informação correta ou real.

Facíleme – Que dicas pode deixar para os profissionais de SEO, empresários ou interessados no assunto?
Daniel Ríos– Mantener-se atualizado constantemente. Se for um profissional SEO, sempre deve saber sobre as mudanças nos algoritmos, saber o que, como, quando e quanto foi significativo e como deve aplicar as novas tendências do SEO. É importante arriscar moderadamente e não logo de cara. Testar novas ações e observar o que faz a tua concorrência para absorver conhecimento e aprender coisas novas.

Se você for um empresário que tem um e-commerce, sempre questione, questione e volta a questionar. Quanto mais informação você tiver sobre alguma questão em concreto, melhor decisão você terá para definir as estratégias. Tente sempre oferecer seriedade e confiabilidade para que seja tratado da mesma maneira como um empreendedor sério e profissional.
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daniel_rios_villarDaniel Ríos Villar
Diretor Técnico da DRV
Tenerife, Espanha

Expert e apaixonado por desenvolvimento
de tecnologias, SEO  e marketing digital
site: http://es.drvsistemas.com

 

Espero que tenham gostado das informações. Na semana que vem vamos entrar mais afundo no Universo do SEO e vou dar dicas super importantes para você ajudar no SEO do seu site. Até lá uma semana cheias de realizações e ótima vendas!

 

1 Comentário para “Meu Hobby, minha empresa – SEO: Quem é visto é lembrado”

  1. 2 de setembro de 2013 as 12:09 #

    Muito obrigado! Graças!

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