Marketing de conteúdo, segredo para o empreendedorismo de sucesso!

A partir desta semana vamos entrar no mundo do marketing digital para nosso novo negócio, entender o seu conceito, o seu alcance e abrangência, as ferramentas, a publicidade, e as possibilidades envolvidas dentro do contexto digital. Até onde podemos ir com nosso negócio virtual é a  viabilidade deste nicho de mercado.

Um dos itens mais importantes do marketing digital, senão o mais relevante é o marketing de conteúdo. Por uma questão de entendimento, “É inevitável entender que a informação ainda é o bem mais valioso para o seu negócio”, por este motivo deixamos para esta semana na nossa sério Meu hobby, minha empresa destaque para este item tão importante do mundo do Business Marketing.
É muito comum escutar relatos de pequenas empresas ou novos negócios advindos de uma necessidade ou ideia que partiu de uma rede social, comentários na internet, sugestão, reclamação, pesquisa, e assim por diante, a isto chamamos Marketing de conteúdo. Em outras palavras, o marketing de conteúdo é a nova menina dos olhos dos empreendedores, que buscam atrair mais clientes por meio de estratégias de conteúdo útil e muita, mas muita informação.

Empreender utilizando o marketing de conteúdo já é um advento que muitas grandes, médias e pequenas empresas estão apostando. Preocupados em saber o que seus clientes e fãs desejam e estão falando, utilizam algumas táticas para conseguir uma nova oportunidade ou resolver algum problema (recall) ou melhorar algum produto. Para saber mais vamos entender como funciona o processo do marketing de conteúdo.

marketingdeconteudoEncontre o seu espaço

Um dos itens fundamentais de um bom plano de negócio é a segmentação ou busca pelo nicho de mercado da sua atuação, para definir de forma eficaz a sua atuação o primeiro passo é pesquisar.
Com o marketing de conteúdo não é diferente, entender onde seu produto ou serviço se destaca, definir quem vai ser o seu cliente ou grupo de referência, o sexo e gênero, a faixa etária, os valores, costumes do local de atuação, entre outras informações pertinentes, ajudam a encontrar o seu espaço, o seu lugar da atuação. Busque referências na concorrência, entenda o que a marca destes concorrentes fala, enumere suas observações e tenha em mente que o seu conteúdo deverá ter engajamento, participação. Só assim você vai gerar “leads” ou “leads de qualidade”, insights e fazer do seu conteúdo de marketing um canal para novas oportunidades.

Devagar e sempre é o lema de quem quer ter sucesso, de nada adianta querer abraçar o mundo, um atendimento personalizado e de qualidade é sempre sinônimo de excelência. Isso tanto é válido para a sua logística quanto para a sua publicidade. Por isso defina com calma onde e como você vai atuar.

Qual é a ideia?

Assim como criar o seu espaço, saber que tipo de informação você quer passar aos seus clientes é fundamental, em outras palavras seja empático, faça o papel inverso e seja consumidor de você mesmo. Verifique como, qual o meio, qual a forma que deve utilizar para passar essa informação e presuma se o retorno deve ser ou não mensurado.

Diga-me  o que escreves e te direi quem és

Criar autoridade com conteúdo de qualidade tendo em base muita informação e expertise é essencial para atrair atenção de clientes e novos visitantes. Isso gera laços de lealdade ao seu produto ou serviço ofertados e logicamente, à sua marca. Por isso, especificar conteúdos, apresentar cases, produzir downloads ou materiais com passo a passo, ou mesmo, mostrar recomendações de outros usuários, gera credibilidade tanto para identidade virtual, seu site ou blog, quanto para a empresa como um todo.

Não sinta vergonha em pedir informações a outros profissionais da área da sua atuação, converse com colegas de empresas parceiras e compile dados de maneira criativa e ofereça esta informação aos seus clientes e fãs, isso é criar relacionamento, oportunidade.

Use o SEO a seu favor

Para quem costuma fazer conteúdo, seja no marketing ou na simples informação, o SEO é uma ferramenta que auxilia ao seu site a ser encontrado nas primeiras posições nos buscadores como o GOOGLE, o BING, YAHOO, quer dizer a busca dos clientes na hora de encontrar conteúdo relevante, produtos e serviços específicos dentro da internet. Fazer marketing de conteúdo de qualidade quer dizer estar atualizado, saber utilizar palavras-chave, atrair menções nas redes sociais e outros sites (backlinks), analisar suas métricas, ajuda e muito na qualificação do seu site, blog , email marketing ou qualquer que seja o meio de divulgação. Por isso faça do SEO um forte aliado nas campanhas de marketing de conteúdo.

Atualmente existem profissionais altamente qualificados que fazem este tipo de trabalho no mercado ou ainda cursos que explicam detalhadamente todo o procedimento. Retornaremos neste tópico mais adiante explicando um pouco melhor desta ferramenta, bem como daremos dicas para escolher o profissional ou agência adequados a este serviço.

Promova-se

O marketing de conteúdo também é promoção! De nada adianta fazer um mega conteúdo ou saber dicas  valiosas se não estão sendo divulgados. Utilize as redes sociais, blogs parceiros, sites de conteúdos, e outras redes como o Slideshare e o Youtube e promova-se de maneira inteligente, lembre-se que estar no Google significa vida saudável para sua identidade virtual e isso também é empreendedorismo.

Métricas para que te quero

Analisar o retorno, mensurar seus resultados é lindo aos olhos de qualquer empreendedor e não é diferente para o marketing de conteúdo. Use e abuse de ferramentas de análise de dados e também ferramentas que ajudem em formatos distintos para o seu conteúdo. Quando for escrever, sinta na necessidade de resultados medidos em números e percentuais que irão demonstrar o desempenho do seu investimento, seja quantitativo (tráfego) ou qualitativo (ROI Retorno do investimento).

Não se esqueça do engajamento

Entender o que está acontecendo é, além de informação, uma fonte de oportunidades em potencial. Lembre-se ideias surgem da necessidade, e encantar ou saciar os desejos dos clientes é tudo o que um empreendedor necessita para ter um negócio de sucesso. Faça isso com o marketing de conteúdo, interagindo com seus clientes, utilizando o conhecimento, seja útil, crie relações, expanda a sua marca, sociabilize seu conteúdo e mantenha a chama viva. Seu negócio agradece.

Desta forma, todo empreendedor necessita entender que além dos números, necessita ter conteúdo, não basta pensar somente em investimentos e retornos deixando de lado o parecer do seu público, a interação não é mais um meio e sim um fim. Seu negócio necessita criar uma identidade ON/OFF. Informação é tudo e isso já faz parte de quem sabe empreender. Por isso confie na sua expertise, no seu bom senso, crie com o marketing de conteúdo e faça bons negócios!

Na semana que vem entraremos no Mundo do Marketing Digital, uma boa semana e até lá!

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