Dicas e sugestões de seguros para a sua empresa
Para esclarecermos alguns pontos e obtermos algumas dicas de seguros, apresentamos nesta semana na série meu hobby.minha empresa, uma entrevista com o consultor e corretor de seguros Thiago Naccarato.

Proprietário da Corretora de Seguros Naccarato, atua no ramo de corretagem há mais de 15 anos atendendo pessoas físicas, bem como empresas de todos os portes, com uma gama de operadoras de acordo com a necessidade de cada caso.

Facíleme – Existe algum seguro para Roubo de Senhas no e-commerce?
Naccarato – Atualmente não temos notícia deste tipo de seguro no mercado, pois envolve muito a conduta do usuário internauta em agravar ou não o risco, o que pode ser justificado como má fé.

Facíleme – Existe seguro quando o cliente use cartão clonado e não pague?
Naccarato – Não existe seguro no mercado que cubra este tipo de risco para operações de varejo ou de pequeno volume, pois se trata de má fé. Talvez o vendedor que comercializa seus produtos através de e-commerce deva procurar estas garantias por meio das operadoras de cartão de crédito ou minimizar o risco consultando serviços de proteção ao crédito.

Facíleme – No caso de uma operadora como pagseguro, paypal, entre outros, falirem ou fecharem sem aviso prévio há algum tipo de seguro no caso disto acontecer?
Naccarato -Existe um seguro chamado Garantia contratual, ele trata de dar garantia quanto ao cumprimento de contrato entre duas partes caso uma delas não cumpra o contrato. É mais comumente aplicado a contratos de financiamento ou para garantir custas de processos judiciários. Mas para e-commerce teríamos que analisar com as companhias de seguros se temos como aplicar. Em principio não há.

Facíleme – Eu posso contratar um seguro para o meu varejo? Como funciona?
Naccarato – Para o caso roubo ou danos à mercadoria durante o transporte, temos seguro de transporte rodoviário que garante este risco. Se o vendedor usar uma transportadora contratada, é bom checar se a mesma têm um seguro próprio para todas as cargas transportadas, desta forma estaria garantido dentro da responsabilidade da empresa de transportes.

Porém, quando me refiro ao local de risco, ou seja, algum armazém ou estoque onde as mercadorias estariam armazenadas, fica fácil fazer realizar uma apólice de seguro que cubra o risco de roubo, incêndio, entre outros para a mercadoria.
Quanto à entregas via correio, não há seguro para isso, fora a garantia dos próprios correios.

Facíleme – Neste caso as mercadorias podem ser de qualquer natureza do tipo artesanato ou similar?
Naccarato – Sim, para seguro de transporte de cargas podemos assegurar vários tipos de mercadorias, durante seu transporte. A única ressalva é para mercadorias muito valiosas ou visadas para roubo, como informática, pneumáticos e remédios, por exemplo, que estariam sujeitas a regras de transporte para que tenha cobertura pelo seguro (como escolta, rastreamento, etc.), bem como as tarifas de seguro serem mais altas.

Facíleme – Quais são os cuidados que devo tomar antes de contratar um corretor ou um seguro?
Naccarato – Geralmente meus clientes e segurados chegam até mim por meio de recomendações de amigos/clientes/relacionamentos comuns, e eu acho uma ótima maneira de se obter uma indicação de profissional, fora isso, nos sites das companhias de seguro o internauta pode pedir recomendação de profissional corretor de seguro, que será indicado por proximidade à residência do segurado. Ou até, no site da SUSEP e FENACOR você poderá checar a relação de profissionais por cidade e se certificar que o registro do mesmo está ativo e que não há restrição para atuar. Lembrando que a SUSEP é órgão do Ministério da Fazenda que regulamenta o setor e emite autorizações para que os corretores possam atuar no promissor mercado de seguros.

Facíleme – A Braspag possui um tipo de contrato chamado Compra Segurada, como funciona?
Naccarato -É sim um produto confiável, e deve sempre ser contratado pelo corretor (no Brasil todas as apólices devem ter a intermediação de um corretor de seguros devidamente habilitado), mas quem contrata o seguro e o disponibiliza é o vendedor do produto ou a financeira, porém quem paga o seguro é o comprador final, que pode optar por pagar o valor do seguro juntamente com as parcelas das compras efetuadas.

Na verdade a Compra Segurada é um “Seguro Prestamista”, ele garante ao internauta a quitação das parcelas em caso de desemprego, morte acidental ou incapacidade. Trata-se de uma apólice do Ramo Vida, comumente contratada para grandes volumes de operação e aplicada em contratos de compra de imóveis, consórcios, automóveis, empréstimos consignados, etc. (fica embutido no financiamento). O seguro acaba por garantir tanto o comprador, pois quita sua divida em caso de sinistro, como o vendedor que recebe o pagamento mesmo havendo uma ocorrência que prejudique a saúde financeira do comprador.

Facíleme – Existem outros seguros similares? Quais seriam e o que eles oferecem?
Naccarato – Algumas companhias de seguros operam com este seguro de forma massificada, fechando alianças com financeiras, por exemplo, porém, não são muitas companhias de seguro que atuam neste ramo, que requer forte estudo da carteira a ser absorvida. E não temos nenhum outro seguro similar a este.
Uma das principais companhias de seguro do país que atuam com este ramo de seguro é a Metlife. (Metropolitan Life dos E.U.A.)

Facíleme – Qual é o custo deste tipo de seguros e quais são os procedimentos para adquiri-los?
Naccarato – Conforme citei na resposta anterior, este seguro é disponibilizado de acordo com a aliança entre o vendedor/credor e a companhia de seguros. De forma que, no ato da compra, o internauta possa optar pela contratação da apólice. O custo é baseado no valor total da dívida e na idade do comprador, mas geralmente é um valor bem baixo.
Na apólice da Brapag, por exemplo, temos um custo médio de 2,00 ou 3,00 reais por parcela.

Facíleme – Existem mercadorias que não podem ser seguradas, quais seriam e por quê?
Naccarato – Com relação ao seguro prestamista, estamos falando do seguro da dívida/saldo a pagar pelo produto comprado, garantindo o pagamento ao credor/vendedor mesmo em caso de morte do comprador/internauta. Diante disso não há restrição quanto à mercadoria comercializada.
Porém, se falarmos de seguro de transporte de carga podemos ter algumas restrições, como exemplo de cargas inflamáveis, devido ao óbvio risco de incêndio, entre outros.

 

cacarato

Thiago Naccarato
Consultor e proprietário da
Naccarato Corretora de Seguros
Tel: 5585-7880 / 5585-7881
Cel.: 95024-4283
thiago@naccarato.com.br
Av. Fagundes Filho, 486
Cj. 134 – Saúde – SP
www.naccarato.com.br
nacarato

 

Não há comentários até o momento

Faça seu comentário