Como fica o Investimento do produto?

Continuando com a série Meu Hobby, minha empresa, na semana passada vimos a definição do produto. Dando sequencia ao tema, vamos falar um pouco sobre investimento. É muito importante salientar que o investimento do projeto ou empresa envolve também outras áreas da empresa que ainda não vimos na série, contudo é importante entender que a definição do produto em termos monetários também é muito relevante para o negócio isoladamente.

“A primeira vez que fizemos os testes de produto com o brigadeiro e outros docinhos mais populares foi tudo muito fácil, foi bem simples precifiquei de acordo com o que “achava” que seria lucrativo sem levar em conta nenhum processo, isso me deu muita dor de cabeça e o que eu achava que ia custar, ou seja, o meu investimento triplicou, sai perdendo. “ argumenta Daiana, diretora da Daidai doces.

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Saber precificar para não se decepcionar

É muito importante ter muito cuidado para não misturar as coisas, além dos custos em insumos ou matéria-prima, também se deve levar em consideração o tempo de mão de obra que o profissional leva para realizar o serviço e os tributos, embora seja elaborado pelo próprio dono.

É muito importante saber precificar para saber se o investimento está dando certo. As formas variam, pode ser feito com base nos custos ou pela análise da concorrência. Ambos são importantes, uma vez que existe um preço de mercado e o preço deve estar dentro desse padrão. Da mesma forma, adotar o valor somente pelo mercado também é um grande erro, pois, se não houver o cálculo dos custos, o produto pode ser vendido a preço abaixo do necessário para se pagar, gerando prejuízo para a empresa.

Margem de lucro? Tem isso também?

Outro tópico muito importante é entender qual é a margem de lucro do meu produto, ou seja, o Retorno do meu investimento:

Portanto a margem do lucro de um produto é o que sobra das vendas, menos o custo das mercadorias vendidas, menos as despesas variáveis e menos as despesas fixas, inclusive o pró-labore. Cada tipo de atividade tem uma margem de lucro. Salientamos que o lucro destina-se a remunerar o capital investido na empresa. É desejável que esse capital seja remunerado no mínimo por volta de 2% a 4% ao mês.

Exemplo:

Preço de Venda R$ 20,00 100%
(-) Impostos s/Vendas R$ 2,00 10%
(-) Custo das Mercadorias Vendidas R$ 9,00 45%
(-) Despesas Variáveis R$ 3,00 15%
(=) Margem de Contribuição R$ 6,00 30%
(-) Despesas Fixas R$ 4,00 20%
(=) Lucro R$ 2,00 10%

É uma das formas de saber se estamos tendo uma margem de lucro e também entender que temos que inserir tributação, mão de obra e lógico as despesas e custos.

Defina seu tempo e o seu produto

Já mencionamos que a definição de produtos é a engrenagem do negócio, mas sempre é importante inovar ou fazer um upgrade pode ser o diferencial da sua empresa. Contudo tenha alguns cuidados como: Quanto eu tenho para investir? e Quanto tempo que levar fazer as novidades?

“Sempre tento fazer novas receitas, no começo não me importava muito com o que eu gastava, apenas com o resultado dos novos doces, isso desorganizava meu estoque de material e também o custo que tinha. Além disso, o tempo que levava para fazer as novas receitas não era considerado. Moral da história: ficava sem material e tinha que repor o que muitas vezes custou mais caro, além de ficar com pouco tempo para finalizar meus pedidos e entregas. Hoje reservo uma parte do meu estoque e geralmente faço minhas pesquisas em um único dia que não comprometa as entregas do final de semana.” Explica a empresária.

Portanto separe produção de pesquisa e novos produtos, mesmo que a fonte de investimento seja a mesma, assim fica mais fácil mensurar e classificar seus gastos.

Saber para crescer

Uma dica essencial é sempre ter conhecimento ou a ajuda de um profissional da área financeira ou um contador para não ter dor de cabeça na hora de pagar contas e ver que o seu lucro não foi o que esperava.

Uma dica importante são cursos gratuitos oferecidos pelo SEBRAE, abordam todas essas etapas de uma forma mais organizada, orientadas por profissionais altamente qualificados no assunto. Consulte o portal e veja datas e locais mais próximos.

É isso ai pessoal até o próximo encontro, onde vamos destacar a praça do nosso negócio.

1 Comentário para “Meu Hobby, minha empresa – Semana 5”

  1. 28 de julho de 2013 as 22:52 #

    O conhecimento sempre foi importante, não é à toa que somos o homo sapiens, o homem que pensa. Ao longo da história, a vitória ficou nas mãos de pessoas que estavam na vanguarda do conhecimento: os guerreiros primitivos que aprenderam a fazer suas próprias armas, as empresas norte-americanas, durante centenas de anos beneficiárias do sistema de escolas públicas mais abrangente do mundo, que lhes proporcionou uma força de trabalho bem instruída. Mas o conhecimento é mais importante do que nunca. Nosso estoque de capital intelectual é importante porque estamos no meio de uma revolução econômica que está criando a Era da Informação.

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