Como definir seu produto?

O componente mais importante de uma empresa é aquilo que ela oferece seja serviços ou produtos, e ter conhecimento pleno do que se oferece é uma condição fundamental para o sucesso dos negócios.

Saber definir corretamente o produto é um desafio em tanto, uma vez que atribuições do mesmo podem gerar a marca propriamente dita. Por exemplo, se temos uma empresa pequena que faz sucesso com um produto estrela, como é chamado na matriz BCG , ou seja, aquele produto que ascende facilmente, mas que tem um investimento significativo de divulgação, dependendo de como ele é trabalhado, vai garantir a sobrevivência da empresa ou ao contrário, um produto mal elaborado pode arruinar o nome de uma empresa (acontece muito isso quando uma empresa tenta “copiar” um produto de um concorrente ou startup e não obtêm o mesmo resultado que este, perdendo assim um percentual de mercado).

De todo modo deve haver certo cuidado na elaboração de um novo produto ou um produto já existente, tradicional e bem conhecido do público.

“Nunca pensei que vender um brigadeiro fosse tão difícil” Comenta Daiana Rodriguez, dona da empresa de doces Daidai Doces. “Quando eu fazia os doces para meus conhecidos e parentes eles pareciam ser os melhores, mas hoje chegando ao mercado sei que não é tão fácil. Além do produtos de varejo que temos na loja virtual facileme, também oferecemos doces por atacado em buffet e restaurantes, e creia-me foi bem complicado entrar nesse nicho. Os doces devem ter a quantidade certa, embalagem, o cardápio e a entrega em dia. Até chegarmos no ponto do doce, falando literalmente, perdi muito material, tempo e dinheiro, mas valeu a pena. Aprendi muito e também consegui entrar no mercado de festas infantis.”.

É interessante, no processo de elaboração de um produto, também levar alguns pontos em consideração,

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Oriente-se pelo mercado consumidor

Escute o que seus consumidores lhe dizem, o que eles necessitam e provoque. Transforme uma necessidade em um desejo. Encante o seu freguês. Surpreenda com algo a mais e ofereça vantagens claras sobre seus produtos em relação ao que já existe.

“Aconteceu com o brigadeiro. Como o brigadeiro tradicional de colher era muito “pesado” como sobremesa nos restaurantes e cafés, após de uma refeição, fiz uma versão mais light, o brigadeiro ao leite. Foi um sucesso e hoje faz parte do meu cardápio, com um menor custo na produção e é um dos mais procurados.” – Comenta a empresária.

Inove com as Ideias dos clientes também

Escute os chamados lead users, que são os usuários líder, ou seja, aquele cliente que sempre tem uma sugestão ou reclamação. Ouça-os e saiba que ele existe para você melhorar, inovar e crescer no mercado. Lembre-se reclamações são fonte de novas oportunidades.

“Quando comecei a visitar alguns buffets descobri que ouvir é uma ferramenta fundamental para o sucesso da Daidai. Lembro que quando levava meus doces para degustação sempre havia alguma “dica” do cliente que me incomodava um pouco, mas logo percebi que se não fosse por essas dicas meu negócio não estaria funcionando e talvez teria desistido. Hoje já com mais experiência de mercado até sinto falta quando não escuto aquele “então…”. Fico feliz quando isso acontece porque me ajuda não somente no resultado de vendas, mas na geração de novos doces para o meu cardápio.”. Pondera Daiana.

Planeje e especifique suas ações para o produto

Depois de tanta informação é hora de organizar, planejar e especificar. Organize as ideias, escreva no papel, seja o que foi sugerido ou sejam as especificações técnicas prováveis que o produto venha a ter. Tenha sempre essas listas (clientes e especificações do produto, componentes, acabamento, entre outros) e depois pergunte qual a finalidade do seu produto, é novo ou já existe, lembrando que para ter muita inovação devemos acompanhar a tecnologia em questão e conhecer bem para posterior implantação. Não deixe que o mercado lhe encante e o tente a abraçar o mundo.

“Quando comecei, por não definir, planejar e especificar nas receitas, pensei em fazer mil coisas ao mesmo tempo, mas logo percebi que meu tempo e meu conhecimento eram limitados e que tentar inovar sem o conhecimento prévio desta ou daquela categoria de doces seria um desastre, deixando a desejar na qualidade dos doces que eu realmente me propus a fazer primeiramente.”. explica a doceira.

A qualidade faz a diferença

Muitas vezes a inovação sugere abarcar novos nichos de mercado como é o caso de muitos grupos de empresas que tem um planejamento e podem encontrar em outros mercados oportunidades de negócios, mas no caso de empresas que estão começando o ideal é a qualificação. Estudar mais sobre o produto, seus componentes, as estratégias de vendas, técnicas de compras, entre outros, faz com que o produto além de ter um diferencial seja mais qualificado.

“Tive muitas propostas para fazer outros doces para festas infantis, utilizando o forno, mas achei mais interessante qualificar melhor o meu produto, com cursos e receitas mais complexas. Hoje além de ter um tempo para a pesquisa e desenvolvimento que me permite inovar e pôr os meus conhecimentos em prática, consigo ainda mais qualificar, achar novas estratégias para a produção e chegar ao ponto certo em meus doces. O upgrade de quem elabora o produto sem dúvidas é um investimento que dá retorno.”.

Desta forma, tenha em consideração que ouvir o mercado, inovar dentro do seu nicho, planejar e especificar seus passos , bem como qualificar a mão de obra da produção são itens indispensáveis na formação do produto.

Pesquise sempre, informação é essencial antes de definir investimentos para não ficar no prejuízo. Este, aliás, será o tema da semana que vem. Obrigada e até lá!

1 Comentário para “Meu Hobby, minha empresa – Semana 4”

  1. 20 de julho de 2013 as 23:09 #

    • Uma das saídas mais discutidas seria a consolidação de um acordo comercial bilateral entre Mercosul e União Européia (UE).

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