O que é Link Building?

As ações de Link Building nada mais são que a construção de links na web, ou seja, em termos mais reais, é a network de uma empresa virtual em relação a outros sites parceiros; vamos definir assim para uma maior compreensão. Na semana passada abordei o tema das palavras-chave e dei algumas dicas para construção do conjunto de termos-chave para o seu site. Ambas as técnicas estão de uma forma ou outra, engessadas no SEO, sendo o Link Building o tema principal de hoje.

Estas ações de Link Building estão inseridas no contexto de encontrabilidade de um site, quer dizer, a resposta que o usuário tem quando feita uma pesquisa nos buscadores virtuais, seja qual for o buscador, dando um maior destaque para o Google.

link buildingPorque devo me preocupar com o Link Building?

Por algumas razões, primeiro para estar nos primeiros lugares em uma busca de pesquisa virtual feita por algum interessado, aumentar meu Page Rank (Ranking elaborado por um dos idealizadores do Google, Larry Page), ter menções em outros sites e, senão o mais importante, dar início a novas parcerias e negócios.

Mas como assim? Simples, os profissionais responsáveis por este acordo entre sites parceiros, webmaster, desenvolvedor, marqueteiro digital, ou como eu mais gosto de chamar, assessor de imprensa digital ou assessor digital, buscam sempre aderir links do seu site à empresa de interesse, seja porque o produto ou serviço é compatível com o seu site, seja porque representa algum canal de divulgação dentro de uma comunidade em comum, ou por alguém ser um expert no assunto, etc. O negócio é sempre verificar se o site que temos interesse em fazer a relação, pode de fato trazer algum tipo de retorno, direto ou indireto.

Por onde eu começo?

Faça um planejamento, se possível contrate algum tipo de software que indique em quantas anda o seu SEO off Page, em resumo eles vão indicar quantos de links externos apontam para o seu site, fator que mais interessa neste trabalho.

Depois disso estime uma meta de links a ser alcançada, isso vai dar um maior controle sobre a situação, mas vai com calma, porque nem sempre essa meta é tão fácil de alcançar. Lembre-se o SEO, principalmente o Link Building, é de retorno lento, mais um menos com retorno de 2 a 6 meses.

Construa uma lista de sites onde seja fácil inserir seu link, como por exemplo, sites de anúncio grátis e ou diretórios de busca, pode ser mais fácil de realizar este trabalho, contudo o resultado será um trabalho muito braçal e de pouco efeito.

Abro parênteses para uma dica Superimportante, o fato de você disseminar seu link em outros sites deverá seguir sempre as normas de cada site hospedeiro, uma vez que, se feito de outra forma, poderá ser identificado como Spam e isso não é nada legal, primeiro porque você estará fazendo ações ilícitas que não darão resultado, e segundo seu site fica desacreditado, podendo inclusive ser penalizado, dependendo da ação feita e a reação do buscador. (Aconselho pesquisar sobre Panda e Penguim do Google).

Relacionamento sempre é saudável

O próximo passo é fazer uma lista de sites de interesse direto, por exemplo, que possa ser um parceiro fornecedor, cliente ou associado. Assim você poderá solicitar que o site possa oferecer um espaço para banner ou artigo com palavras âncoras (linkadas ao seu site) para que a ação seja reconhecida como apontamento lícito. Neste caso aconselho sempre a brindar ao site hospedeiro um conteúdo importante e de resultado que contenha assuntos interessantes tanto para o seu site quanto para o seu parceiro, de outra forma, apesar da linkagem ter êxito, o conteúdo poderá não trazer leads ou engajamento para nenhum dos sites e a ação de Link Building não terá efeito esperado também.

No caso dos possíveis parceiros indiretos,  blogs que tratam do seu negócio, experts no assunto, fóruns de discussão, entre outros, poderá haver a possibilidade de realizar um publieditorial, que será tratado como um anúncio ou texto publicitário, mas que será de grande valia para o link building. Na maioria dos casos este espaço, por ser publicitário, tem um custo que vai depender do site ou blog contratado. Se esta for uma das opções, leve sempre em consideração números dos sites (pageviews, pagerank, público, etc.), que serão enviados pelo site contratado por meio do que chamamos kit mídia. As ações de Link Building poderão ter um custo a priori estipulado no planejamento.

Tipo de Conteúdo

Se possível, para ter um bom retorno em Link Building, sempre contrate um profissional para que seu texto tenha uma escrita certa e relevante, mas se não for possível seguem algumas dicas básicas para o seu texto:

– Verifique o mínimo de palavras que deverá conter;
Dependendo do site onde vai postar o seu artigo, há um mínimo e um máximo de palavras que o conteúdo deverá portar. Há também um cuidado com o projeto gráfico (título, subtítulo, olho ou chamada, etc.). Lembrando que há diferenças entre notas, posts e artigos.

– Separe os títulos e subtítulos para cada assunto;
Assim como este artigo, o escritor deverá seguir o esquema gráfico, no caso tem um título e subtítulos para cada parte do todo. Há sites que apenas poderão solicitar um título, por exemplo. Verifique isso antes de realizar o seu texto.

– Tome cuidado com as citações e nunca deixa de colocar a fonte da qual extraiu a citação ou informação;
É muito importante sempre destacar textos que vieram de outras fontes, para evitar ter problemas com direitos autorais de terceiros. Desde uma simples frase até pequeno trecho extraído de livros, sites, entre outros.

– Faça um texto simples e de fácil leitura;
Não esqueça que apesar de você conhecer o seu público alvo, quando você publica um artigo em outro site poderá estar fadado a qualquer tipo de público, seja mais técnico ou não. Portanto escreva de forma simples e evite palavras complexas ou jargões. Isso poderá levar até o seu site leads de outra natureza e alcançar um novo nicho ou, porque não, maior engajamento.

– Revise e não deixe margem para erros gramaticais;
Procure ajuda neste quesito se o seu forte não for o português, além do revisor do Word, se tiver dúvidas, procure alguém especializado ou pesquise termos semelhantes na internet. Existem sites e blog que tratam da língua portuguesa e poderão ajudar.

– Não fuja dos assuntos centrais e sempre cumpra o prometido;
Quando dividir o seu texto por assunto sempre mantenha a ideia central alimentada, ou seja, utilize as ideias menores em prol da principal e sempre que prometer alguma ação. Cumpra a sua promessa, por exemplo, se forem dicas ou cases de sucesso não deixe de aponta-los. Desta maneira o seu público sempre estará lendo seus artigos.

– Reforce sempre com uma imagem de qualidade e que ilustre a ideia principal.
Quando possível ilustre o seu artigo com alguma imagem que referencie o tema principal, você pode encontrar algumas imagens free em site de banco de imagens, sem nenhum tipo de custo ou algum tipo de pendência quanto aos direitos de terceiros, ou de outra maneira, existem bancos de imagens pagos.

– Ferramentas de SEO para textos
Na web existem algumas ferramentas que podem ajudar quanto alguns itens como densidade da palavra-chave, número de links externos e internos, titulação, número de palavras, inserção de tags, entre outros. No site agência mestre você encontra algumas ferramentas que poderão ajudar.

– Palavras âncoras são palavras-chave:
As palavras âncoras são aquelas que deverão conter o link para o seu site, para dar maior densidade à palavra aconselho que utilize as próprias palavras-chaves previamente escolhidas para as ações onpage, desta maneira a resposta ao Link Building terá maior resultado.

Criando novas oportunidades

No Link Building também há possibilidades de parcerias de conteúdo que podem contribuir para fusão também em negócios, por exemplo, um sponsor ou patrocínio em algum evento; vendas ou promoções casadas; concessão de descontos; trocas de conteúdos; compartilhamento de stands em feiras e convenções, e muitos outros que dependem da natureza e do objetivo dessa parceria. Por isso sempre fique atento ao que outro site pode lhe oferecer. Novas ideias para quem é empreendedor podem ser sinônimas de sucesso garantido e o Link Building serve para concretizar estas ações.

Por hoje é só, espero que tenham gostado das dicas das ações de Link Building. Na semana que vem tem mais.

A todos uma semana recheada de vendas e novas parcerias. Até lá!

 

 

1 Comentário para “Meu Hobby, minha empresa – Link Building Parcerias e Novos Negócios”

  1. 13 de junho de 2016 as 19:56 #

    Sempre bom lembrar estas coisas. Uma pergunta, você sabe como anda as divisões entre busca SEO e Adwords? Qual o CTR para SEO em comparação à Adwords? (para nossa página http://www.magmatranslation.com só estamos usando o SEO agora).

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