campanhas-promocionaisUm dos segredos de você manter o seu negócio online são as campanhas promocionais que você faz para tudo, não somente para promoções e lançamentos, mas também para divulgar sua marca, ter maiores números de fãs, ter credibilidade no meio online, novas parcerias, novas oportunidades de negócios e outras tantas possibilidades. Para fazer uma boa campanha promocional, você deve seguir alguns passos básicos para não desperdiçar tempo, mão de obra e dinheiro. Vamos ver quais?

No começo tudo é Planejamento

Antes de colocar as ações em prática, coloque no papel duas situações importantes para “ver” o que você realmente precisa. Faça duas colunas, uma com o que eu NÃO quero ou não está funcionando e aquilo que preciso fazer (ou me desfazer). Feito isso, veja se algumas delas tem alguma correlação e estude a possibilidade de ser um único tópico, desta maneira você estará selecionando o possível objetivo da sua campanha.

Escolher o objetivo das minhas campanhas promocionais

Vamos fazer de conta que o seu objetivo dentro das atividades que destacou na tabela seja “ação com o estoque antigo”. Portanto as suas metas devem focar nesse objetivo. Da mesma maneira se o seu objetivo fosse “Gerar mais leads” ou “Obter maiores números de fãs”. Mas vamos dar sequencia ao primeiro objetivo.

Criar metas para o meu objetivo

Para criar as metas, você deve levar em consideração algumas premissas:

  • Suas metas devem ser específicas, para aquele resultado esperado. Não divague, mantenha seu foco somente naquela tarefa.
  • Elas devem ser mensuráveis, ou seja, você deve definir um valor para que ela tenha um valor. Para saber se foi estabelecida pergunte-se: Como vou saber quando estará cumprida?
  • As metas devem ser Atingíveis, ou seja, possíveis de serem alcançadas. Visualize o contexto já pronto e veja se é possível.
  • Devem ser realistas. Por exemplo, uma grande meta é frequentemente mais fácil de alcançar do que uma baixa, porque uma meta baixa exerce força motivacional baixa, ao contrário da alta. Alguns dos trabalhos mais difíceis algumas vezes parecem realmente fáceis, simplesmente porque tinham motivação.
  • Tempo tangível. Significa fazer a tarefa em um tempo possível e que tenha significância, ou seja, seja tangível. A meta é tangível quando você pode experimentá-la com um dos sentidos, ou seja, sabor, tato, olfato, visão ou audição.  .

Após escrever todas as metas para alcançar seu objetivo, o seguinte passo é definir o que será feito e quais diferenciais estas ações irão ter.

Defina as atividades e o que será feito nelas.

Aqui você já deve saber o que será feito, porém ainda não vai saber como realiza-lo e que atividade vai fazer o que. Então vamos definir:

Antes de tudo, pesquise o mercado e a concorrência, mesmo para a sua promoção única. Veja o que foi feito e qual foi o resultado. Leve isto em consideração, primeiro para você ter uma referência e segundo para não cometer erros que talvez tenham sido cometidos pelos seus concorrentes.

Veja se a ação é imediatista, ou seja, se você precisa do resultado logo. Para isso sugiro criar anúncios no Adwords e no Faceads. Se ainda tiver um tempo maior, você pode optar por banners em blogs e sites do nicho.

Você ainda pode utilizar as redes sociais, como o Twitter. No caso de promoção relâmpago, tweets em uma programação de 4 a 6 ao longo do dia.

Se a sua ação for a médio prazo, envie um e-mail marketing e case com as redes sociais, pode ser um post patrocinado ressaltando o diferencial e tweets diários ao longo do período.

Não se esqueça de utilizar o máximo de recursos como a capa da sua página, sempre cuidando as regras do Facebook. Use também o recurso visual do Twitter, Instagram ou Pinterest. O linkedin é uma opção bacana para o caso de perfil mais empreendedor ou profissional, como por exemplo, para vender cursos, viagens, alguns serviços específicos, entre outros.

Sempre tenha o conteúdo específico no seu site ou loja virtual de acordo com o que prometeu em seu anúncio. NUNCA, NUNCA MINTA para seu cliente. Isso é fatal! Proporcione o mínimo de 600 a 900 caracteres de informação. Use texto claro e de fácil leitura. Não complique.
Não se esqueça do SEO, com palavras-chave que utilizou em seus anúncios, isso dá maior qualidade também às suas campanhas promocionais de links patrocinados. Seu conteúdo também mercê uma ajudinha nas redes sociais, não eixe de divulga-lo!

Se for possível faça uso do vídeo. Demonstre como usar seu produto, quando, como, quem pode com quem pode, aonde e por ai vai. Se possível deixe registrado em algum local do seu site e crie um canal do Youtube, que deverá ficar ativo e atualizado com certa frequência.

Dica: Tente fazer uma ação com diferentes características e diferenciais em cada canal. Por exemplo, faça um com desconto nas redes sociais e outro com frete grátis nos anúncios do Adwords e em seu site. Na dúvida, faça testes A/B.

Por último, não se esqueça de ativar os pixels de conversão e inseri-los para o monitoramento e verificação das métricas. Isto quer dizer, insira os códigos do GA, veja se os pixels do Faceads estão funcionando, sempre fazendo todo tipo de teste primeiramente. Assim você terá uma forma de saber se eles tiveram a conversão desejada, se foram visualizados, impressos, tiver cliques, CRT, CPC, entre outros. Desta maneira será mais fácil entender cada comportamento o que teve mais sucesso e o que faltou. Isso ajuda para as próximas ações.

Fazer campanhas promocionais não é tão simples e requer de pessoas especializadas, como um bom designer, se for o caso, a ajuda de um fotógrafo para seus produtos, um profissional de SEO e por ai vai, mas o intuito aqui é mostrar que o seu e-commerce ou social commerce precisa de uma força extra para alavancar as vendas. Não basta cria-lo e esperar que milagres aconteçam.
Espero ter norteado e ajudado com este pequeno artigo. A todos ótimas campanhas promocionais e muitas vendas!

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