07-ERROS-MAIS-COMUNS-DOS-PEQUENOS-EMPREENDEDORES

Saiba quais são os erros mais idiotas que atrasam a vida do pequeno empresário e podem comprometer o crescimento do seu negócio.

 

Desafios, oportunidades, novos negócios, investimento e muita sorte é tudo que o pequeno empreendedor precisa para ter sucesso, o resto é detalhe. Certo? Errado! Geralmente quando uma pessoa tem alguma ideia e quer montar seu negócio pode passar por alguns dissabores ou, pior, criá-los. Para ajudar neste primeiro momento separei alguns comportamentos que podem fazer toda a diferença na hora de criar seu negócio. Espia só:

 

1 – Fazer mais do que pode

Uma das características que o empreendedor tem é a proatividade, contudo dizer sim a tudo pode ser um verdadeiro desastre, pois você pode ficar sobrecarregado. Nestas condições o empreendedor deixa de lado seu pensamento criativo e termina não priorizando o que de fato tem que estar em primeiro lugar. Assim você pode ficar cansado, estressado e desmotivado.  Mantenha a cabeça limpa, priorize e escolha o que de fato é relevante para o primeiro momento do seu negócio. Comprometa-se com o que é necessário. Desta maneira você se sentirá mais produtivo, mais assertivo e seu negócio irá crescer de maneira saudável.

 

2 – Achar que sabe tudo

Este é um dos erros mais comuns e que nenhum empresário quer reconhecer, achar que sabe tudo e não precisa de ajuda ou mentoria. Seja por ter trabalhado na área alguma vez ou por ter tido outros negócios, empreendedores não buscam reciclar seus conhecimentos, ouvir outras pessoas que já passaram por algum momento determinado e terminam por cometer os mesmos erros de negócios que não deram certo. Sendo assim, escutar conselhos de mentores é essencial e pode ajudar a melhorar o negócio, pois eles sabem muito bem administrar seu financeiro, implementar práticas eficazes de marketing, bem como também encantar clientes. Se tiver problemas ou dúvidas, pergunte, isso não faz você mais ou menos empreendedor. Humildade acima de tudo.

3 – Não pesquisar

Outro problema e grave é não buscar referências e sair fazendo tudo e qualquer projeto. Lembre-se, ideias só andam bem quando complementadas, revisadas e acompanhadas de alguma referência, seja por meio de uma consultoria, mentoria, pesquisa de campo, ou um simples estudo. Antes de planejar seu negócio, busque quem já fez algo similar e aprenda com os erros dos outros. Isso no mínimo se chama bom senso.

 

4 – Não estudar

Falta de tempo sempre é a desculpa certa para não se atualizar, fazer cursos, ir a palestras e eventos da sua área. O bem mais precioso que toda empresa pode ter sem dúvidas é a informação. Portanto se quiser ser criativo, inovador e ter resultados eficazes, você deverá estar atualizado. Assim nem você e nem seu negócio vão ficar para atrás.

 

5 – Criticar ou reclamar por tudo

Semelhante atrai semelhante, esta é a regra da vida, do tipo ação e reação. Se você tem o costume de reclamar por tudo, antes de fazê-lo e atrair mais problemas para sua vida e para seu negócio, pense duas vezes: Isto realmente é significativo ao ponto de uma reclamação? Como contornar a situação? Desta forma você não só fica aberto a novos insights, mas também se torna mais agradável para seu negócio e seus colaboradores. Afinal, ninguém gosta de um chefe que só reclama, não é? Policie seus hábitos e sentimentos, reflita e faça de uma maneira mais eficiente e inteligente.

6 – Centralizar tudo

Uma vez uma chefe minha disse: Se quiser ganhar, cuide do seu prato. Se estiver muito cheio, delegue. Assim você não engorda! Isso ficou na minha cabeça para a vida toda. E tenho visto muitos empreendedores que querem fazer tudo, atrapalhando seus parceiros e colaboradores, deixando de lado o que realmente é importante, o resultado do seu negócio. Se você contratou uma pessoa para uma atividade, então confie a tarefa dada, de outra forma você vai perder dinheiro e tempo. Reflita se realmente vale a pena gastar este tempo, que valeria muito mais para o seu negócio. Na dúvida, delegue.

7 – Misturar (ou sacrificar) a sua vida pessoal

Quer ficar estressado e não ir para a frente? Então coloque os negócios na frente da sua família. Evite ao máximo levar trabalho ou pior, os problemas para casa. Saiba dosar o seu tempo, pois nem sempre trabalho é sinônimo de produtividade.  Quando for traçar seus planejamentos, dê prioridade ao seu planejamento pessoal e só depois trace os objetivos e metas do seu negócio. De nada adianta você trabalhar com a cabeça em outro lugar. Respeite seus momentos. A sua família, sua saúde e a sua vida agradecem.

Se você está realmente engajado no seu negócio, leve em consideração estes pontos abordados, abra sua cabeça e não tenha medo de mudar. Isso pode ser benéfico para você, seus relacionamentos (colaboradores e família) e principalmente seus resultados. Quer uma ajuda? Entre em contato com a nossa consultoria Facíleme e seja um sucesso com o seu negócio virtual.

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