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Varejo digital, o que está acontecendo?

A resposta é muito simples. Após os avanços tecnológicos acontecidos a partir do ano 2000, muita coisa mudou no dia a dia das pessoas, e não podia ser diferente com o comércio. A grande maioria dos comércios de médio e grande portes estão presentes na vida digital, e o mesmo está acontecendo com a criação de pequenos comércios eletrônicos no mundo, que quando bem trabalhado, tem um custo x benefício bem mais atraente que o comércio tradicional. Mas, o que fazer diante da grande concorrência, mesmo no ambiente digital? Separamos algumas dicas para que você, pequeno lojista, não se desespere; além disso explicaremos alguns conceitos que ajudarão a entender os médios e longos prazos de retorno.

01 -Escolha certo

Para estar no mundo digital basta escolher a ferramenta e pronto, mas para “SER”, o processo é mais demorado do que se pensa. Primeiro porque deverá entender que cada ferramenta tem um lado funcional, de automação e não é um negociador. Por isso, quando for escolher onde e como quer estar no mundo digital, seja esperto. Pesquise, planeje, entenda seus recursos (mão-de-obra e conhecimento) para depois apostar certo. Assim, você não somente terá menos custos, mas também mais benefícios na hora de SER na internet.

Conceito:

O conteúdo traduz o que devemos SER na internet, por isso, entenda que não basta ter apenas um site institucional ou um e-commerce sem mostrar no que o seu produto ou negócio é bom. O retorno leva um prazo longo, porque você precisa conquistar o seu público, passar suas competências e expertises. Você precisa mostrar que é uma referência, e isso, assim como a nossa vida, leva tempo. Neste caso a dica é definir bem sua estratégia de pautas, conteúdos e publicações. Estar todo mundo está, SER só para quem quer.

02 – Defina seus objetivos

É evidente que para conseguirmos um propósito devemos antes definir o que queremos, mas você sabe o que você quer da sua empresa ou do seu produto? Complicado isso, não é? Então mãos à obra, faça uma relação do como está, o que eu quero, o que as pessoas ganham com isso e como deve ficar. Reflita e avalie os resultados. Você pode se surpreender. Feito isso, imagine como deverão ser os passos para que cada item aconteça, isso é criar as metas. Você pode ver mais no artigo como definir objetivos e metas para 2016.

Conceito:

Um dos maiores erros que os comerciantes fazem é querer vender ou dar preferência aos seus produtos ou serviços preferidos, que muitas vezes não são os mais procurados pelo seu público alvo. Quem manda aqui é o seu cliente e quem recebe por isso é seu bolso. Portanto sempre fique de olho nos comentários, sugestões e reclamações, estude o que seu público quer, dê lugar a insights e pesquise inclusive no que a concorrência está pecando, para não cometer o mesmo erro e, ainda, criar novas oportunidades.

03 – Planeje-se!

Segundo o SEBRAE a maioria das PME´s fecham por falta de planejamento. São em torno de 60%. Dentre os motivos temos, falta de visão e conhecimento do negócio, descuido com as finanças, confundir a vida do empresário com a da empresa, não se organizar antes de montar a empresa, não ter um diferencial e descaso com a legislação vigente. Todas as etapas da empresa desde a sua criação às campanhas de divulgação e lançamento devem ser planejadas e cronometradas para uma eficácia melhor.

Dúvidas:
Veja o nosso artigo como definir metas e objetivos para 2016

Conceito:

O canvas é um modelo que explica melhor seu negócio em alguns detalhes. Ele é bem mais enxuto que o plano de negócios, inclusive para os modelos online. É muito importante ter um canvas para realizar os pitchs e os releases que muitas vezes você terá de utilizar para inserir em outros sites, apresentar para novos investidores ou para clientes. O formato pode ser simples, desde o conhecido Power point a ferramentas online disponíveis no mercado digital. Impreterivelmente devem ter uma aparência impecável no visual e no conteúdo.

04 – Bem feito é melhor que perfeito

A busca pela perfeição é um dilema da humanidade, mas dependendo das situações que se apresentem no decorrer do funcionamento ou da vida da útil da sua empresa, pode ser um agravante. Existem por exemplo, sites que são mais funcionais que bonitos e geram um faturamento maior, isto se pode atribuir a motivos como público alvo, produto trabalhado, tempo e história na internet, como é o caso do PCI Concursos, site referência entre os concurseiros. É claro que não significa que o site da sua empresa tenha que ser um teco-teco, mas quer dizer que, detalhe do detalhe pode atrapalhar o fluxo da empresa. Por isso, faça os upgrades aos poucos, não queira ganhar o mundo em um dia só. Lembre-se em time que está vencendo, não se mexe.

Conceito:

Estar nas redes sociais é muito significativo, pois ajuda a sua empresa a viralizar e criar relacionamentos, mas procure sempre estar nas redes sociais do seu público, se for o caso de estar somente em uma, que seja, mas de uma maneira completa, de nada adianta estar em todas e não dar conta de uma. Portanto saiba apelar.

05 – Reciprocidade é o segredo de todo relacionamento

A maioria dos comerciantes digitais preenchem todo o seu conteúdo logo de cara com produtos e promoções, porém, muitas vezes, quando você está começando, precisa criar antes de mais nada, um sentimento, um relacionamento, e para que isso aconteça, a reciprocidade é o melhor caminho. Sabe aquela história da fatia do bolo? Pois bem, reciprocidade é isso. Dê uma fatia do bolo e a pessoa se sentirá na “obrigação” de comprar o resto. Ou então, aquele mundo de e-books ou videoaulas que chegam para você “de graça”, então, isso é reciprocidade.

Busque o que você pode oferecer para seu público e não adianta ser desconto ou sorteio, isso é outro gatilho mental, nós estamos falando do começo de tudo. Ofereça a sua xícara de açúcar para seu novo vizinho, assim ele será seu amigo para sempre. Pense e saberá como criar este relacionamento com a reciprocidade e ganhar fãs e clientes.

Conceito:

Os gatilhos mentais são ativadores do nosso inconsciente, que é principal motivador das nossas compras. Bem utilizados pela Fórmula de lançamento, criada por Jeff Walker e traduzida aqui no Brasil por Érico Rocha, tem muito a ajudar, porém sempre com algumas ressalvas, por exemplo: você não vai trabalhar sozinho, não vai ficar rico do dia para a noite, é muito exaustivo, tem que entender e prestar atenção a todos os passos e principalmente ter disciplina e motivação. Então, se está querendo apostar no digital, nada, nada neste mundo é de graça e tudo tem o seu preço. Cabe apenas saber se você está preparado para pagar e receber.

06 – Saber vender é diferente de saber negociar

Uma das desvantagens da internet é a impessoalidade que em um primeiro momento isso causa. Quando entramos em uma loja física é porque 50% da venda está em andamento, e o que acontece a seguir está mais atrelado à uma condição de aceitação seja pelo produto tangível ou pela negociação, cabe assim ao vendedor saber se relacionar e negociar. No caso da internet isso não é possível na mesma escala, por isso você deve se atentar a alguns itens como o visual, a informação, o atendimento e principalmente os canais de relacionamento. Fique disponível seja por mensagens instantânea, como o WhatsApp, Viber, Skype ou ainda nas redes sociais. Faça o possível para que o cliente ceda seu contato, assim você poderá então negociar.

Conceito:

Utilize também em suas campanhas as mensagens instantâneas via voz ou texto. É um recurso relativamente barato e simples de manusear. Crie grupos, listas, mande uma promoção, valide cupons, faça queima de estoque, aposte em outras formas de pagamento, peça feedback, pergunte, se relacione com quem lhe deixou um dado muito valioso, o contato telefônico. Mas não abuse, seja gentil e prestativo mesmo que não venda nada. Assim seu cliente sempre manterá você no seu círculo de contatos podendo comprar e, o que é melhor, recomendar.

07 – Não tenha medo do novo, não deixe a oportunidade escapar.

A tecnologia está em constante evolução e nós simples mortais, não conseguimos acompanhar de maneira igual, por isso fique de olho nas tendências que o seu público está seguindo. Seja vídeos, podcast, blogs, Snapchat, WhatsApp ou o que for. Estude cada um deles e implemente na medida do possível.  O mesmo de se aplica para a sua loja virtual ou E-commerce Facíleme, não adianta achar que a culpa é do aplicativo, existem processos para a venda digital que vai além de cadastrar produtos ou categorias e colocar um banner bonito. Se quiser estar na internet, aposte na tecnologia, faça testes e acompanhe os resultados, pode ser que a mina de ouro que tanto procura esteja neles. Não tenha medo do novo, estude, teste e acredite!

Conceito:

Youtube ou Podcast? Aposte no que for mais fácil para você, o Youtube oferece a facilidade do hangout ao vivo ou gravado, onde você pode fazer tutoriais do seu produto, tendo um bom fone de ouvido e uma luz (abajur) para gravar. No caso do Podcast é mais simples, é só criar um roteiro e falar ao vivo sobre seus produtos e seus benefícios. Lembre-se, você deve dar algo a seus clientes e não somente fazer sua propaganda. A era da economia criativa, engajamento e colaboração é agora, nada adianta forçar um passado que não vende mais! Fique atento e tenha paciência que tudo vai dar certo.

Espero que tenham gostado do conteúdo, vou ficando por aqui e até a próxima. Lembre-se ainda estamos no mês das mães, aproveite a nossa promoção de 10% mais um banner e renove seu plano ou faça a sua loja com um visual bonito e vendedor. Se estiver com dúvidas, já sabe, suporte com o Tiago (Skype: wv_facileme) ou consultoria de marketing comigo, Selva. Estamos aqui para ajudá-lo no que precisar. Estamos esperando, vá logo!

 

 

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