Vender mais com o Whatsapp. Claro que dá! ESCUTE AQUI nosso Podcast se preferir.
O Whatsapp é um dos melhores aliados que temos para nossas vendas físicas e virtuais. Os motivos são inúmeros vejam só:
- Mais de 700 milhões de pessoas usam este sistema de comunicação periodicamente.
- Mais de 70% dos usuários que têm WhatsApp o usam diariamente.
- Mais de 47 milhões de Brasileiros têm esse app em seus aparelhos.
- Mais de 10 bilhões de mensagens são enviadas diariamente através deste canal.
Lembrando também que nosso amigo que possibilita a troca de mensagens de texto, entre outros recursos, tem mais usuários do que o Instagram, LinkedIn, Twitter e Pinterest juntos. Bacana não é? Então, para tirar proveito desta ferramenta que é gratuita, rápida e eficaz, separei alguns tópicos que você deve levar em conta antes de fazer qualquer ação.
#1- Mande mensagem com imagem, mas tenha cuidado
É uma ferramenta simples que funciona muito bem para quase todas as ações, principalmente o marketing e promoção. Você pode enviar imagens, vídeos dos seus produtos, e mensagens de texto para usuários em todo o mundo, menos restrições sobre o formato e as chances de engajamento são maiores. Contudo, tome cuidado para não se tornar um spammer. Quando fizer a abordagem, fique atento para criar um relacionamento ou despertar um certo interesse. Envie a mensagem para quem de fato conhece e se interessa pelo seu produto ou serviço; caso contrário você poderá ser banido pelo serviço temporária ou permanentemente.
#2 – Não misture as linhas de conexão
Se você quer oferecer algum serviço ou produto, recomendo que seja de um outro Whatsapp, pois além de ficar mais profissional e ter mais controle das ações, devido ao volume de atendimentos, produtos e serviços, se houver alguma ação não recomendada e for suspenso, você não fica sem a sua conta pessoal.
# 3 – Divulgue seu Whatsapp nas redes sociais!
Antes de realizar vendas, você precisa criar uma base de contatos, pois é essencial a geração de Leads para outras ações concomitantes e divulgação. Logo, utilize o maior número de redes sociais possível para divulgar o número do WhatsApp de sua empresa.
#Dica: Coloque seu contato em todas as capas, avatares ou ainda, na sua assinatura digital.
#4 – O seu site merece!
Nunca deixe de incluir este canal no site da sua empresa, principalmente se for focado em uma ferramenta para vender mais com o WhatsApp, complemente sempre seu contato de telefone, seu SAC ou quaisquer forma de atendimento. Isso ajuda a criar relacionamentos e leads.
#5 – Associe à sua base de dados
Outra alternativa bem interessante para você não “cansar” suas bases de e-mail, é intercalar as mensagens com o Whatsapp, portanto se a sua lista de contatos atuais possui estes números, adicione estes contatos no aparelho da empresa e ajude o último estágio do funil de vendas à conversão final.
#6 – Não esqueça na hora de anunciar
Seja pelo Facebook Ads, Google Adwords ou até mesmo nas metatags do seu site, insira sempre seu Whatsapp para divulgar, e vai além, faça ações de desconto para quem negociar e converter por este canal.
#7 – Não se perca…
Sempre que um cliente ou lead entrar em contato, salve o nome no celular e o defina com uma palavra chave para identificar que é um cliente utilizando a própria palavra cliente. Por exemplo: Cliente Vestido Amarelo da Clara.
#8 Atendimento de qualidade
Não se iluda achando que as pessoas vão contatá-lo e realizar uma compra imediata apenas porque você tem o contato. É sempre muito importante respeitar o time de compra de cada um, bem como a qualidade no atendimento, que será um fator determinante para conseguir vender mais com o WhatsApp. Priorize sempre um Atendimento Personalizado.
Desta maneira você conseguirá se organizar e ter mais este canal que pode aumentar significativamente suas conversões em conjunto com a sua loja Facíleme. Não negligencie e nem ache que é amador. Grandes empresas já utilizam esta ferramenta para seus relacionamentos e vendas. Acredite, você vai se surpreender!
Na semana que vem volto com mais dicas de “Como vender mais com o Whatsapp – parte 2”. A todos um abraço e ótimas vendas com a sua loja Facíleme.
Não há comentários até o momento