Tabus do e-commerce, isso existe?
Final de ano chegando e o novo entrando, com isso novos objetivos, metas e sonhos. Quem não quer ter seu negócio próprio no novo ano, não é mesmo? Mas sempre tem aquela pulguinha atrás da orelha ou aquela voz interior dizendo que não é hora ou momento. Mas será? Pensando nisso separamos os 07 tabus ou medos do e-commerce não dar certo. Leia abaixo e veja se esta não é a sua dúvida.
1 – Medo de não dar certo
Quem não arrisca não petisca, né? Pois bem quando dizemos que “algo não deu certo” é simplesmente porque isso ou aquilo não foi bem planejado. Aqui a sua dúvida se anula porque você pode contar com especialista que podem te auxiliar na hora de você formatar o seu modelo de negócios, ou seja, aquilo que você vai oferecer para gerar renda.
Mas antes de sair pedindo ajuda, tente formatar sua ideia. Coloque tudo no papel, o que você vai oferecer, como, onde, quando, para quem é destinado, quanto vai custar e qual a sua expectativa de retorno. Com isso você já tem um ponto de partida, tanto para vender online quanto de maneira física.
A vantagem no e-commerce é que você reduz custos com a montagem da loja, com mão de obra, com tributos, estoque e por aí vai. Por isso, Ter medo de não dar certo não se aplica necessariamente ao modelo online e sim ao planejamento que você deu ao seu negócio desde o começo. Fique de olho e peça ajuda se precisar!
2 – Desconhecer o sistema
Outro tabu que também gera muita dúvida na hora de você criar a sua loja ou negócio virtual é desconhecer os processos e o marketing digital, aquele bicho de sete cabeças. Por este motivo se a sua maior dúvida é esta, não desanime, você pode encontrar muita informação pronta e ajuda de aplicativos como o Facíleme que conta com a consultoria de marketing digital e negócios que podem sanar qualquer dúvida. Portanto desconhecer está muito mais ligado a procrastinação do que a ignorância. Hoje com a quantidade de informação até gratuita na internet e nos meios digitais de comunicação só não conhece quem não quer!
3 – Segurança
O quesito segurança é muito amplo, você pode se sentir inseguro no que condiz a dados bancários e dados eletrônicos que muito bem podem ser sanados com intermediadores de pagamentos como o caso do PagSeguro ou ainda na segurança de dados que aplicativos mais robustos e consistentes podem te oferecer. Ou ainda ficar inseguro quanto aos resultados como vou vender? Como divulgar? O que fazer? Neste caso o item anterior pode muito bem se aplicar, tendo conhecimento, mentores ou ainda consultores como o caso da nossa ferramenta, tudo fica mais fácil. Portanto sinta-se seguro com a gente. Isso nós tiramos de letra!
4 – Regulamentação
Segundo a nossa legislação toda transação comercial deverá ser provida de regulamentação e isso hoje em dia não é problema, muito pelo contrário é mais fácil e barato do que se imagina. Como advento do crescimento das vendas digitais, foi criado o MEI, Microempreendedor Individual, que é uma modalidade para quem está começando, entende pouco do assunto e tem pouquíssimos recursos. No portal do SEBRAE você tem todas as indicações de como obter esse certificado, bem como a permissão para emissão de Nota Fiscal, quando necessário.
Por isso, estar desprovido de regulamentação agora é desculpa. Veja mais em nosso artigo sobre Devo ser MEI ou ainda consulte o SEBRAE.
5 – Estagnação
Uma das premissas e que traz muito resultado é estar ativo no meio digital, quando isso acontece a estagnação fica bem longe do seu negócio. Para isso fique de olho nas novas tendências digitais e também sobre seus produtos e serviços, acompanhe sempre as publicações daquele expert que chama a sua atenção ou fornecem explicações sobre os principais itens das suas dúvidas.
Verificar e acompanhar essa evolução nas redes sociais também é primordial, prova disso é o aumento da utilização de vídeos, lives, memes, entre outros. Agora, ficar estagnado, só se quiser.
6 – Investimento
Todo negócio pede um investimento, uns mais outros menos. No caso do online poderá surpreender, comece buscando aplicativos free e aplique o que puder em divulgação, pesquise onde está seu público e o que ele busca. Nem sempre por exemplo, o Google poderá ser a melhor opção, vai depender muito da sua proposta de valor e do relacionamento com seu cliente.
Sempre tenha em mente que você deverá sim ter um investimento, mas não necessariamente os milhões que acreditar ser. Na dúvida, consulte-nos!
7 – Ajuda
Uma das promessas que muitos aplicativos fazem é ter um canal direito com o suporte ou ajuda e depois acabar sendo um e-mail ou uma mensagem que nunca chega, para evitar este tipo de situação, pesquise sempre as opções que são oferecidas, principalmente no meio digital. O Facíleme oferece canais que vão desde o planejamento do seu negócio, passando pela criação da sua loja e a consequente divulgação. Por isso se está em dúvidas e necessita de ajuda nós podemos te ajudar.
Por isso chega de pensar em tabus e problemas e mãos à obra, planeje-se e peça ajuda. Você não está só!
Na semana que vem volto com mais um artigo e um podcast sobre tendências do e-commerce para 2018, me aguardem! Uma ótima semana e sucesso com a sua loja Facíleme.
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