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ESCUTE NOSSO PODCAST: CANVAS, ATIVIDADES, RECURSOS E PARCERIAS

Os componentes do Canvas sempre fecham uma questão, as atividades principais, recursos principais e as parcerias principais demonstram COMO vamos realizar o nosso negócio. Já vimos O que vender ou ofertar, nossa proposta de valor, e para quem, com o segmento de clientes, relacionamentos de clientes e canais. Agora vamos entender como podemos atingir nossos maiores objetivos:

#Atividades Principais ou Chave

Neste bloco se descrevem as atividades e processos chaves mais importantes necessários que deve ter para atingir seu objetivo.  A grosso modo é a forma como geramos a nossa proposta de valor (nossos produtos ou serviços), oferecidos aos clientes.

Para ajudar neste item o empreendedor deverá se fazer os seguintes questionamentos:

Quais são as principais atividades das empresas:

  • Produção

Esta atividade se relaciona com a concepção de linha de fabricação, e a entrega de um produto em grandes quantidades e / ou de qualidade superior. A atividade de produção é o modelo básico das indústrias.

  • Resolução de Problemas

Este tipo de atividade chave está relacionada com novas soluções de problemas dos clientes, voltadas a serviço. As empresas de consultorias, hospitais e outras organizações de serviços são tipicamente focadas neste tipo de atividade. Seus modelos de negócios são focados em gestão do conhecimento e formação contínua.

  • Plataforma / Rede

Os Modelos de negócios projetados em base de uma plataforma ou rede são dominados por uma plataforma ou rede de atividades chaves.  A exemplo temos as empresas que fazem negócios com a Internet, seja produto ou serviço; outro exemplo são as  atividades relacionadas a um cartão de crédito com a sua plataforma de transações para os comerciantes, clientes e bancos.

 

# Recursos Chave

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São todas as ferramentas e ativos necessários que o modelo de negócio exige para atingir seus resultados, permite que uma empresa crie e ofereça uma proposta de valor, que alcance mercados e mantenha relações com segmentos de clientes.

Quais são os questionamentos para obter nossos recursos chave:

  • Nossas propostas de valor? O que agregamos ao cliente
  • E nossos canais de distribuição? Como vamos entregar a proposta de valor
  • Nossos canais de relacionamento com o Cliente? Como será nosso relacionamento/comunicação com nossos clientes
  • Nossas fontes de receita? Definir a origem dos proventos e a precificação dos nossos produtos e serviços.

Tipos de Recursos chave:


Recursos Físicos:

Aqui se definem as fábricas, veículos, máquinas, sistemas, escritórios, redes de distribuição  e PDV`s. A exemplo temos uma empresa de transporte focada em sua frota, ou no caso das startups de tecnologia o envolvimento com os sistemas e computadores para desenvolver e executar a ideia.

Recursos Intelectuais:

Atrelados mais especificamente ao campo jurídico, envolve propriedade de patente, marcas, direitos autorais, entre outros, que embora complexos podem se tornar uma vantagem bem competitiva para seu negócio.

Exemplo disso patente de sistemas ou mesmo produtos que são fabricados pelos seus idealizadores ou ainda que foram vendidos por bilhões a outras marcas: band-aid e o Post-it são dois exemplos bem interessantes.

Recursos Humanos:

São os profissionais que trabalham no seu negócio divididos por funções e especialidades requeridas para colaborar de algua maneira com o desenvolvimento do mesmo. Uma ferramenta importante nesse caso é o 5w 2h usada de maneira personalizada para a gestão.

 

Para conceituar e definir os recursos, faça os seguintes questionamentos:

O que será feito?  Definir tarefas e atividades

Quando será feito? Tempo necessário para execução

Como fazer? Definição das ferramentas, materiais, pessoal,

Onde fazer? Local para elaborar essas atividades.

Por que fazer? Objetivo do cargo, metas e resultados.

Recursos Financeiros:

São os tipos de créditos e investimento e quais os processos utilizados para realizar o seu negócio.

No caso de startup, o investidor precisa que você defina de onde virão estes recursos para realizar seu objetivo. Você dever definir também as formas de funcionamento do seu mercado, modelos de financiamento dos fornecedores, vantagens estratégicas para algum tipo de financiamento existente.

 

# Parcerias

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Aqui descrevemos quais são os fornecedores e parceiros que nos ajudam no desenvolvimento do nosso negócio. Por muitas razões, as parcerias estão se tornando uma pedra angular de muitos modelos de negócios, para otimizar seus modelos de negócios, e reduzir o risco, ou para adquirir recursos, entre outros.

Para definir as parcerias podemos perguntar:

  • Quem são os nossos Parceiros-chave? Quem são os nossos principais fornecedores?
  • Que Recursos-chave nós estamos adquirindo dos parceiros?
  • Quais Atividades-chave os parceiros realizarão?

Tipos de Parcerias

Podemos distinguir quatro tipos diferentes de parcerias:

Estratégia de Fusão – Duas ou mais empresas partilham a propriedade, tomam decisões em conjunto e desenvolvem novos negócios.

Estratégia de Aliança – Surge quando duas ou mais empresas partilham recursos e atividades na prossecução da sua estratégia. Ajudam-se mutuamente em acesso a materiais, competências, recursos financeiros etc.

Estratégia de Cooperação – As empresas concorrentes cooperam por exemplo em preços, isto é, a empresa A não irá baixar o preço de um momento para o outro de forma a atrair os clientes da empresa B.

Relações Comprador-Vendedor – São estratégias utilizadas para garantir o fornecimento atempado de stocks/matérias-primas.

Claro que muitas das parcerias só irão surgir com o tempo e a reputação que a empresa conseguir criar no mercado, contudo devemos fazer uma estratégia a longo-prazo referente a possíveis tipos de parceria que queiram ter no futuro, pois elas dependerão dos caminhos e oportunidades que forem aparecendo no crescimento do nosso negócio.

Na próxima semana apresentaremos o último bloco do Canvas e alguns modelos realizados por grandes empresas. Dúvidas, só entrar em contato no whatsapp 11-97116-3576, via email: consultoria@facileme.com.br ou deixar nos comentários.

Tenham todos uma ótima semana e muitas vendas com a sua loja Facíleme Premium ou Facíleme versão Free. Um abraço.

 

 

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