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10 dicas para turbinar suas vendas pelo Facebook

Os números de crescimento do Facebook são tão impressionantes que qualquer número que eu coloque aqui já estaria defasado, por isso é melhor eu afirmar de forma metafórica, dizendo que tem gente pra *&¨%$#. Caso você sinta uma necessidade incontrolável por números, podemos ajudá-lo com uma estimativa de quase 1 bilhão de cadastrados no mundo e no Brasil já conta com aproximadamente 50 milhões, essas informações você encontra com precisão no site Social Bakers.

Provavelmente saber que tem gente pra caramba não deve ter ajudado muito, porém serve como fundamento para as dicas que vem a seguir, afinal de contas você vai precisar se dedicar, se esforçar, ler feito louco e botar a cabeça pra funcionar, e é aqui que os números ajudam, eles comprovam que toda essa ralação vale a pena.

1.0-) Conheça seus fãs
Pesquisar bastante o tempo inteiro sem parar e até o fim da última gota os gostos e interesses dos seus fãs, o melhor horário, o melhor assunto, a melhor abordagem e linguagem, estude-os de cabo a rabo.Vira e mexe sai pesquisa de facebook com grandes marcas, use e abuse delas.

2.0) Meça o retorno de cada ação
Meça bastante o tempo inteiro sem parar e até o fim da última gota, porque sem mensurar você não saberá se a coisa se está indo bem ou não. O melhor termômetro é o número de pedidos, porém em mídias sociais o ROI se obtem de uma forma diferente. A melhor forma de encontrar o modelo ideal é testando bastante o tempo inteiro sem parar e até o fim da última gota, o Facebook insisghts talvez ajude um pouco.

3.0) Dê uma boa razão para as pessoas virarem fãs
Além da sua página/marca carregar alguns valores comuns entre os fãs você precisa ser claro, qual é a principal vantagem que uma pessoa tem em ser uma seguidora de nossa marca ?

4.0) Deixe a casa arrumada para as visitas
A partir de agora sua página se torna uma extensão da sua marca, ou se você é mais machão podemos dizer que ela é a sua trincheira, cuide bem dela. Acesse-a como visitante, esqueça o porque gostou daquela foto da capa ou do texto sobre, acesse totalmente despido dos seus conceitos, isso vai ajudar pra cacete, ajuda mais ainda se pedir para outras pessoas acessarem. Tudo isso para que você sinta a magia que paira no ar, veja se essa magia é transmitida através dos aplicativos instalados, dos comentários, da imagem da capa, se tudo isso junto representa o que sua empresa é.

5.0) Categorização do conteúdo
Você precisa criar métodos para suas publicações, por exemplo, toda publicação precisa pertencer a algum grupo de conteúdo, como, notícia, curiosidades, humor, tudo isso para que você consiga identificar as categorias mais “QUENTES” no futuro.

6.0) Não tente escrever para todo tipo de perfil
Depois de conhecer bem a maioria dos seus fãs, não tente ampliar o leque, isso não vai dar certo, desenvolva conteúdo para o seu o público e o resto que se @%$#&.

7.0) Frequência na publicação
Frequência de posts, não seja muito abusado, comece devagar, estude o ambiente e depois crie um padrão.

8.0) Imagem é legal? Depende
Com a explosão do Pinterest ficou bem claro que nessa loucura desenfreada de que chamamos de vida as pessoas preferem e se engajam mais com imagens, porém, vamos com calma, será que para seu público usar imagem é o melhor caminho? Eu não sei, e pra que você saiba, conheça seus fãs, crie métodos e meça, caso depois disso tudo você identifique que seu público prefere um texto melhor escrito e completo ao invés de uma imagem geração MTV, por favor, me fale, adoraria dizer um CHUPA aos seguidores apostólicos de pesquisas, quem sabe assim eles entendam que existe vida inteligente atrás do computador.

9.0) Dê voz aos seus seguidores
É um tesão quando a grande e idolatrada marca salve salve olha para nós mortais e interage conosco, tudo fica tão próximo, engaja, fideliza e todos outros terminho bonitinhos de marketing acontecem nesse momento, é lindo! Essa receita vale para todo tamanho de empresa, da Harley a barraquinha de Churros do sr João.

10.0) Promova uma festa de lançamento da fan page e outras para cada grande marco
A grande verdade é que muito interneteiro de carteirinha não comenta sobre isso, fico até com certo tipo de receio de ser perseguido pelos pelegos digitadores de teclas frenéticas, mas a verdade precisa ser dita, NINGUÉM BROTA DO NADA, se a página da sua empresa não é popular, se pergunte ao menos, como administrador dela, se você tem hábito de convidar seus amigos para almoçar em um dia comum, ou se você presenteia parentes e amigos de forma espontânea, se vai as festas em que é convidado e se promove algumas também. Você não precisa ser um festeiro uhuu, o que você precisa é conhecer de pessoas, de ser humano, gostar de ficar horas batendo papo e discutindo como os astronautas vão ao banheiro sem pegar a merda do smartphone, para que todas as dicas dêem certo você precisa ser especialista no principal ativo das mídias sociais: em ser humano.

Hora de dar tchau

Essas 10 dicas não tem a pretensão de ser uma receita, regra ou verdade imutável amém. Apesar de não ser católico, devo admitir que o cara que planejou os 10 mandamentos mandou bem em colocar as dicas mais importantes nas duas primeiras posições, eu copiei essa ideia e espero que seja útil.

E você? Tem alguma prática interessante para administrar sua fan page?

17 Comentários para “10 dicas para turbinar suas vendas pelo Facebook”

  1. vicente paloti guimarães 17 de maio de 2012 as 20:50 #

    tem algum motivo se a pessoa é fisica
    o fornecimente das instalações das mercadorias é da faceleme
    qual o percempentual do lucro vendido da mercadoria
    será que a algum desconto , ou imposto, vendido o sem vender
    pode instalar mercadoria de outro site vender no site da faceleme

    • Demetrio 28 de maio de 2012 as 16:16 #

      Olá Vicente,

      Não cobramos percentual de vendas, apenas o valor da assinatura de R$50/mês. VocÊ pdoe vender produtos de outros sites no Facileme, desde que não descumpra nenhum acordo estabelecido entre você e a marca a ser vendida.

      • ROSANA LEMES 22 de junho de 2012 as 0:11 #

        OLÁ DEMÉTRIO. ME DESCULPE MAS EU NÃO ENTENDI A SUA RESPOSTA AO VICENTE EM 28/05/2012: ( Não cobramos percentual de vendas, apenas o valor da assinatura de R$50/mês. VocÊ pdoe vender produtos de outros sites no Facileme, desde que não descumpra nenhum acordo estabelecido entre você e a marca a ser vendida.) EU LI EM UMA OUTRA PÁGINA DO FACILEME: Diferente das apps gringas que cobram percentual em cima das vendas, o Facileme é totalmente gratuito e ainda vem integrado com o Pagseguro, parece simples né? Mas é exatamente isso, quando você menos perceber já estará vendendo, instale a Facileme agora e usufrua de todos os recursos sociais para aumentar suas vendas.
        EU INSTALEI NO MEU FACE MAS ACHEI QUE NÃO TERIA GASTO ALGUM. GOSTARIA QUE ME ESCLARECESSE POR FAVOR. GRATA.
        ROSANA LEMES

  2. Maria Helena 20 de junho de 2012 as 20:32 #

    Oi Demetrio
    Então, menino, que texto mais suave e gostoso de ler.
    Pode acreditar você vai da brisa ao vendaval sem sair do lugar.
    Eu adoro o Face, tanto para integração, como para divulgação de meu trabalho.
    Quero fazer uma observação sobre a imagem e o Pinterest que é a menina dos olhos de muitos seguidores.
    Acredito que em minha página todos gostam muito das imagens, mas a palavra certa no lugar certo é dar asas a cobra, então eu gosto deste jogo de intercalar uma frase de chamada exclusiva e criada dentro do contexto da imagem.
    Quanto aos seguidores sou bem atenta, penso que alguém que resolveu receber minhas atualizações, foi levado por um sentimento de aceitação de meu conteúdo, portanto sempre procuro diversificar entre meu publico minas postagens e sem ter pesar nenhum de apagar partilhas que desconexa meu conteúdo.
    Comecei uma loja no face, mas sinceramente achei anti funcional. A colocação de fotos requer tempo e hoje ele é o artigo mais procurado no mercado.

    Uma boa ideia…. para a loja do Faceleme vai a dica… tem que ser tão fácil quanto curtir ou pelo menos que a importação de fotos seja de fotos múltiplas por categorias.

    Uma ideia genial para o Fan Page, menino esta é mesmo genial. Gostaria de ter uma ferramenta que informasse ao dono da página a maior frequência de usuários em sua página descriminando o mesmo, é possível?

    Imagine eu ficar sabendo que foi e voltou e passou novamente na minha página? Poderia ser em forma de um aplicativo que sorteasse os mais frequentes, porque os sorteios no face não tem nenhuma credibilidade e olha que bem podia ter, é uma excelente ferramenta de marketing.

    Tenho em meu perfil uma nota que faz meu raio X no Face, penso que seria de boa como diz minha filha que isto fosse destaque em minha página, assim se evitaria usar as palavras que você usou e que vou usar hoje quando o Corinthians perder a libertadores.

    PS Onde eu vou encontrar esta página novamente?
    Meu maior dom é ter idéias que viram ideais, minha humildade que me impede de divulgar isto risos
    Quero achar você de novo.
    Abraços

    • Demetrio 14 de agosto de 2012 as 9:53 #

      Bom dia Maria Helena,

      Primeiramente obrigado pela feedback e desculpas pela demora.

      Valiosíssimas suas dicas. Identificar quais perfis são mais assíduos na sua fanpage seria muito interessante, deseconheço alguma ferramenta no momento, talvez alguma coisa nesse artigo lhe ajude:
      http://www.socialdon.com/blog/facebook-analytics-super-tools/

      Referente as palavras indesejadas, existe uma opção nas configurações da fanpage que você pode cadastrar palavrões por exemplo, e todo post que contenha essas palavras são removidos.

      Qualquer dúvida dá um toque.

      Abraços
      Demetrio
      11 5531-1779

    • Alexandre 26 de setembro de 2012 as 11:59 #

      Temos uma ferramenta que permite obter estatísticas de todas as suas ações no FACEBOOK, dentre outras de marketing digital.

      Você pode avaliar por 30 dias gratuitamente, se a ferramenta pode ser útil a você.

      Dê uma olhada em http://www.misterx.com.br/newsite/solucoes/marketing-no-facebook

      (67) 3201-2502 / 8404-5787 / 9235-1089

  3. Maria Helena 20 de junho de 2012 as 20:57 #

    Demétrio.
    Existe ao menos ao longe a possibilidade de um espaço nem nossa página segmentado, onde funcionasse como uma sala de aula?
    Ainda hoje estarei postando um encontro no qual acredito ser puro sucesso.
    Boa noite

  4. Ale 21 de julho de 2012 as 23:48 #

    Boa Noite

    Para aplicar o desconto é necessario jah estar no modo pago do facileme

    Grata

    • Demetrio 14 de agosto de 2012 as 9:15 #

      Bom dia Ale,

      Sim, o módulo de desconto para fãs é apenas para lojas Premium.

      Qualquer dúvida dá um toque.

      Obrigado
      Demetrio
      11 5531-1779

  5. Edson Santos 4 de setembro de 2012 as 16:39 #

    Consigo realizar vendas para fora do pais?

  6. Liz 9 de novembro de 2012 as 11:06 #

    Esta foi a pior traducao que li nos ultimos tempos. Muita coisa sem sentido e linguagem vulgar. Nao acredito que esta seja a melhor forma de incentivar ou divulgar um negocio. Nao gostaria de ter minha image (ou do meu negocio) associada a isto. Estou fora!

    • Demetrio 23 de novembro de 2012 as 14:33 #

      Boa tarde Liz,

      Acredito que tenha se enganado, já fizemos muitas traduções de artigos, porém esse em específico foi escrito na íntegra pela pessoa que vos escreve, de qualquer forma, peço a gentileza de compartilhar o endereço do artigo “original”.

      Abraços
      Demetrio

  7. Goldiamond 24 de abril de 2013 as 0:10 #

    Como pessoas fora do facebook ou navegando por ele visualizam a loja na fanpage? O botão somente me parece insuficiente. Pode me dar dicas?

    • Denis Akao 24 de abril de 2013 as 11:26 #

      Olá a ideia é você compartilhar os links dos seus produtos individualmente através da timeline da sua fan page para que as pessoas que já curtem sua página visualizarem e efetuarem a compra.

    • Eric 24 de abril de 2013 as 11:39 #

      Bom dia,

      As pessoas devem ter uma conta do Facebook para poderem navegar e comprar os produtos de sua loja.

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