Para ajudar você a vender cada vez mais pelo Facíleme, divulgamos sempre as melhores práticas de F-Commerce e as tendências deste mercado. Neste post, abordaremos outro ponto de vista. O do cliente Facíleme. Nesse caso, quem melhor do que ele para nos dar as melhores dicas?

Foi pensando nisso que perguntamos pra quem vivencia a experiência de ter uma loja no Facebook e que tem como meta diária vender pelo Facíleme, quais são as principais estratégias que usadas em seu dia-a-dia.

Dona da página Little White Tee, Marcia já tinha três lojas físicas e uma pequena confecção antes de instalar o aplicativo em sua página. Ainda não tinha criado a marca e seu negócio era voltado para o mercado atacadista.

Marcia – Dona da página Little White Tee

Pensando em oferecer peças para um público seleto, que acompanha as tendências de moda, seguem blogs e estão sempre atualizados, ou seja, fashionistas, Marcia criou a Little White Tee.

Inicialmente a ideia era ter um e-commerce, porém descobriu através de amigos que já usavam o app a possibilidade de vender pelo Facebook e com o melhor custo benefício.

“Quando descobrimos que podíamos vender pelo Facebook através do Facíleme, optamos instalar o aplicativo imediatamente. E para nossa surpresa e alegria, a receptividade ao novo produto com o novo formato de venda foi muito bom”.

Para Marcia a diferença entre o f-commerce e o e-commerce, está na rapidez com a qual a informação chega o cliente.

“No e-commerce, a pessoa precisa ir até o site para ver o seu novo produto! Precisa ter tempo, disposição e vontade. No f-commerce, a partir do momento que ela curtiu a sua página, ela optou por receber seu feed de novidades, produtos, promoções”.

Marcia já tinha três lojas físicas e uma pequena confecção antes de instalar o aplicativo em sua página. Ainda não tinha criado a marca e seu negócio era voltado para o mercado atacadista.

Marcia já tinha três lojas físicas e uma pequena confecção antes de instalar o aplicativo em sua página. Ainda não tinha criado a marca e seu negócio era voltado para o mercado atacadista.

Pedimos para a Marcia listar 10 dicas para quem quer começar a vender pelo Facebook e ter sucesso.

  1. Conhecer seu consumidor – Conheça seu consumidor e seu público-alvo, ou seja, quem você quer atingir para que torne-se seu consumidor. Conheça o comportamento dele, não apenas dados estatísticos de onde mora, classe social e nível de escolaridade. Essas informações são importantes, mas conhecer qual blog ele acessa, qual é o fator mais relevante pra ele que irá converter em venda, são muito mais valiosas e possibilita criar ações segmentadas.
  2. Mensure seus resultados – O Facíleme tem uma função gráfica que permite acompanharmos as vendas diárias que podemos usar como comparativo aos posts que fazemos. Assim, conseguimos medir qual postagem obtivemos melhor retorno de venda, qual produto vendeu melhor e etc.
  3. Promoções de frete grátis – Conseguimos através do painel fazer promoções de frete grátis apenas para uma determinada região ou acima de um determinado valor de compra. O frete grátis aumenta consideravelmente as vendas.
  4.  Facebook Ads – Promova sua página, crie anúncios no Facebook para que as pessoas curtam sua página. Dentro do próprio painel de anúncios podemos segmentar as campanhas de acordo com nosso público alvo.
  5. Atualização da página – Atualizações diárias com conteúdo relevante para os fãs da página. É importante que os fãs considerem o conteúdo postado relevante. Geralmente postamos fotos que são mais compartilhadas e curtidas. Sempre utilizando algum produto nosso com o link para o Facíleme. Quando é uma tendência procuramos sempre abordar da nossa forma, criar uma linguagem personalizada com nosso público, pra que se sintam a vontade e seguros para curtir, compartilhar e comprar pela nossa página.
  6. Utilize todas as ferramentas possíveis – Utilizamos todas as ferramentas possíveis de divulgação no Facebook, como promover um post e destacar uma oferta por exemplo. Sempre nos preocupando em não invadir o espaço do cliente, ou seja, nunca criar uma enxurrada de material desnecessário, a ponto de perder curtidores, ou saturar nossa imagem perante os clientes.
  7. Instagram – Utilize as ferramentas Free que possam atingir seu público. Talvez ele não esteja vendo o Facebook no momento mas pode estar olhando e curtindo o Instagram. Cris hasghtags que tem a ver com o seus produtos e que chamem atenção para o seu perfil, como #instafashion #fashion #moda e etc.
  8. Promoção para aniversariantes – Com o Facíleme também podemos criar campanhas específicas para aniversariantes oferecendo desconto por exemplo.
  9. Pesquisa e relacionamento – Pesquise seus concorrentes, o que estão fazendo que dá certo e veja se pode adequar ao seu produto também. Não é porque seu concorrente abaixou o preço pela metade que você também fará o mesmo. Avalie a estratégia dele e veja se vale a pena implementar em seu negócio. Crie bom relacionamento com seus atuais consumidores, procure fidelizá-los, ofereça vantagens para quem compra sempre, dê suporte para quem tem dificuldade e fique sempre atento ao que esta acontecendo no mercado. Seja objetivo e rápido para solucionar os problemas que surgirem.
  10. Invista seu tempoO maior investimento é o SEU TEMPO. A maior dificuldade é não deixar que isso engula a sua vida, já que carregamos o SAC dentro da bolsa, para onde quer que estejamos indo, ou seja, doutrine o seu cliente que a loja está ali 24/7, mas que por trás dela existem pessoas. O escritório não esta funcionando, mas o cliente não entende, e faz perguntas a meia noite! E espera ser respondido logo. São esses pequenos detalhes que geram confiança, credibilidade, e fidelidade. A partir do momento que o cliente descobre essa facilidade de comprar, dentro de seu Facebook, receber tudo caprichado, dentro do prazo, ele fideliza.

Escute o seu cliente. Ele está ali conversando com você, pedindo, reclamando, elogiando, ele mesmo vai te mostrar o caminho!”

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