pergunte-ao-facileme Pergunte ao Facíleme

Uma das apostas que vem crescendo na internet é pelo comércio social, contudo muitas pessoas tem dúvidas não somente na hora de implantar, mas também quanto a conceitos, funcionalidades, divulgação, otimização, integração com outras modalidades, etc. Por isso elaboramos um pequeno informativo sobre o social commerce. Veja como segue e se tiver mais dúvidas, comente ou entre em contato conosco.

O que é Social Commerce?

O Social Commerce ou comércio social é uma modalidade de comercio ou vendas de produtos e serviços utilizadas dentro de uma rede social, mais comumente no Facebook. Por meio de um aplicativo, que contém as funcionalidades similares a um e-commerce instalado em uma página (fan page). Existem vários no mercado que se adequam à sua necessidade. Por exemplo , tem aplicativos que comercializam exclusivamente eventos (venda de ingressos) como o Facíleme Ingresso ou outros mais tradicionais como é o caso do Facíleme Social Commerce, que hoje além de ser um comércio social, também é um e-commerce.

Como funciona?

Parte do princípio de compra e venda de serviços ou produtos, onde o dono da loja ativa o aplicativo em sua fan page, podendo ser visualizado e acessado por meio das abas. A loja pode ser personalizada de acordo com a necessidade do lojista. Após configuração das categorias e produtos/serviços a loja fica disponível, devendo ser divulgada pela própria página da empresa.

O que deve ficar e claro que o social commerce, assim como qualquer modalidade de comercio deve ser alimentado e mantido para que consiga desempenhar seu papel de conversão. O lojista deve entender que não se trata de um Market place ou um site de busca ou pesquisa de preços, como é o caso do Zoom, Buscapé, ou mercado livre.

Quais são as funcionalidades que posso ter?

Existe uma gama de possibilidades dependendo da ferramenta que dispomos em nossa página, as funcionalidades básicas são integrações com formas de pagamento, transporte de frete, no caso os Correios, personalização de loja, cupom de desconto, API , Controle de estoque, criação de formulários e base de dados, dentre outras. No caso do Facíleme Social Commerce o aplicativo disponibiliza a versão mobile, versão full commerce (e-commerce por meio de subdomínio personalizado) , ainda ferramenta de formulário ara cadastro e ações para sorteios e promoções para divulgação, entre outras. Em meio a tantas opções a recomendação é entender bem cada uma delas e estudar a possibilidade de tirar o máximo de proveito destas ferramentas que podem ser um meio eficiente de vendas.

Como posso otimizar uma loja?

A ferramenta personalização de loja, que dispomos no Facíleme Social Commerce, permite ao lojista inserir e editar o seu layout tantas vezes seja necessário de acordo com seu padrão visual, como logotipo, cores institucionais, etc. Podendo fazer alterações inclusive no CSS do layout. A inserção de banners e capas também é essencial para criar um visual mais profissional e divulgar peças em promoção e destaques da loja, que disponibiliza um sistema de rotação de banners, ideal para quem quer mostrar seus produtos no formato de catálogo. E ainda para quem quiser inserir vídeos ou especificações mais técnicas em seus produtos, existe um espaço em cada produto que permite adicionar este tipo de adendo.

Porque preciso de uma página no Facebook e o que eu devo fazer nela?

Uma das questões mais comuns é o caso das fan pages ou páginas. Embora o lojista tenha um perfil, existem ações que não são permitidas e que pedem a intervenção de um modelo diferente, que no caso é a página. Resumindo, é na página ou fan page que podemos fazer ações de comercialização e similares para uma empresa. Nela podemos inserir aplicativos como é o caso do social commerce, por este motivo se você já tem um perfil e gostaria de vender no Facebook, basta ir até seu Feeds de notícias e no menu esquerdo encontrar Páginas, clique na categoria e escolha a opção criar uma página.

Como posso ajudar na divulgação?

Uma das facilidades que uma página oferece é que se você não tiver outro meio de divulgação, como um site, você pode contar com ela. Por meio de postagens relevantes, que sejam focados no nicho do seu negócio, utilizando recursos visuais, como fotos, imagens e vídeos, você pode angariar força tanto na rede social quanto no Google, que permite “encontrar” a página dentro dos seus domínios, por meio do SEO.
Por isso a página também pode funcionar como uma impulsionadora de conteúdo e outras ações não somente para um social commerce, mas também para um blog ou site institucional, por exemplo. Seja divulgando no perfil ou na página do Facebook esta ação é decisiva para seus resultados.

Posso integrar ou usar em conjunto com um e-commerce?

Caso tenha um e-commerce dispomos de API para fazer a integração com a sua loja, bem como todo o suporte que se faça necessário para viabilizar esta funcionalidade. Caso queira ter um e-commerce e associá-lo ao nosso aplicativo nas redes sociais, aproveite nossa mais nova versão Full commerce, por meio de um subdomínio, que você pode personalizar, divulgamos a sua loja também na web, com recursos visuais que podem se adaptar à versão web. Consulte-nos!

Tenho outras dúvidas, o que fazer?

Se ainda tem dúvidas quanto ao comércio social, entre em contato com nossos canais de suporte e consultoria de negócios. Estamos sempre à disposição para sanar qualquer questionamento. Envie-nos um e-mail para atendimento@facileme.com.br ou consultoria@facileme.com.br , ou ainda ligue para 11-5531-1779. Aguardamos o seu contato.

 

6 Comentários para “Dúvidas, Não tenha medo pergunte ao Facíleme Social Commerce”

  1. 10 de janeiro de 2016 as 10:42 #

    Bom dia, gostaria de saber se tem a possibilidade de ter domínio próprio em minha loja facileme se tiver por favor passar valores e como funciona.Obrigado.

    • 13 de janeiro de 2016 as 8:42 #

      Olá Valdicleia, sim você pode configurar seu domínio próprio no Facíleme sem nenhum problema nem custo a mais.

  2. 8 de fevereiro de 2016 as 20:41 #

    Primeiro me cadastrei no facíleme. Estou configurando minha loja.
    Agora, comprei um dominio, como faço para inserir no e-commerce facileme?

    • 15 de março de 2016 as 10:57 #

      Olá Juliana,

      Obrigado pelo seu contato. Nosso canal via suporte é pelo skype wv_facileme, pedimos por gentileza entrar em contato com o Tiago, para sanar todas as suas dúvidas ou pelo telefone 11-5531-1779. Ainda caso precise de ajude com a sua divulgação e vendas, marque uma hora com a nossa consultora de marketing, ela pode te ajudar. Whats 11-96865-8103. Obrigado e sucesso!

  3. 29 de maio de 2018 as 14:28 #

    Não estou conseguindo instalar
    Aparece a mensagem:
    Você não autorizou o facilmente a listar suas páginas no facebook

    • 15 de junho de 2018 as 17:12 #

      Suzana, boa tarde,
      é necessário você autorizar o Facíleme a listar e gerenciar suas páginas no Facebook para instalação.
      Att.
      Equipe Facíleme

Faça seu comentário