facileme necessita atençãoUm erro muito comum nas contratações que fazemos nos meios digitais é: não dar a merecida atenção, seja nas ações imediatas, menos urgentes ou na medição de resultado. Com a fan page, site ou outros meios de divulgação também acontece o mesmo. E isto é muito ruim principalmente para as vendas que venham a ocorrer com a sua loja virtual Facíleme, porque ele está vinculado diretamente a tudo o que for divulgado nesses canais e na sua página.

Pensando neste problema separamos algumas observações e dicas para otimizar o seu tempo e dedicar mais atenção ao engajamento e conversão de vendas. Vamos lá?

Revise suas tarefas e atribua um tempo para sua loja

Uma das melhores coisas a fazer no começo do dia é verificar as atividades que devemos realizar ao longo das 24 horas , desta maneira podemos mensurar e atribuir tempos às nossas atividades. Por exemplo, se durante a manhã você tiver que destinar seu tempo a atividades como ir ao banco, pagar contas, fazer entregas ou algo do tipo, considere as atividades online para o período da noite ou da tarde. Mas cuidado não prometa aquilo que não pode fazer, como deixar de lado uma refeição ou à sua própria vida em prol de certas atividades, procure sempre estipular um tempo, principalmente as mães de plantão que tem crianças pequenas e dispensam um número maior de horas em virtude disso. Trabalhar em casa com certeza Não é sinônimo de ter tempo e sim a falta dele. Planejar suas atividades vão deixa-lo mais a vontade e com mais espaço em sua vida.

Não deixe de resolver os problemas

Outra questão que acumula serviço e atrapalha o fluxo de atividades do nosso cotidiano, seja em qualquer âmbito da vida, é deixar para depois. O depois nunca chega! Por este motivo, deixe a preguiça de lado e mãos à obra. Responda os questionamentos de clientes e interessados no mesmo dia, responda seus email e mande os orçamentos que estão “pendurados” em sua caixa de entrada”.

Separou conteúdo para fazer, está esperando o que? Arregace as mangas e bora trabalhar. Sabe aquele relatório pendente faz quinze dias, pois e se você não o finalizar, ninguém vai fazer isso por você!

Uma dica bem bacana é quando separar o tempo e as atividade inclua sempre relatórios que possam ser feitos dia a dia, assim fica mais fácil e com menos carga de trabalho no final do mês. Um problema a menos.

Conteúdo tem seu preço e retorno também

Umas das itens mais importantes senão o principal é saber mensurar até que ponto seu tempo é importante. Se você não é designer e não gosta de fazer esta parte de imagens para divulgar sua loja, promoções, etc. o tempo que você vai direcionar para fazer estas atividades podem custar mais caro due o tempo de um designer . Procure este profissional, vale a pena! Assim você terá um conteúdo atraente, persuasivo que pode ser um grande aliado ao resultado de vendas. Uma dica valiosa é procure as ETECS de design e comunicação visual. Lá tem jovens com muito talento, sedentos por trabalho e em mostrar o seu talento. O custo deste profissional que está buscando a sua formação será menor e com certeza a ousadia será e o retorno, maior. Feche um pacote de posts por mês. Você vai se surpreender com o resultado!

Relevância é o segredo do sucesso

Outra questão que merece bastante atenção é a parte da relevância do conteúdo, tudo o que for postado ou publicado deverá ser sempre relevante, desta forma você poderá publicar apenas um conteúdo que vai converter e será resultante à sua causa do que você fazer posts de vídeos, imagens ou temas que nada tem a ver com o seu negócio. Além de sair da curva de interesse, você vai gastar mais tempo e não trazer lucratividade nenhuma. Por isso antes de criar pense mais na qualidade do que na quantidade.

Menos é mais

Em relação ao tópico anterior, a quantidade é fundamental, mas também a organização visual deverá estar associada à simplicidade. Não gaste tempo criando imagens ou desenhos com muita dificuldade, looks clean com fundo branco ou claros são sempre bem vindos, assim como fontes mais comuns e uma mensagem direta e atraente. Nada mais. Ser top nunca foi tão fácil.

Planeje com antecedência suas campanhas

Para ajudar neste quesito uma das atividades é ver o calendário de datas comemorativas e feriados e divulguá-los com antecedência. Se você é responsável por elaborar o conteúdo e realizar as peças promocionais como e-marketing, postagens, edição de imagens, elaboração de anúncios e publicação em seu site, ótimo! Comece as datas festivas, se possível um mês antes de acontecer. Assim você fará suas peças de maneira mais criativa, terá tempo de editar o que for necessário e suas tarefas não ficarão tão “pesadas” durante os eventos.

Mensuração, Não deixe para o final

Outro tema que sempre é deixado para o final do período, ou seja, do mês são os benditos relatórios de resultados. É claro que você não tem como saber o resultado final do período, porém se você der sequencia pelo menos uma ou duas vezes por semana, no final tudo estará mais fácil de entender e com a vantagem de já visualizar as próximas ações a serem feitas. A mensuração deve ser um hábito contínuo e não uma visita casual no final do mês.

Crie um ciclo contínuo semanal

Tudo que deve ser feito por etapas muitas vezes é entediante ou pode levar tempo demais em relação ao tempo que dispomos, por isso a importância de um planejamento de tempo e tarefas. Contudo é necessário que sim, façamos um ciclo com tudo o que fazemos, embora seja maçante isso torna o processo mais organizado que pode tornar nossa rotina mais fácil e com maior retorno.

Se for preciso, delegue, contrate ou peça ajuda!

Embora as tarefas sejam muitas e o dia pareça curto, você deve entender que muitas tarefas valem ou não a pena de realizar de acordo com o retorno esperado. Se por acaso existe esta possibilidade repense seus objetivos e veja o que de fato convêm ou não fazer. Se o caso requer de cuidados específicos, contrate pessoas que possam ajuda-lo naquilo que você não pode ou não tem tempo para realizar. Delegar muitas vezes é difícil, mas vai chegar uma hora em que será preciso, para o crescimento da empresa e para seu crescimento como empresário. Pedir ajuda não é vergonha para ninguém, e muito menos no mundo digital. Siga a reciprocidade e seus lucros virão na certa.

Espero ter sido de ajuda, na semana que vem retornamos com outras dicas do social commerce. Bons negócios e até lá!

Não há comentários até o momento

Faça seu comentário