
ESCUTE O PODCAST – Canvas, como gerar as Fontes de Receita
#Entenda as Fontes de Receitas
A proposta deste bloco ou componente representa o dinheiro que uma empresa gera a partir de cada Segmento de Clientes (custos devem ser subtraídos das receitas para criar lucros).
Para tal devemos nos fazer os seguintes questionamentos:
Que valor os nossos clientes estão realmente dispostos a pagar?
Pelo que eles pagam atualmente? Como eles estão pagando atualmente?
Como preferem pagar? Quanto cada Fonte de Receita contribui para as receitas totais?
#O conceito
Neste item é muito importante que se questione qual é o valor máximo e mínimo que o cliente está disposto a pagar por um determinado produto ou serviço, criando uma ou mais Fontes de Receita que condizem com o cliente ou diferentes segmentos de clientes.
A empresa pode flexibilizar os preços, por meio de estratégias que permitem uma redução nos mesmos sem comprometer as receitas e os lucros.
Existem no Canvas Model, dois tipos tradicionais de Fontes de Receitas em um Modelo de Negócios:
Transações de renda: Resultantes de pagamento único
Renda recorrente: Resultante de pagamento constante, advindo da entrega de uma Proposta de Valor aos clientes ou do suporte pós-compra (Relacionamento com o cliente).
#Formas para Geração de Fontes de Receita
– Venda de Recursos ou ativos:
A venda, neste caso, se refere apenas aos produtos físicos e palpáveis. O fluxo de receitas mais amplamente compreendida deriva da venda de direitos de propriedade de um produto físico. A Venda de Recursos funciona essencialmente no fato de o cliente pagar pelo produto que recebe.
– Taxa de utilização:
A Taxa de uso reflete de forma clara a receita obtida pela prestação de serviços. Consiste no pagamento que o cliente faz pelo uso de um determinado serviço, de modo que o valor pago pelo cliente é proporcional a quanto uso ele faz do serviço em questão. A grosso modo, Quanto mais um serviço é usado, mais o cliente paga. A exemplo deste modelo temos a utilização de diárias em um hotel por exemplo, sessões de estética, serviços de telecomunicações, entre outros.
– Taxa de assinatura:
Esta receita é gerada com a venda contínua de acesso a um serviço contínuo, ou seja, que gera receita através do acesso contínuo a algum tipo de serviço. A Taxa de assinatura geralmente funciona de acordo com o tempo que se usa o produto em relação à constante, podendo ser em determinados períodos: mensais e anuais. O serviço do Facíleme Premium se encaixa perfeitamente nesta proposta.
– Empréstimos/Alugueis/Leasing
Seguindo a mesma ideia, estes itens funcionam concedendo a alguém o direito exclusivo de utilizar um determinado ativo por um período fixo, em troca de uma taxa paga pelo cliente.
A ideia aqui é transformar o bem em um investimento para a empresa, e para o cliente a possibilidade de usufruir de um bem sem ter que arcar com o custo da aquisição, por não ter condições financeiras ou não ver vantagem nisso, aproveitando os benefícios dos gastos incorridos com apenas um tempo limitado. Exemplo disso: arrendamento de campos, aluguéis de carros, entre outros.
– Licenciamento
O licenciamento consiste na permissão para uso de propriedade intelectual protegida por direitos autorais, ou seja, permite que os titulares dos direitos gerem receitas a partir da sua patente sem ter que fabricar um produto ou comercializar um serviço. Comumente utilizado na indústria de mídias com a venda de licenças de uso de terceiros para seus conteúdos. Esta forma de geração de receitas se tornou mais ampla com o advento da internet.
– Taxa de corretagem
Este tipo de receita advém do pagamento pelo serviço de um intermediário em algum tipo de negócio, entre duas ou mais partes. O que podemos chamar de corretagem, que pode ocorrer de diversas formas e em diferentes nichos com especialização de quem presta os serviços, sendo apenas válida quando o negócio for de fato fechado, assim a comissão será paga. A exemplo temos Fornecedores do cartão de crédito, Corretores e agentes imobiliários.
– Anúncios
São Receitas advindas da publicidade de algum produto, serviço ou marca, voltadas para a indústria da mídia e organizadores de eventos. Assim, suas publicidades geram receitas em mídias como TV, jornais, rádios, revistas, sites e qualquer outro meio de divulgação de empresa ou profissional. Além desses, outros sectores, incluindo software e serviços, já atuam ativamente neste tipo de ingresso de receita.
# A Precificação:
Dependendo a forma de precificação que a empresa utiliza em seus produtos pode fazer uma grande diferença em termos de receitas geradas. Existem dois principais mecanismos de preços: Preço Fixo e preços dinâmicos.
Preço Fixos
Os Preços pré-definidos ou fixos são baseados em variáveis estáticas para sua composição. São eles:
– Lista de preços: Onde é estipulado um preço fixo para os produtos individuais, serviços, ou de outras propostas de valor.
– Característica do produto: O preço depende da qualidade da sua composição em relação aos concorrentes, à matéria-prima, entre outros.
-Segmento de Clientes: Aqui, dependemos do nosso público alvo e suas características
– Volume: Aqui dependemos da quantidade comprada.
Preços Dinâmicos.
Os preços variam com base nas condições de mercado. São elas:
– Negociação (barganha) – Depende da flexibilidade e capacidade das partes.
– Gerenciamento de Produção – é atrelado ao inventário disponível em relação ao momento da compra (geralmente utilizado no caso de bens esgotáveis em função do tempo);
– Mercado em tempo real – é baseada na oferta e na demanda do mercado.
– Leilões – O preço é determinado pelo resultado de um leilão competitivo.
Desta maneira podemos perceber que a forma como vamos gerar a receita deve também ser estudada de acordo com o cliente, o relacionamento e o nosso produto ou serviço. Para isso, devemos também entender como vamos gerar essa receita e quanto ela vale aos olhos desses clientes. Por isso estude seu caso, veja em quantas andam a procura e oferta do que você vai apresentar ao mercado. Todo cuidado é pouco.
Na semana que vem voltamos com mais um componente do Canvas. Dúvidas para fazer o seu canvas ou montar sua loja virtual, que aliás AGORA É GRÁTIS. Já sabe estamos à sua disposição. Acesse nosso site, visite nossas redes sociais e aproveite o que há de melhor no nosso aplicativo. Um abraço e ótimas vendas com a sua loja Facíleme.