Creatina: Como tomar? Creatina Emagrece? Creatina Engorda? Saiba tudo!
CREATINA: PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS COMUNS
A creatina é um dos suplementos mais populares no mundo das atividades físicas, porém, há muitas dúvidas comuns a respeito deste suplemento como por exemplo: “creatina engorda?”, “como tomar creatina?”, “creatina é um esteróide anabolizante?”, entre outras perguntas. Vamos respondê-las agora!
Assim como o Whey Protein, a creatina é um dos suplementos mais famosos pelos praticantes de atividades físicas, principalmente os praticantes de musculação. Só que a creatina é também cercada de muitas dúvidas, mitos e rumores que são espalhados pelas revistas, internet e pelas pessoas e isso acaba fazendo com que ela seja usada de forma errada, ou até mesmo nem seja utilizada por algumas pessoas devido a alguns receios.
COMENTÁRIOS MAIS COMUNS SOBRE CREATINA:
“Creatina Engorda?”
“Como tomar creatina?”
“A creatina é um esteróide anabolizante.”
“Quanto mais creatina você tomar, mais massa muscular você irá ganhar.”
“Se você parar de tomar creatina terá sintomas de abstinência.”
Para você que já entende alguma coisa a respeito deste suplemento, deve ser até engraçado deparar-se com essas perguntas e afirmações, porém, acredite, as pessoas realmente possuem essas dúvidas e dizem muitas coisas, portanto, vamos esclarecê-las a partir de agora!
O QUE É CREATINA?
A creatina possui vários nomes químicos, porém, um dos mais conhecidos é o “ácido metilguanidinoacético”, nome complicado não é mesmo!
A creatina é composta por 3 aminoácidos que são: arginina, metionina e glicina, sendo que o nosso fígado é capaz de combinar esses 3 aminoácidos e formar portanto a creatina em si.
As outras formas de obter-se a Creatina é através da alimentação ou da suplementação. Entre os alimentos que possuem uma quantidade alta de creatina encontra-se as carnes vermelhas e os peixes.Um homem de aproximadamente 90 kg consegue estocar em torno de 150 gramas de creatina no seu corpo, sendo que 95% a 98% dela é acumulada no tecido muscular e o restante em outras partes do corpo como o cérebro por exemplo.
FUNÇÕES DA CREATINA?
A creatina possui diversas funções no nosso organismo, porém, as 2 principais são:
Fornecimento de energia imediata para os músculos;
Aumento do volume muscular;
FUNÇÃO # 1 DA CREATINA:
FORNECIMENTO DE ENERGIA IMEDIATA PARA OS MÚSCULOS
No nosso corpo há uma recurso imediato de energia explosiva chamado ATP, que fornece energia rápida e imediata para os seus músculos, porém, esta energia não dura muito tempo, apenas em torno de 15 segundos aproximadamente.
Quando você utiliza o ATP, ele é convertido em ADP que acaba tornando-se inútil para os exercícios, porém, a creatina reage com esse ADP e forma novamente ATP convertendo-a novamente em energia utilizável.
Seu corpo pode fazer isso até o momento que os estoques de creatina não esgotem-se, portanto, a suplementação pode ser uma boa opção para aumentar os estoques desta substância.
FUNÇÃO # 2 DA CREATINA:
AUMENTO DO VOLUME CELULAR
A creatina tem a capacidade de atrair água para as células musculares tornando-as mais “inchadas”, ou seja, aumentando o volume celular delas, porém, ao interromper-se a utilização seus músculos também voltarão ao seu tamanho normal.
COMO TOMAR A CREATINA?
Tradicionalmente a maioria das pessoas tomam a creatina logo após o treinamento, e entre 1 a 3 vezes ao longo do dia, dependendo das prescrições do rótulo da marca que você comprou, porém, há uma teoria a respeito de tomar creatina antes do treino que diz que você deve utilizá-la 1 hora antes do seu treinamento, pois, ela ficará na sua corrente sanguínea por um período aproximado de 1 hora e meia, e isso fornecerá então energia imediata para os seus músculos na realização dos exercícios.
Experimente tomá-la durante um período antes do treino e outro período após o treino e veja o que surte melhor para você.
A ANVISA recomenda o uso de 3 gramas por dia, há algumas sugestões e prescrições diversas por aí recomendando o uso de 20 gramas por dia durante 5 a 7 dias seguidos durante a fase de “saturação”, e depois ir reduzindo gradativamente até 5 gramas ao dia, só que, recentemente pesquisas evidenciaram que a utilização da creatina durante 30 dias seguidos com doses de 3 gramas surtiram o mesmo efeito do que a recomendação citada anteriormente, mostrando então ser desnecessário altas doses com o intuito de aumentar a quantidade desta substância no organismo.
TODAS AS CREATINA SÃO IGUAIS?
Não. Há diversos tipos de suplementos de creatina no mercado, sendo que a mais comum é a creatina monohidratada, que vem na forma de pó e deve ser misturada com líquidos.
Há também a creatina já no formato líquido, porém, não muito recomendada a sua utilização pois degrada-se rapidamente.Há outros tipos de creatina no marcado como a Creatina Ester e a Creatina Etil Ester.
A recomendação é que você tome a creatina monohidratada, pois, a maioria dos estudos científicos a respeito da creatina foram utilizados com este tipo.
CREATINA COM CARBOIDRATOS AUMENTA SUA EFICIÊNCIA?
As pesquisas já comprovaram que tomar creatina combinada com carboidratos de alto índice glicêmico potencializa sua absorção para dentro das células musculares, pois, a insulina liberada na corrente sanguínea devido a utilização de um carboidrato de alto índice glicêmico ajuda no transporte da creatina para o interior das células musculares.
ALGUMA CREATINA É ESTEROIDE ANABOLIZANTE?
Definitivamente não! A creatina é uma substância de ocorrência natural no nosso corpo, o que torna os suplementos desta origem muitos seguros.O excesso de creatina no seu organismo é simplesmente eliminado do seu organismo através da urina. O uso excessivo e prolongado dela pode sim sobrecarregar o seu fígado, portanto, quando for tomar esse suplemento adote a mentalidade do “menos é o suficiente”, tomá-la em excesso só fara você desperdiçar seu dinheiro, pois o seu organismo usará somente quantidade suficiente e o restante será eliminado na sua urina.
Com relação a sobrecarga renal, nenhum estudo ainda conseguiu comprovar essa afirmação. Estudos utilizaram animais com doenças renais pré-existentes e administraram doses de creatinas neles e mesmo assim não houve nenhum agravante nos problemas renais.Por fim, a creatina não fará você engordar, pois não há nenhuma quantidade de gordura em sua composição, ela somente promove o aumento do volume muscular e você pode ficar mais pesado sim, porém, devido ao fato do aumento de retenção hidrica no interior dos seus músculos. E você definitivamente não entrará em abstinência se ficar sem tomar creatina, ela não é uma substância que age diretamente na química do seu cérebro!
Mas, é sempre muito importante que antes de tomar esse e qualquer tipo de suplemento você consulte-se com um nutricionista especializado!