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Uma das maravilhas da internet e das redes é, que além de oferecer uma grande diversidade de informação, elas crescem sem parar. Como é o caso do Facebook que gera grandes oportunidades e estreita relacionamentos com seus fãs; para ter uma noção hoje o tempo gasto pelo internauta nas redes sociais no Brasil é 60% maior do que na média global, segundo pesquisa da “Digital Future in Focus 2015”.

Para falar mais um pouco sobre o assunto o Facíleme Social Commerce entrevistou Camila Porto uma das pioneiras em Social Marketing no Brasil, autora do livro “Facebook Marketing”, palestrante e ministrante de um dos cursos mais requisitados sobre o tema.

Camila Porto ainda é idealizadora, mentora e organizadora do evento Social 4 Sales (S4S) que acontecerá no próximo dia 12 e 13 de junho na sede do FeComércio em São Paulo, trazendo grandes nomes como Conrado Adolpho, Fabio Ricota, Victor Damásio, Wesley Barbosa, Jober Chaves, Patrick Passos, Sandro Magaldi, e atrações como Murilo Gun.

Camila como você vê o futuro do social commerce na vida das pessoas?
Hoje o Social é cada vez mais presente e será cada vez mais por conta das mídias sociais. A capacidade de gerar e compartilhar conteúdo e recomendações está nas mãos de todos e isso torna a importância do social commerce cada vez maior. Hoje não são só as marcas que têm o que dizer, mas qualquer pessoa que teve uma boa ou má experiência de compra, pode compartilhar isso nestes canais. O poder da recomendação, o fator social está moldando as novas relações de empresas e pessoas e trazendo mais voz para o consumidor.

Porque você acha que uma empresa deve investir no comércio nas redes sociais?
Porque é onde as pessoas estão. O número de usuários destes canais só cresce e as empresas que estão lá, em contato com esses potenciais cliente, só têm a ganhar. As ferramentas que temos hoje também favorecem que as empresas usem esses canais para gerar mais resultados. A evolução das ferramentas, das soluções para fazer comercio nas redes sociais permitem que negócios de todos os tamanhos aproveitem essas oportunidades de estar à vista dos consumidores.

Embora o índice de acessos às redes sociais seja uma constante em crescimento, porque ainda as pessoas incitam em apostar no social commerce, tanto como empreendedores quanto como consumidores?
Talvez seja por falta de conhecimento ou por já terem tentado e se frustrado. É comum vermos também empreendedores que não acreditam no potencial desses canais para gerar resultados. Eles ainda veem apenas como uma ferramenta de relacionamento entre pessoas, mas não veem que essas pessoas conversam e elas conversam sobre suas experiências de compra. Ampliar essa visão de que as mídias sociais, se usadas de maneira correta, geram sim resultado, é o que os profissionais de marketing precisam levar para quem ainda não está aproveitando.

Você apostaria no social commerce?
Sem dúvida. Hoje não é mais uma tendência, é algo que funciona de maneira comprovada e o social commerce precisa ser mais explorado.

entrevista-Camila-Porto  Você é mentora e organizadora de um dos mais importantes       
eventos do país em social commerce,  porque você decidiu     fazer este evento?
Eu acredito que a Internet e os negócios são feitos por pessoas. Mas,         
também acredito que quando estamos em contato com experiências,     histórias e conhecimentos diferentes, crescemos. Porém, por mais que     seja possível se conectar com pessoas pela internet, estar com elas em     um mesmo lugar não pode ser replicado. A conexão com as pessoas é     algo extremamente forte e que acredito muito. Por isso estou   promovendo este evento. Para que todas as pessoas que estarão lá se   conectem, transformem as suas vidas e a vidas de quem elas se   importam conhecendo pessoas e fortalecendo seus laços.

O que as pessoas podem esperar do evento?
Minha missão com o Social for Sales é compartilhar inspiração e transformação. Cada um dos mentores que convidei para estar lá, compartilhando suas historias, foram escolhidos por sua capacidade de superação, geração de resultado e por provocarem grandes transformações na vida das pessoas. Além disso, as pessoas podem esperar uma grande reunião, um grande encontro de empreendedores que querem fazer mais pelos seus negócios e fazer mais pelo mundo.

Finalizando,  que recado ou dicas você daria para quem está começando no comércio eletrônico?
Diria para que cada empreendedor veja seu negócio como uma grande oportunidade de solucionar problemas, os problemas dos seus clientes. Que vejam seus negócios não como vendedores de produtos, mas sim, que esses produtos são capazes de resolver problemas de todos tamanhos e que essa é a missão deles. Enquanto as empresas venderem apenas produtos, não venderem soluções, teremos sempre a guerra por preço, a briga pela concorrência e, o consumidor em segundo plano.

Esperamos que tenham gostado da nossa entrevista e esperamos por você no Social 4 Sales, com certeza será uma experiência maravilhosa, conectando mentes para o sucesso! Inscreva-se agora, Não perca tempo.

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