Uma das premissas mais importante para uma página de sucesso no Facebook é entender o público que é seu fã e obviamente angariar mais seguidores e clientes. Para isso, separamos algumas dicas para que você entenda o seu público e leve o melhor do mercado, tanto em produtos quanto em informação. Vamos lá?

entenda_seu _público

Semelhante atrai semelhante

Se você entender este princípio vai entender como funciona o seu público, pelo menos parte dele. O que eu quero dizer com isto? As pessoas que realmente procuram você não são porque você colocou algum tipo de promoção casual, como por exemplo, Black Friday ou alguma similar, mas sim porque se interessam pelo que você tem a oferecer sempre!
Quando fazemos alguma oferta interessante no caso citado acima 40%, muitas pessoas se interessam aquela que simpatizam com seu produto, os compulsivos e os que realmente estão engajados pelo seu produto. Obviamente não estou generalizando, mas acontece. E o que eu faço, muito simples, muna a sua página de conteúdo relativo ao seu produto ou serviço e faça promoções e ofertas sempre com palavras-chave que tenha a ver com o seu nicho. Se você optar pelo Faceads, coloque uma imagem e uma chamada para os bons entendedores do seu ramo, em outras palavras, especifique! Assim você atrairá o seu semelhante e ele ficará muito satisfeito. Você vai ver que oposto que se atraem, não convertem, mas os semelhantes sim! E esse é seu público.

Comunique-se adequadamente

Utilize recursos já citados em outros artigos também para engajar e gerar sentimentos em seu público, assim quando você produzir algum conteúdo use do apelo visual, para gerar sentimentos como amizade, colaboração, alegria, união, ou até, sentimentos como indignação, arrependimento, inveja, polêmica em geral, assim você vai descobrir se seu público responde aos seus chamados e quais deles. Quando descobrir, use deste artifício para gerar mais relacionamento e faça um gancho com algum produto ou serviço. Isso não é fácil, mas entendendo e pondo em prática a dica, o processo fica mais compreensível.

Utilize o método das tentativas

Muitas vezes fazemos posts similares e alguns engajam outros, não. Isso porque as postagens podem ter ocorrido em tempos e acontecimentos diferentes, mas como saber qual é o momento? Simples siga algumas dicas: veja o que está em voga, acontecimentos do mundo, da região, voltado para seu público, de indignação ou comoção geral. Veja se aconteceu alguma data comemorativa ou festividades. Se algum fato envolvendo celebridade causou alguma polêmica, algum político e por ai vai. Também fique atento aos horários de postagens e aos dias, lembre-se que final de semana é para relaxar e as pessoas “curtem” mensagens do gênero ou humor, fofoca, utilidade familiar, enfim que seja focado ao descanso.

Da mesma maneira, para começo do dia, se for falar alguma coisa, que seja construtivo nada de apenas bom dia e carinhas felizes, seja útil; se for postar um bom dia que seja com alguma informação positiva ou frase que traga inteligência, humor, uma mensagem interessante e não se esqueça de fazer o gancho com o produto do seu Facíleme Social Commerce. Pense sempre nisso, não menospreze o seu público seja ele qual for.

Continue tentando, foque em estatísticas dos posts anteriores. Postando algo diferente ou não, seja sempre criativo e faça testes, eles vão revelar o que é preciso fazer ou refazer para que você consiga engajar e vender mais.

Dar uma espiada nunca está demais para criar

Faça benchmark, ou seja a grosso modo, melhore aquilo que já existe. Mas como? Fique de olho na concorrência, direta ou indireta, busque referências em sites, blogs ou outras páginas do nicho.
Obviamente você não vai saber números exatos da concorrência, mas existem na internet algumas ferramentas como o Socialmention, Topsy, Scup, Trendistic, Howsociable, tweet Reach, wildfire, entre outras que podem ajudar na criação de palavras-chave para criação de novo conteúdo ou kits de produtos, porque não.  Além disso, você poderá verificar o que está acontecendo no mercado das redes sociais e com a  sua concorrência. Faça isso, sua marca agradece.

Monitorar, monitorar.

Umas das vantagens que o meio digital possui é o monitoramento. Tudo bem, mas o que eu faço com ele? Simples veja e reveja, analise o que foi mais chamativo, o que foi mais curtido, comentado e compartilhado. Houve conversão ou apenas engajamento? As pessoas buscaram por produtos similares? Houve alguma crítica, simpatia, questionamentos? Toda essa informação serve para avaliar e fazer novas estratégias de conteúdo que pode ser focado para conversão (venda) ou fortalecer a marca (branding). Isso vai depender do momento da empresa e qual é o foco para os resultados.

É difícil prever o que as pessoas desejam, protegem, buscam, simpatizam, acreditam e querem ter, mas com a pesquisa, monitoramento e comentários do que é relevante e está em voga, podemos começar a construir um caminho que pode fazer a diferença para sua loja. Lembre-se a sua página é a alma do seu social commerce e mantê-la bem alimentada e ativa é manter o seu negócio com resultados mais do que esperados.

 

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