Ferramentas como Facíleme e Like Store permitem que o empresário administre de maneira rápida e fácil uma loja virtual alocada no Facebook

Por Jaqueline Santos

Fundadores do Facíleme

Fundadores do Facíleme

De acordo com um levantamento feito pela Social Bakers, o Facebook possui no Brasil quase 38 milhões de usuários, o que representa 19% da população, aproximadamente 50% dos internautas do país.
De olho nestes usuários, empresas de todos os segmentos estão investindo na venda online através do Facebook. Até mesmo os pequenos empreendedores podem ingressar neste ramo. Ferramentas como Facíleme e a Like Store, plataformas de social commerce, permitem que o empresário administre de maneira rápida e fácil uma loja virtual alocada no Facebook.

Segundo Cynthia Akao, sócia fundadora do Facíleme, a solução é ideal para o pequeno empreendedor por ter um custo baixo e painel administrativo fácil e intuitivo, no qual o usuário configura e administra a sua loja. “Não precisa ser especialista para entender o sistema e ainda é possível obter recursos que facilitam a divulgação da marca e dos seus produtos”, explica Cynthia.

Hoje o Facíleme conta com mais de 20 mil lojas cadastradas, além da parceria oficial com o PagSeguro, que possibilita ao comerciante oferecer diversas formas e prazos de pagamento ao consumidor, recebendo à vista o valor da venda.

O Facíleme disponibiliza também uma suite de aplicativos que ajudam os pequenos empreendedores a venderem os seus produtos, analisarem e filtrar o seu público alvo, direcionando melhor as suas campanhas de vendas.

Como obter sucesso em uma Social Commerce

De acordo com Ricardo Grandinetti, gerente de produto da Like Store, o primeiro passo é utilizar as funções sociais para converter vendas, ou seja, é preciso interagir com o público. “É primordial construir um relacionamento, e para que isto aconteça é preciso engajar e envolver o consumidor na página da empresa no Facebook para depois vender”, afirma Grandinetti.

No social commerce a abordagem é mais assertiva, e para que as ações de marketing tenham um resultado positivo é preciso ficar atento a densidade das publicações, monitorando, por exemplo, a quantidade de interação.

Uma característica bacana das vendas via Facebook é a publicidade natural que agrega valor a marca e expande a visibilidade do produto. “Quando alguém curte ou compartilha algum produto, ele realiza uma ação gratuita que possibilita que novos consumidores conheçam os seus produtos de forma espontânea”, finaliza o executivo.

Expectativas de crescimento no Brasil

Outro estudo feito pela Social Bakers, revela que 35% das pessoas entrevistadas ainda não compram pelo Facebook, mas não por rejeitar a ferramenta, e sim por não conhecer. “Eu acredito que quando os comerciantes começarem a divulgar mais as suas lojas no Facebook o número de vendas aumentará consideravelmente”, projeta Cynthia.

Para Grandinetti, o social commerce irá se mesclar com e-commerce tradicional. “É um caminho sem volta. Eu acredito que este processo é uma evolução natural e que cada vez mais as novas plataformas de vendas online irão ganhar mais espaço”, finaliza o executivo.

2 Comentários para “Social Commerce é solução barata e prática para pequeno empreendedor”

  1. 25 de março de 2014 as 17:46 #

    Gostaria de receber alguns link de lojas facíleme. Gostaria de ver alguns modelos, estou pensando em montar uma loja.

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